Massaranduba fomenta as atividades turísticas

Morro Santo Anjo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Massaranduba

Por: Lucas Pavin

13/08/2022 - 03:08

Com o título de “Capital Catarinense do Arroz” pela economia diversificada com destaque para o cultivo do alimento, Massaranduba também vem se destacando por suas belezas naturais como cachoeiras, rios, recantos, pesque pagues, além das montanhas e arrozais que fazem parte da paisagem local.

Os Morros Santo Anjo e do Cristo, Cachoeira Oma Paula e pesque-pagues estão entre as principais atrações turísticas em meio a natureza na cidade.

“Massaranduba possui muitas belezas naturais e por isso vem se consolidando no cicloturismo, pois integra as rotas Serra e Mar do Circuito Vale dos Encantos. A Prefeitura vem desenvolvendo ações e projetos para fomentar a atividade turística e fortalecer o trade no município, com destaque para a Rota Turística Santo Anjo que será implementada ainda esse ano”, declara a gerente de Cultura e Turismo, Soraia Kraisch Daniel.

“Essa rota envolve principalmente as regiões do Centro, Guarani-Mirim, Guarani-Açú, São Paulinho, Primeiro Braço, Sete de Janeiro, Santa Luzia e Rio Bonito, onde concentram-se a maior parte dos atrativos e empreendimentos turísticos como hotéis, chalés, restaurantes, pesque-pagues, recantos e venda de produtos artesanais e coloniais”, completa.

Morros Santo Anjo e do Cristo

Morro do Cristo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Massaranduba

Dois morros da cidade recebem muitos visitantes ao longo do ano. No bairro Alto Guarani-Açu, o Morro Santo Anjo é um deles com uma vista privilegiada para montanhas, onde se pode avistar parte do litoral, cidades próximas e montanhas do planalto norte de Santa Catarina.

Por isso muitas pessoas sobem até o local para contemplar a natureza em sua totalidade, as árvores de Mata Atlântica no caminho, o horizonte infinito, o espetáculo solar.

O pico também recebe pessoas que chegam a caráter religioso, já que no ponto mais alto está edificada uma capela, onde tradicionalmente é realizada a Festa do Santo Anjo.

O local ainda é conhecido por aventureiros que encaram a subida para trilhas e pedaladas. O morro fica a 15 quilômetros do centro de Massaranduba, o acesso é gratuito e a estrada é de paralelepípedo no trecho mais sinuoso.

Já no Primeiro Braço do Norte, o Morro do Cristo também é muito conhecido e recebe visitantes de várias regiões, que apreciam o monumento construído pela união da família Stringari em uma propriedade particular. Trata-se de um mini Cristo Redentor.

Cachoeira Oma Paula

Foto: Divulgação/Prefeitura de Massaranduba

Localizada na Comunidade do Sete de Janeiro, a Cachoeira Oma Paula é uma propriedade com ênfase na agricultura familiar, agroindústria e ponto de captação da rede de abastecimento de água para o município de Massaranduba.

Mas acima de tudo, traz um contato prazeroso com a natureza, onde as pessoas podem fazer piquenique em choupanas e aproveitar um banho de rio na cachoeira.

Pesque pague

Foto: Divulgação

Outra ótima opção de lazer para família são os tradicionais pesque pagues, com pratos típicos em um ambiente que traz muita natureza, com destaque para o Pesque Pague e Restaurante Dori, onde os visitantes ainda podem realizar a pesca esportiva. O local também conta com área infantil externa e interna e campo de futebol, além de um espaço para eventos.

O Pesque Pague Três Lagoas também é uma possibilidade. O restaurante conta com pratos deliciosos a base de peixes e demais variedades de alimentos com sabor caseiro.

Hotel Fazenda Casarão do Vale

Foto: Divulgação/Hotel Fazenda Casarão do Vale

Localizado na divisa dos municípios de Massaranduba e Blumenau, o Hotel Fazenda Casarão do Vale é um local perfeito para quem busca o contato com a natureza e a experiência do dia a dia na fazenda.

Rodeado por pinus e lindas palmeiras, o local possui ainda caminhadas ecológicas com cachoeiras, passeios de charrete e trator, campo de futebol, piscinas adulto e infantil, além de um salão de eventos e um delicioso restaurante.

Programa Viva + Massaranduba

A criação do Programa Viva + Massaranduba aconteceu em 2019, com o objetivo de fomentar o turismo rural gerando fonte de renda para proprietários rurais e ampliar as possibilidades pedagógicas de aprendizagem para alunos em diferentes etapas da educação.

O projeto conta atualmente com cinco propriedades (Cachoeira Oma Paula, Recanto dos Hafemann, Sítio Vô Otílio, Pesque-Pague Três Lagoas e Venda do Alfonso Petry), que atendem estudantes desde a educação infantil até o ensino médio de Massaranduba e região.