Hall da Fama, conheça a constelação de artistas que passaram pelo FEMUSC

www.femusc.com.br

Por: Elissandro Sutil

23/10/2021 - 20:10

O FEMUSC é capaz de inspirar jovens não somente pela sonoridade do evento, mas pelo grande Hall da Fama. Uma constelação de artistas consagrados já pisou e se apresentou nos palcos do evento nestes 16 anos de existência. Músicos importantes do mundo inteiro inspiram jovens com suas carreiras bem sucedidas, pessoas que vivem de música, respiram música e são reconhecidas por isto. O festival é como uma vitrine dos sonhos para aqueles que aspiram viver daquilo que amam.

Um dos nomes mais importantes do festival é sem dúvidas o homem que idealizou o FEMUSC, Alex Salles Klein é uma das maiores estrelas dos palcos. Nascido em Porto Alegre o Diretor Artístico do festival desenvolveu carreira nos Estados Unidos, onde ganhou cinco prêmios Grammy entre eles um como intérprete e outro com a Sinfônica de Chicago sob a regência do húngaro Georg Solti. O maestro e professor é especialista no Oboé, instrumento musical de sopro, classificado como um aerofone.

Alex Klein é até hoje o único músico brasileiro a conquistar um Prêmio “Grammy” na música erudita, o mais alto prêmio e reconhecimento internacional da música na atualidade e no qual Klein competiu com os mais célebres nomes da música clássica internacional.

Em conversa com o músico, ele comentou sobre o time dos sonhos de músicos que fazem parte todos os anos do FEMUSC,

“Eu me orgulho muito da lista de professores. Nós fomos capazes de trazer um “dream team” atrás do outro a Jaraguá do Sul, e uma vez estabelecido, este dream team é mais fácil de manter, pois a própria palavra de um professor a outro nos ajuda a sempre manter o alto nível. E é claro…se os professores são estelares podemos atrair alunos em grande número e em alta qualidade. Esta fórmula de administrar a pedagogia no FEMUSC é um dos fundamentos que explicam o sucesso do evento”.

Foto: Alex Klein

A lista de professores consagrados que esteve presente em solo jaraguaense é extensa, mas entre grandes nomes que podemos destacar estão:

Timothy Cobb

Timothy Cobb, é contrabaixista na Juilliard School em Nova York, é também o principal solista de contrabaixo na Orquestra Filarmônica de Nova York.

Foto: Timothy Cobb

David Walter

Oboísta do Conservatório de Paris – França.

Foto: David Walter

Valery Popov

Fagotista no Conservatório Tchaikovsky em Moscow – Rússia.

Foto: Valery Popov

Ole Bohn

Violinista no Conservatório de Sydney, Austrália.

Foto: Ole Bohn

Há outros que compareceram ao FEMUSC cujas carreiras estão atreladas a grandes orquestras mundiais, como:

Chaim Taub

Spalla da Orquestra Filarmônica de Israel.

Foto: Chaim Taub

Leon Spierer

Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin – Alemanha.

Foto: Leon Spierer

Richard Roberts

Spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal – Canadá.

Foto: Richard Roberts

Andrés Cárdenes

Spalla da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh – Estados Unidos.

Foto: Andrés Cárdenes

E há ainda outros que são solistas, cujas carreiras estão acima da relação com escolas ou orquestras:

Miriam Fried, violino:

 

Andreas Hofmeier, tuba:

Daniel Guedes, violino: