FEMUSCkinho e FEMUSC Jovem: um produto cultural de Jaraguá do Sul que serve de exemplo para o mundo

O projeto FEMUSCkinho e FEMUSC Jovem acontecem em paralelo com o FEMUSC e foi criado com o intuito de despertar o interesse musical em crianças e adolescentes. Os projetos funcionam como a porta de entrada dos estudantes na vida artística. Muitas crianças começam no FEMUSCkinho e mais tarde continuam a musicalização no Femusc Jovem, muitos alcançam a Orquestra Filarmônica da Scar. Um feito e tanto, visto que a Orquestra Filarmônica é um referencial de música erudita no Brasil.

Projeto de oportunidades

Os integrantes do FEMUSCkinho tem entre 6 e 8 anos e fazem aulas de musicalização – flauta doce, canto coral e percussão corporal. Já os integrantes do FEMUSC Jovem tem entre 13 a 18 anos e costumam fazer aulas durante o dia inteiro – de orquestra, música de câmara, instrumentos e percussão corporal.

Para participar, não é preciso ter experiência ou conhecimento, apenas vontade de aprender sobre musicalização em um contexto geral.

Foto divulgação | FEMUSCkinho

De maneira lúdica e prazerosa, eles são apresentados e encaminhados no universo da música. O projeto oferece a oportunidade de aprendizagem da linguagem musical como forma de semear novas gerações de músicos e amantes da música. A integração de jovens da comunidade jaraguaense no meio cultural busca oferecer opções diferenciadas na vida dessas crianças e adolescentes, por meio da música o aprendizado da disciplina e responsabilidade acrescentam na vida desses jovens muito mais esperança no futuro.

Outro fator muito importante que compõe esta inclusão é que crianças e adolescentes tem muito mais facilidade de aprender musicalização do que os adultos. Geralmente a vida de um músico se inicia ainda quando criança, por isto, é de fato muito importante oferecer esta oportunidade. Muitas crianças jamais teriam contato com a música se não fosse por projetos como estes.

Foto divulgação | FEMUSCkinho

Crescer com o FEMUSC

“O festival com toda certeza foi um dos maiores marcos na minha vida”, inicia Barbara Saturnino, que cresceu junto com o festival.

Ela comenta que foi na primeira edição do FEMUSCkinho que o sonho de ser musicista ficou mais próximo da realidade e destaca que a sensação de pertencimento que o evento causou nela não é possível descrever, não só no primeiro ano, mas em todos que participou. O depoimento de Barbara prova de que o festival continuou despertando o interesse na musicista conforme ela crescia.

Crescer com o FEMUSC foi um processo gradativo e intenso, todo ano era um novo desafio. Um reencontro com as pessoas e comigo mesma.

Barbara Saturnino participando como assistente artística do FEMUSCkinho.

Ela ainda comenta que se sente eternamente grata pela oportunidade de ter vivenciado tanto em apenas duas semanas por ano e que o FEMUSC trouxe muito conhecimento – não só de música – mas também trouxe amigos do mundo inteiro, desafios, superações e, o mais importante, uma perspectiva de vida.

Barbara recebeu aulas de baixo e pode lecionar para alunos do FEMUSC, viajar em turnês internacionais com a orquestra filarmônica da SCAR, participar de diversos grupos musicais, tanto bandas quanto orquestras, além de desenvolver uma experiência pessoal muito valiosa durante todo o processo.

“Nem consigo me imaginar em outra realidade sem a música”, finaliza.