Jaraguá do Sul: o roteiro perfeito para turismo em meio a natureza

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Lucas Pavin

13/08/2022 - 04:08

A maior cidade da região do Vale do Itapocu é cercada por cadeias de montanhas e áreas de mata preservada, oferecendo diversas possibilidades de atividades junto à natureza, como caminhadas e ciclismo, além de locais para contemplação de nascer e pôr do Sol.

Os parques Malwee, Via Verde e Inovação já fazem parte do dia a dia dos jaraguaenses como uma forma de lazer, assim como o Pico Malwee no Rio da Luz, o Morro Boa Vista para prática do Voo Livre e visita a Chiesetta Alpina.

“A natureza foi generosa com a nossa região. Jaraguá do Sul pode ser contemplada do alto, com o voo de parapente e asa delta, admirada pelos seus limpos rios e como é diversificada e extensa também pode ser aproveitada de bicicleta, trilhas de jeep ou caminhadas”, diz a diretora de Turismo, Leila Modro.

Parque Malwee

Foto: Arquivo OCP News

Jaraguá do Sul conta atualmente com parques municipais e pontos turísticos que proporcionam à população o contato com a natureza. Mas antes dessas estruturas serem criadas, a população já contava com um grandioso refúgio desde o fim dos anos 70: o Parque Malwee.

A estrutura particular oferece momentos de lazer com acesso gratuito no bairro Barra do Rio Cerro e apresenta uma gama de variedades. São 1,5 milhão de metros quadrados de mata totalmente preservada e estruturas bem cuidadas para o público ter um recanto para caminhadas, corridas e até um almoço no fim de semana.

O parque é referência nacional em preservação ambiental. Conta com mais de 35 mil árvores, 17 lagoas e 133 aves catalogadas, entre outras espécies da fauna e flora. Além de toda beleza natural, o público encontra quiosques, calçadas para caminhar ao redor da lagoa, aluguel de pedalinhos, trilhas em meio a mata, labirinto das plantas, playground, entre outros.

Praticantes de esportes coletivos também encontram quadras para as partidas, assim como a pista de bicicross, que recebe etapas de campeonatos da modalidade. Na gastronomia, há duas opções de restaurante, para quem prefere os pratos típicos da culinária alemã ou quer uma opção mais diversificada.

Um dos principais cartões postais de Jaraguá do Sul, o Parque Malwee atrai mais de 2 milhões de visitantes por ano, fomentando a economia e o turismo local.

Parque da Inovação

Foto: Divulgação/PMJS

Inaugurado em 2021, o Parque da Inovação, localizado no Bairro Três Rios do Sul, tem mais de 55 mil metros quadrados e traz opções diversificadas a comunidade. Na natureza, por exemplo, há o jardim sensorial para caminhada entre lavandas, malvas, camomilas e mais de 40 tipos diferentes de ervas.

Também se destacam um pomar com mais de 30 espécies diferentes de árvores frutíferas, o “caminho das flores” com 37 espécies diferentes, o “Bosque do Descanso” para refúgio em meio a natureza e a “Trilha do Arboreto” para apreciar a paisagem deslumbrante.

O local ainda conta com opções para prática de esportes, como parede de escalada, campo de futebol, quadra de areia, quadra poliesportiva, tabelas de basquete, academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e uma área para estender o slackline.

Para o lazer, o parque disponibiliza 14 choupanas com churrasqueira, pia e mesa, playground, uma choupana para levar a sua rede, chamado de “Redário”, e um anfiteatro para receber apresentações artísticas. Além disso, o “Caminho das Artes” traz obras desenvolvidas por artistas de Jaraguá do Sul e de outras regiões do país como uma espécie de galeria ao ar livre.

Parque Linear Via Verde

Unindo um conceito de parque aberto e de lazer ao ar livre, o Parque Via Verde compreende 75mil m² de área. Margeando o binário da Ilha da Figueira a beleza do parque está na combinação de um extenso gramado na beira do Rio Itapocú, convidativo a brincadeiras e piqueniques.

O local ainda oferece opções de lazer, como academia ao ar livre, playgrounds, praça de food trucks, mesas de piquenique e um palco para apresentações culturais. O esporte também se faz presente com áreas para slackline, skate, bike, jogos de mesa e quadras poliesportiva para modalidades coletivas como basquete e futebol.

O parque já teve início das obras do seu terceiro trecho próximo à rotatória da Rua Benildo Zamin, que segue em direção à Rua Guilherme Tank e dando continuidade ao binário da Ilha da Figueira até o cruzamento com a Rua Carlos Oechsler.

Pico Malwee

Foto: Divulgação

Além do Parque Malwee, a família Weege proporciou a população o Pico Malwee, uma área bastante frequentada por praticantes de voo livre, ciclismo e caminhadas desde 1990, no bairro Barra do Rio Cerro.

Após receber melhorias, o local virou ponto turístico principalmente pelo mirante, uma estrutura pendente com um chão de vidro na ponta, que proporciona uma vista exuberante.

O espaço com 1,4 milhão de metros quadrados fica a 550 metros de altura e possui choupanas com churrasqueiras, água corrente e energia elétrica, lanchonete e banheiros, inclusive com acessibilidade para cadeirantes.

Para melhorar o acesso ao local, hoje com estrada de chão, o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, determinou que fosse providenciado projeto para pavimentar 725 metros devido ao grande fluxo de visitantes.

Morro Boa Vista

Foto: Divulgação

Outro ponto turístico e muito frequentado na cidade é o Morro Boa Vista. Com acesso pelo bairro Ilha da Figueira, o local chama atenção dos visitantes por suas belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego.

Uma das atrações é o Morro das Antenas com 896m de altura, que traz uma vista fantástica do município e região. O espaço ainda conta com uma rampa de voo livre utilizada para decolagens de parapente e de asa delta. Considerada uma referência pelos praticantes destes esportes, o espaço é palco de competições estaduais e nacionais.

Antes de chegar ao Morro das Antenas, o público se depara com a Chiesetta Alpina, um dos pontos mais procurados no turismo religioso pela sua bela estrutura e vista privilegiada para cidade. A visita ao Monumento ao Imigrante custa R$ 5, que é destinado ao pagamento dos caseiros e futuros investimentos.

Projetos

Segundo a Diretoria de Turismo, novos materiais estão sendo elaborados, como cartões postais, folders etiquetas de bagagens e jogos americanos. Também estão sendo feitos investimentos na consolidação da marca Viver Jaraguá por meio de canais em mídias sociais e na reformulação da página de turismo, além do apoio a grandes eventos.

Com a promulgação da lei de patrocínio pela municipalidade, a Diretoria de Turismo ainda pretende apoiar grandes eventos contribuindo com o setor hoteleiro, além de incentivar campanhas para a população como a decoração natalina e comemorações de datas específicas.

Também está em fase de lançamento, o programa de qualificação profissional direcionado ao atendimento dos que estão diretamente envolvidos com os visitantes, como recepcionistas de hotéis, motoristas de táxi, frentistas, atendentes de restaurantes e do comércio em geral. A pretensão é promover e fortalecer o município como destino turístico.