De um sonho musical ao posto de maior Festival Escola de Música Erudita do Planeta

Foto divulgação | FEMUSC

Por: Elissandro Sutil

23/10/2021 - 19:10 - Atualizada em: 23/10/2021 - 19:31

Uma grande história escrita em partituras

O Festival de Música de Santa Catarina começou a ser realizado em 2006, nos meses de janeiro e fevereiro na cidade de Jaraguá do Sul. Com duração em torno de 17 dias, todos os anos o FEMUSC como é mais conhecido, reúne professores e alunos de mais de 21 países e oferece mais de 200 apresentação abertas ao público.

O festival se tornou o maior do planeta em música erudita pela excelência dos músicos que participam do evento, bem como pela quantidade de apresentações destinadas ao público em geral.

O FEMUSC caracteriza-se pelo alto nível artístico internacional e por classes instrumentais com grandes mestres das músicas, além de cumprir uma função social ao difundir o conhecimento. O FEMUSC não poupa esforços para atrair os melhores professores e os mais talentosos e dedicados estudantes de música, independente da condição social ou grau de aprendizado musical.

Talentos

Entre os alunos do FEMUSC estão profissionais trabalhando nas melhores orquestras brasileiras, jovens iniciantes e músicos amadores de cidades com ensino musical. Pela elevada qualidade dos mestres atrai também músicos de outros países de quatro continentes. Promove encontros e seminários de músicos profissionais, como harpistas, violinistas e violistas.

“Toda a arte aspira continuamente à condição da música” Walter Pater

A presença dos músicos, professores e alunos traz uma atmosfera cosmopolita à cidade, pessoas passeando com seus instrumentos pelas ruas ou ensaiando uma apresentação para logo mais, conferem um clima encantador na cidade. O FEMUSC é também um excelente meio para que a comunidade local inicie seu contato com a música erudita, assistindo aos espetáculos ou participando do coral e da banda.

Foto divulgação | FEMUSC

Objetivos do festival

  • Auxiliar no incremento de qualidade da produção cultural no estado de Santa Catarina, através de ações de ensino/formação/educação. Uma ação de médio/longo prazo na formação de novos músicos e intensificação do interesse de jovens em atividades culturais;
  • Manter o alto nível de professores e alunos proporcionando o melhor aprendizado;
  • Levar atividades culturais a todas as camadas da população, através de concertos sociais e de uma grande oferta de concertos gratuitos ou a preços subsidiados;
  • Criar valor para a região e Estado de Santa Catarina, fomentando o turismo especializado e promovendo o reconhecimento cultural para o estado, a região e a cidade sede;
  • Criação de valor para parceiros do evento através de ampla divulgação na mídia geral e especializada.

Mais projetos

Femusckinho

Por meio do Femusckinho, crianças entre 6 e 12 anos tomam contato com os diferentes instrumentos e suas respectivas sonoridades.

Para participar, não é preciso ter experiência ou conhecimento, apenas vontade de aprender sobre musicalização, canto coral, flauta-doce, percussão corporal ou instrumentos de cordas.

Foto divulgação | Femusc

Femusc Jovem

Direcionado a jovens de 12 a 17 anos, o Femusc Jovem oferece continuidade do ensino de música para adolescentes que já participaram do Femuskinho ou que estudam algum instrumento musical em escolas ou projetos de ensino musical. A programação do Femusc Jovem costuma incluir classes de cordas, madeiras, metais e percussão, leitura e prática musical através do corpo, classes de instrumentos e formação de orquestra sinfônica.

Foto divulgação | FEMUSC

O FEMUSC soma-se a outros eventos que transformam Santa Catarina em um berço de manifestações culturais de qualidade.

O Festival de Música de Santa Catarina em 2021 aconteceu online devido à pandemia, para professores e participantes entre os dias 16 a 30 de janeiro. No canais de redes sociais Facebook e YouTube.

Quem ama e valoriza a educação musical precisa conhecer o FEMUSC!

Para saber mais informações e ficar por dentro de todas as novidades do festival, acompanhe o FEMUSC pelo site: femusc.com.br, Instagram, Facebook e Youtube.