Crescimento e aprimoramento da estrutura, intensificou e qualificou os Bombeiros Voluntários

Por: Elissandro Sutil

20/09/2021 - 13:09

Uma história escrita ao longo de 55 anos e que é marcada por muitas superações, atos de bravura, reconhecimento e com toda certeza, conquistas, as quais fazem da corporação uma entidade que gera muito orgulho para os jaraguaenses.

Para chegar a esse patamar, os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul precisam de uma base sólida, o apoio da sociedade, a força de vontade e garra de cada bombeiro e claro, uma boa estrutura física, a qual o BVJS conquistou com muito esforço ao longo desses anos.

A estrutura

De acordo com o comandante do BVJS, Neilor Vicenzi, atualmente a corporação conta com quatro unidades. A unidade Central, unidade da Barra do Rio Cerro, unidade de Nereu Ramos e unidade de João Pessoa, sub sede onde funciona o Centro de Treinamento dos Bombeiros Voluntários (CCBV).

Além das estruturas, que com o passar dos anos foram surgindo juntamente com o crescimento da cidade e com a demanda, a frota e os equipamentos necessários também foram aumentando, auxiliando cada vez mais na eficiência do atendimento prestado à comunidade.

Dos equipamentos e veículos mais simples, aos mais complexos, hoje o BVJS conta com botes, barcos, motor de popa e ducks, utilizados em resgates aquáticos. Desencarcerador para resgate veicular, sistemas de polias e acessórios para resgates com cordas, diversos equipamentos para atendimento pré-hospitalar, além de esguichos, canhão monitor, ventilador de alta pressão entre outros itens que são primordiais em casos de combate a incêndios.

Foto: Birdseye

Além disso, a corporação também conta com várias ferramentas elétricas, hidráulicas e manuais que podem ser utilizados em atendimentos diversos. Segundo o comandante Neilor, o BVJS contará também com um container que está sendo montado para almoxarifado de equipamentos de Busca e Resgate de Estrutura Colapsada (BREC).

A frota de veículos foi aumentando e sendo aprimorada da mesma forma e hoje é bem estruturada e conta com dois caminhões de combate a incêndio e resgate, um caminhão de combate a incêndio, dois caminhões tanque, quatro ambulâncias que são Unidades de Suporte Básico, duas ambulâncias de Unidades de Suporte Básico (SAMU) e três automóveis de transporte de pessoas.

Foto: Birdseye

Colaboradores

Assim como a estrutura, o quadro de colaboradores se intensificou, realizando sonhos de jaraguaenses que almejam servir à comunidade de forma tão grandiosa, salvando vidas, mas também cuidando e administrando diariamente a corporação. Atualmente, 157 pessoas integram o BVJS sendo oito colaboradores que atuam em setores como o administrativo, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) e o Centro de Capacitação. Já no Operacional do SAMU são nove bombeiros; no Operacional dos Bombeiros efetivos são 28 e de Bombeiros Voluntários a corporação conta com 112 pessoas.