Formação contínua dos professores são iniciativas de Jaraguá do Sul para o futuro da educação

Foto: divulgação Prefeitura Municipal

Por: Elissandro Sutil

27/06/2015 - 13:06

A sociedade mudou, as relações de aprendizado mudaram, com isso, a escola e os professores, consequentemente, passaram a contar com novas ferramentas para auxiliar os métodos de ensino. É pensando na educação do futuro, em uma nova geração de alunos, que o município de Jaraguá do Sul investe em um programa de formação continuada para o corpo docente. Esta ação visa contribuir para uma educação inovadora e atualizada.

Para atender a este novo tempo, a educação do município investe também em aquisição de novos equipamentos e materiais didáticos, como laboratórios de informática, materiais de ciências, bibliotecas com acervos atualizados e mobiliário moderno. Além da busca constante por atualização, as escolas passam por reformas para garantir acessibilidade e proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro para todos os alunos.

As unidades escolares dispõem de computadores e projetores em todas as salas de aula, além de Chromebook à disposição para alunos e professores, o tornou-se possível o uso de diversos aplicativos que estão disponíveis para dispositivos móveis, podendo ser utilizados pelo corpo docente. Com investimentos em rede, o acesso à internet permitiu formas de conexão mais seguras e rápidas para quem precisa da tecnologia como meio de ensino.

Foto: divulgação Secretaria da Educação

Projetos educacionais para melhoria contínua da educação

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, em parceria com diversas instituições, promove o desenvolvimento acadêmico, social e pessoal dos alunos da rede municipal. A relação dos projetos mencionados abaixo, visam desenvolver modalidades artísticas, culturais, esportivas, linguísticas e científicas, além de serem um resumo que contempla diferentes fases da educação no município:

Projeto Educação Garantida: por meio desta iniciativa, alunos de 1º a 5º ano que apresentam dificuldade na leitura escrita contam com o apoio de assistentes de alfabetização. A equipe oferece apoio pedagógico especializado e atende aproximadamente 7.770 alunos.

Projeto de Educação Financeira: ensina aos alunos conceitos básicos de finanças pessoais, como planejamento financeiro, poupança e investimento. O objetivo é preparar os alunos para gerenciar suas finanças de maneira consciente e responsável desde cedo.

Projetos Esportivos Artístico e Cultural: desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer: promove a prática de esportes e atividades físicas, incentivando um estilo de vida saudável.

Projeto Minhas leituras, minhas memórias: objetivo é desenvolver o prazer pela leitura e melhorar a compreensão textual dos alunos. Atende aproximadamente 17.502 alunos, das turmas do Pré I ao 9º ano.

Foto: divulgação Secretaria da Educação

Projeto Sim Salabim: o objetivo é proporcionar o acesso à leitura, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, o conhecimento de mundo e criar boas memórias em família. Atende aproximadamente 8.140 crianças matriculadas nas turmas da educação infantil, de Berçário I ao Pré II.

Projeto Viagens do 3º ano pelo Município: é uma iniciativa educativa destinada a ampliar o conhecimento dos alunos sobre a história, a cultura e a geografia de Jaraguá do Sul. Atualmente a iniciativa atende aproximadamente 1638 alunos, nas turmas do 3º ano.

Clube de Ciências: são atividades extraclasse gratuitas destinadas aos alunos do 6º ano ao 9º ano. Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento da educação científica em alunos do ensino fundamental por meio da pesquisa, experimentação e reflexão crítica.

Foto: divulgação Secretaria da Educação

Boi de Mamão: tem como principal objetivo preservar e promover a cultura popular e folclórica do litoral catarinense. Incentivando a valorização das raízes culturais e o fortalecimento da identidade local. Atende a EMEB Ribeirão Molha.

Bandas Escolares: procura ser uma ferramenta socioeducativa e oferecer para os alunos matriculados na rede municipal o ensino de música através do aprendizado de instrumentos musicais. O Programa atende uma média de 161 alunos distribuídos em 04 polos.

Prevenção a evasão escolar

Para a Secretaria Municipal de Educação, a evasão escolar é um tema que merece atenção especial do município, afinal, a educação de qualidade e acessível a todos é a único meio de emancipação para o gênero humano. Combate à desigualdade social, diminui a estatística da violência em sociedade, em resumo, é a educação que permite que cada indivíduo se tornar agente da própria história.

Foto: divulgação Secretaria da Educação

Deste modo, os índices são monitorados por uma equipe multiprofissional, com psicólogo e assistente social, entretanto, quando um caso ocorre, inicialmente, eles são tratados pela equipe gestora da escola com seriedade e dedicação. Dentre as ações concretas, destaca-se a busca ativa logo após o primeiro registro de ausência a unidade escolar, a ação só se encerra quando se esgotam todos os recursos técnicos e operacionais para o resgate do estudante.

Ainda sobre a práticas e buscas para a melhoria contínua da educação, o município realizou em 2024 um concurso público para diminuir o impacto da rotatividade de professores que ainda é um desafio para a gestão educacional, além de estar em processo a revisão do estatuto do magistério.

 

Notícias no celular

Whatsapp