Hospital São José, 85 anos de atendimento de excelência e amor ao próximo

Foto: Divulgação/HSJ

Por: Elissandro Sutil

20/11/2021 - 10:11 - Atualizada em: 22/11/2021 - 14:59

O Hospital São José (HSJ) celebra neste dia 22 de novembro, 85 anos de uma linda caminhada em parceria com os colaboradores e médicos, que integram um dos hospitais de maior referência de Santa Catarina.

A celebração é um marco para entidade, que construiu através dos últimos anos uma história de amor, dedicação e humanização. Os últimos anos, com a situação da pandemia, o local mostrou a força que tem enfrentando todos os obstáculos com paixão e propósito!

O HSJ é uma instituição privada e filantrópica (sem fins lucrativos) de grande porte, com 222 leitos de internação e 81% dos atendimentos realizados pelo SUS.

História marcante

Em 1936 os chofers que levavam os pacientes de Jaraguá do Sul para outros centros como Joinville e Blumenau, perceberam o sofrimento do trajeto e decidiram criar o Hospital São José para atender essa demanda. O início teve a participação da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, que foram convidadas para atuar no hospital.

De acordo com o diretor do HSJ, Mauricio José Souto-Maior, depois das Irmãs Franciscanas vieram as Irmãs Maria de Schoenstatt e posteriormente, as Irmãs Divina Providência, em 1950, as quais atuaram no hospital por mais de quatro décadas.

“Nossas Irmãs nunca mediram esforços para atender os doentes em suas necessidades, seja na atenção direta junto a eles, como na enfermagem, no serviço de nutrição e higienização, nos serviços de lavanderia, costura, horta, materiais e administração”, pontua a irmã Sandra Roaris, atual presidente da Sociedade Divina Providência.

Em 2004 houve o acordo de cooperação entre a Associação Divina Providência e a Associação Hospitalar São José, que por 10 anos atuaram através de uma coparticipação. Em 2014 houve o desligamento das irmãs Divina Providência passando a administração e o patrimônio do HSJ para a Associação Hospitalar São José.

Referência em atendimento e serviços

Hoje o hospital conta com serviços em várias modalidades médicas, como cirurgia, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, urgência e emergência, transplantes, clínica médica, terapia intensiva adulta, diagnóstico por imagem e oncologia.

O HSJ atua servindo como referência no atendimento em Urgência e Emergência adulto, alta complexidade em Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia e Transplantes para as demais cidades de Região Norte e Nordeste de Santa Catarina. O local também conta com os prestigiados setores de tratamentos multidisciplinares de AVC e o Programa 60+.

Inteligência Artificial em prol da saúde

Com o objetivo de otimizar o tempo e também oferecer diagnósticos mais precisos e seguros aos pacientes, o hospital, tem investido em ferramentas tecnológicas de IA para um dos setores mais sensíveis: o de diagnóstico por imagem.

Trazendo mais eficiência, a instalação do software catarinense “Safe One”, desenvolvido pela empresa Safety Soluções em Radioproteção, é capaz de prever falhas de peças e emitir relatórios com a orientação exata do que deve ser trocado nos aparelhos. Mais precisão e menos tempo, fatores cruciais para a rotina do hospital.

O Hospital HSJ ganhou destaque na Organização Nacional de Acreditação (ONA), reforçando o compromisso de garantir a segurança dos pacientes e fazendo parte de um grupo seleto de 5% dos hospitais em nosso país que possuam tal certificação.

A implementação do sistema de gestão por Inteligência Artificial consolida o Hospital São José como um dos mais seguros do país no setor de diagnósticos por imagem. Isso porque, além de otimizar o tempo, o uso do software traz outros benefícios, como o gerenciamento automático das doses ocupacionais de radiação, por meio de documentação centralizada, oferecendo mais segurança à equipe da saúde e também aos pacientes.

Construindo uma história de valor

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do HSJ, Paulo Chiodini, notou-se a necessidade de uma readequação física, de gestão e tecnológica na entidade nos últimos anos.

De 2004 a 2010 houve a primeira fase do plano diretor, em que foi feita toda a reforma e estruturação das UTIs, o Pronto Socorro, setor industrial, cozinha, maternidade, farmácia, conforto oncológico e clínica cirúrgica.

Na segunda fase do plano (2011-2013), ocorreu a ampliação e reforma do CDI, ampliação da oncologia e a última parte dos leitos de internação e UTI.

Já na terceira fase (2014-2018), houve a ampliação da farmácia, da internação 2, ampliação da conveniência, repaginação do Pronto Socorro, implementação da Clínica São José e também o laboratório, que até então era um serviço terceirizado e agora é interno.

A quarta fase, até o ano de 2023, se destaca pela aquisição de equipamentos para exames oncológicos, bem como a reforma do centro oncológico, além da ampliação do centro cirúrgico, possibilitando futuramente as cirurgias robóticas.

Todos os meses ocorrem mais de 1200 cirurgias no HSJ e a capacidade será ampliada. Na área da cardiologia e neurologia a entidade fará a aquisição da hemodinâmica. Um ponto-chave para os próximos anos também será o investimento na área de ensino devido o potencial do curso de medicina instalado na cidade.

Combate ao Covid-19

Uma das principais preocupações dos últimos dois anos, foi o atendimento de excelência para os pacientes com o vírus da Covid-19, ainda no ano de 2020 a instituição inaugurou novos leitos de UTI para dar suporte aos eventuais pacientes que desenvolveram a síndrome respiratória causada pelo vírus.

Com uma equipe altamente qualificada para o atendimento, o local também recebeu a doação de vários respiradores para completar o atendimento. O mais recente foi uma doação de 4 novos aparelhos respiratórios, doados pelo Clube Rotary da cidade, no dia 29 de outubro.

A empresa Leistung Brasil também efetuou um empréstimo de 10 respiradores, que foram extremamente importantes para o enfrentamento da pandemia.

Com a queda altamente expressiva no número de internações pelo vírus, os aparelhos agora podem ajudar a suprir outras áreas do HSJ.

PAs de Schroeder e Corupá

O Hospital São José também assumiu recentemente a unidade de atendimento 24h de Schroeder e da cidade de Corupá. Por meio desse atendimento descentralizado, o hospital poderá fazer uma triagem e verificar a necessidade de prestar o serviço nas duas unidades das cidades vizinhas ou se é preciso encaminhar o paciente até Jaraguá do Sul.

A ideia da expansão do HSJ, é somar e facilitar os processos de atendimento para que aconteçam de maneira mais assertiva e tranquila, para que toda a comunidade possa ser amparada.

Associação de Voluntários do Hospital São José

Joe Gieseler, presidente da Associação de Voluntários, conta que os grupos existem há mais de 40 anos e há quatro passaram a estar centralizados. Ao todo são 350 voluntários que estão distribuídos em dez grupos com diferentes funções no hospital. Seja na área do atendimento direto aos pacientes ou na parte de arrecadação de fundos, Joe considera todos extremamente fundamentais.

O Grupo Amoração, busca através de ações manter projetos sociais do Hospital como a Casa São José e o Conforto Oncológico.

Grupo Amoração. Foto: Reprodução/HSJ.

Casa São José

O ano de 2021 certamente estará marcado na história do grupo de voluntários do HSJ pelo fato do proprietário da Casa São José ter realizado a doação do imóvel para a entidade. Residência de Pedro Donini por mais de 40 anos e avaliada em R$ 4,5 milhões, a doação agora vai fortalecer muito o trabalho dos voluntários. Em quatro anos de projeto, mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas pela Casa.

Pedro Donini formaliza doação do imóvel da Casa São José ao hospital | Foto: Divulgação

Na Casa São José são direcionados pacientes que realizaram cirurgias como hemodiálise, quimioterapia e outros procedimentos de alto risco que necessitam de repouso para a recuperação. Os acompanhantes dos pacientes que estão na UTI ou internados também são convidados a irem à Casa, onde podem descansar e receber apoio emocional dos voluntários.

No terreno onde fica o imóvel, recentemente foi inaugurada uma horta com alface, rúcula, cenoura, couve, aipim e outros alimentos que são destinados à Casa São José. Um mural colorido contribui para a beleza visual da horta que fica num local bastante urbanizado.

Pedro Donini formaliza doação do imóvel da Casa São José ao hospital | Foto: Divulgação

Onde encontrar

O Hospital São José fica na rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato: (47) 3274-5000. Acesse o site da instituição (hsaojose.com) para ficar por dentro das novidades, acompanhe também nas redes sociais: Facebook (@hospitalsaojosedejaraguadosul) e Instagram (@hospital_saojose).