Breithaupt: 92 anos de uma história de sucesso contínuo em Santa Catarina

Perto de celebrar o centenário, empresa jaraguaense expande os horizontes | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

10/09/2018 - 09:09

Com uma trajetória inspiradora de 92 anos, o Grupo Breithaupt é sinônimo de tradição e qualidade no varejo em Santa Catarina. A trajetória de conquistas atravessou gerações e, ainda hoje, é uma das empresas familiares de maior sucesso no Estado.

Uma história de empreendedorismo que começou na década de 1920, com a chegada de Walter Breithaupt a Jaraguá do Sul.

Os irmãos Walter (E) e Walter Breithaupt | Foto Acervo família Breithaupt

Com espírito empreendedor, ele enxergou o potencial econômico da cidade e deu o pontapé inicial aos negócios da família, abrindo uma casa comercial, que vendia desde utensílios domésticos a bebidas e grãos à granel.

O negócio começou em um prédio de 35 metros quadrados, na avenida Getúlio Vargas, em frente à antiga Estação Ferroviária, região de maior movimento da cidade. Três anos mais tarde, Walter se associou com o irmão Arthur, e surgiu a Breithaupt e Cia.

Breithaupt na década de 1930 | Foto Arquivo

Não demorou muito para os irmãos expandirem as atividades. Entre as décadas de 1930 e 1940, a empresa começou a trabalhar também no despacho de mercadorias que chegavam pela ferrovia. Além da rota Jaraguá – Blumenau eram feitos despachos junto à linha São Paulo – Rio Grande do Sul.

Na década de 1970, o Breithaupt virou referência também na venda de tecidos, aviamentos, brinquedos e materiais de construção, até 1986, quando o prédio foi transformado em um supermercado, com corredores amplos e grande variedade de produtos.

Um negócio de gerações

Após a morte dos fundadores, Hans (filho de Artur) passou a administrar a empresa ao lado da mulher, Carmen Piazera Breithaupt. O casal teve dois filhos: Bruno e Roberto, que assumiram também os negócios da família mais tarde.

Bruno Breithaupt Filho representa a quarta geração a comandar o negócio | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Bruno Breithaupt Filho representa a quarta geração a comandar o negócio | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Hoje, a gestão da empresa chega à sua quarta geração, com Bruno Breithaupt Filho, que ocupa o a presidência desde 2015.

“Eu cresci dentro da empresa e sempre gostei de estar junto do meu pai, tio e avô. Comecei como empacotador de supermercado e fui crescendo ao aceitar os desafios que me apresentaram. Por isso, chegar à presidência, e assumir o que a minha família construiu é gratificante. Um sonho de criança realizado, porém, de muita responsabilidade”, complementa Bruno Filho.

Segredo da longevidade

Confiança, ética e honestidade são as palavras-chave que norteiam o Breithaupt desde a sua fundação. Essas características, unidas à tradição, inovação e bom relacionamento com os clientes garantem a longevidade da marca.

“Lembro que meu pai e meu avô prezavam muito pela disciplina e honestidade. E um dos segredos da permanência da empresa no mercado é a aplicação de política de preços justa”, explica Bruno Breithaupt.

Marina Breithaupt acompanhou o crescimento da empresa desde criança | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Marina Breithaupt acompanhou o crescimento da empresa desde criança | Foto Eduardo Montecino/OCP News

A coordenadora do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa – e filha de Roberto Breithaupt, Marina Breithaupt, enxerga as mudanças ao longo da história como oportunidades.

“Sempre temos o que melhorar e reestruturar. Temos visto isso com o próprio SAC, com a ideia de atender melhor a todos. E essa relação de proximidade com os clientes, nos faz entender as necessidades deles”, aponta.

Presença na comunidade

O associativismo e participação junto da comunidade sempre esteve presente na história do Breithaupt. Em 22 de junho de 1938, Arthur Breithaupt foi um dos fundadores da Acijs (Associação Comercial de Jaraguá do Sul).

Junto de Waldemar Grubba, Wolfgang Weege e Arnoldo Schmidt, foi formado um grupo de 31 empresários, se reuniram no Salão Buhr, para as primeiras reuniões da associação.

A empresa foi uma das primeiras a investir no futsal de Jaraguá do Sul | Foto Arquivo

A empresa também foi uma das primeiras a acreditar no time adulto de futsal da cidade. Em 1992, se lançou como patrocinador máster do Jaraguá Futsal, dando um passo importante para o time fazer história em Santa Catarina e no Brasil.

Em 2017 o Breithaupt voltou a patrocinar o time, parceria que continua em 2018.

Posicionamento estratégico

Ter de tudo e com qualidade fez do Breithaupt uma marca referência no comércio do norte de Santa Catarina, inclusive com a segmentação dos setores e diversidade nos negócios.

“Sentimos a necessidade de segmentar, porque o mercado pedia isso. Claro, foi uma grande aposta, e acreditamos nela, mesmo com a economia do país tão desafiadora nos últimos anos”, comenta o presidente Bruno Breithaupt Filho.

A venda dos supermercados em 2014 e do shopping em 2015, assim como a modernização da marca, foram surpresa para quem já estava habituado.

O shopping foi um negócio da família que revolucionou o comércio da região | Foto Acervo da família Breithaupt

O shopping foi um negócio da família que revolucionou o comércio da região | Foto Acervo da família Breithaupt

Mas arriscar e “apostar no novo” sempre foi uma característica da empresa, prova disso foi na década de 1990, quando anunciada a vinda do shopping para a cidade.

“Presenciei todo esse desenvolvimento da empresa. Lembro como se fosse ontem, quando trouxemos o shopping, muita gente disse que era loucura, mas na verdade era uma tendência e víamos isso fora do estado e do país”, conta Bruno Breithaupt.

O Shopping Breithaupt foi construído no lugar do supermercado que fi cava na Getúlio Vargas, e inaugurado em 1999, com diversos atrativos, como cafés, lojas de todos os segmentos, cinema e supermercado funcionando dentro do empreendimento.

Em 2015, foi ampliado e vendido, passando a ser chamado de Jaraguá do Sul Park Shopping.

Expansão do Grupo Breithaupt

Atualmente com o foco “soluções para o lar”, o Grupo Breithaupt conta com 26 lojas espalhadas por Santa Catarina e aproximadamente 500 funcionários.

Os planos de expansão estão a todo vapor: este ano, a marca quer abrir quatro novas lojas, sendo duas delas já inauguradas em Joinville, além de uma ampliação na unidade de Corupá.

Reinauguração da loja de Corupá aconteceu em agosto deste ano | Foto Divulgação

Jaraguá do Sul também está nos planos de expansão da marca, com a previsão de inauguração de uma loja no bairro Ilha da Figueira e ampliação da estrutura da unidade na Barra do Rio Cerro.

São três modelos de lojas Breithaupt, que vão de 200 até 4 mil metros quadrados, para melhor atender os clientes com ampla variedade de produtos, com soluções em materiais de construção, máquinas e ferramentas, eletromóveis, bazar, decoração e automotivo.

ViaBR Autocenter

Recentemente, o Grupo Breithaupt lançou uma nova marca para o segmento de autocenters, a ViaBR Autocenter. Autorizada da Brigestone/Firestone, a marca oferece os melhores serviços automotivos para os clientes.

Contando com seis lojas em Santa Catarina, os planos são de que outras 11 novas unidades abram as portas no estado. Blumenau, Itajaí, Joinville e Navegantes estão nos planos. Rio Negrinho foi uma das cidades a receber uma unidade da ViaBR Autocenter.

Empresa oferece também soluções automotivas para os clientes | Foto Divulgação

A escolha do município se deu pelo poder de consumo dos moradores e a excelente mão de obra, que impulsionou a geração de empregos.

As unidades da marca oferecem soluções completas em pneus, baterias e serviços de manutenção de freios, amortecedores, suspensão, geometria e balanceamento.

O Breithaupt faz a sua casa sorrir

O Grupo Breithaupt sempre teve a preocupação em atender as necessidades e anseios dos clientes. Recentemente, a empresa evoluiu sua missão e agora tem como foco fornecer soluções em produtos e serviços para o lar.

Com o novo conceito de lojas, que estreou na unidade localizada na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em Jaraguá do Sul, o Breithaupt passou a oferecer um mix de produtos com mais de 20 mil itens das principais marcas.

Loja da Marechal em Jaraguá do Sul passou por uma reinvenção | Foto Divulgação

Além dos tradicionais setores de materiais de construção, máquinas e ferramentas, as novas lojas contam com espaços exclusivos para o lar, como as áreas de bazar, jardinagem, linha pet e decoração.

Com estes novos reforços na variedade de produtos e serviços, a marca tem a intenção de fazer a casa dos clientes sorrir. Este mote é o tema de uma grande campanha de divulgação lançada em outdoors, jornais, revistas, televisão e redes sociais.

Lojas oferecem agora opções de bazar, decoração, jardinagem e muito mais | Foto Divulgação

Segundo o diretor comercial do Grupo Breithaupt, Rogerio Nunes dos Santos, a empresa se modernizou nos últimos anos e isso refl ete na estrutura das lojas. “O Breithaupt hoje atende todas as necessidades dos clientes”, garante.

Soluções financeiras

Santos explica que, além dos produtos, as lojas disponibilizam serviços financeiros. “Se a pessoa quer construir ou refinanciar um imóvel, nós financiamos”, afirma. “Se ela quiser mobiliar e decorar essa residência, nós temos o que ela precisa”, completa.

Os clientes contam também com o cartão Breithaupt, reconhecido pelas condições facilitadas de pagamento. “Em breve, nosso cartão passará a ser aceito em outros estabelecimentos”, revela o diretor comercial.

Rogério garante que a empresa mantem o seu compromisso de atender com qualidade | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Rogério garante que a empresa mantém o seu compromisso de atender com qualidade | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“Será um cartão de crédito com limite de varejo”, afirma. Complementando as soluções para a vida das pessoas, o Grupo Breithaupt oferece o que há de melhor para veículos nas unidades da ViaBR Autocenter. “Estamos presentes em todos os momentos da vida dos nossos clientes”, se orgulha.

A qualidade de sempre

Todas as mudanças e reposicionamentos do Grupo Breithaupt foram pensadas com um único objetivo: assegurar que o cliente sempre irá encontrar o que precisa nas lojas e que sempre terá o melhor atendimento possível.

O diretor comercial, Rogerio Nunes dos Santos, afirma que o bom atendimento é um comprometimento constante em todas as unidades. “Nossa intenção é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes”, explica. “Queremos ser a empresa dos sonhos deles”, deseja

Histórias de sorrisos

Segundo Bruno Breithaupt, muitas pessoas passaram pelo negócio ao longo de toda a história e todas deixaram sua marca. “Tenho amizade com muitos clientes, ex-funcionários e até colaboradores que se aposentaram aqui”, revela.

A valorização dos colaboradores e dos clientes sempre foi destaque no Grupo Breithaupt. Não são raros os casos de clientes com lembranças de longa data dos momentos em que precisaram do auxílio de algum vendedor ou de algum atendente.

Esta paixão em servir, que deixa recordações além do tempo, é uma prova de que os funcionários estão satisfeitos com a empresa em que trabalham e que encontram nela oportunidades de crescimento.

Confira algumas das histórias de clientes e colaboradores Breithaupt:

33 anos de dedicação

A história de Horst Berndt com o Breithaupt começou em fevereiro de 1979 de maneira inusitada. Natural de Timbó, Horst estava de férias em Jaraguá do Sul quando procurou a loja da Marechal para comprar material.

Ao entrar na loja, se deparou com uma placa que anunciava vagas na unidade. Interessado na oportunidade, ele conversou com o gerente e no dia seguinte assumiu a posição de vendedor.

Durante 33 anos, Horst cresceu na empresa, carregando a missão de gerenciar lojas e comandar equipes até se aposentar em 2012.

Horst se aposentou no Breithaupt e se orgulha de sua trajetória na empresa | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Horst se aposentou no Breithaupt e se orgulha de sua trajetória na empresa | Foto Eduardo Montecino/OCP News

“O Breithaupt foi minha escola e minha faculdade”, acredita. “Tudo que tenho consegui trabalhando aqui”, completa. Para o aposentado, ficam apenas as boas lembranças.

“Quando encontro colegas e clientes conhecidos, recordamos os bons tempos”, comenta. “Tenho até hoje o meu uniforme guardado”, revela.

Crescimento profissional

Quando Jane Schneider começou a trabalhar no Breithaupt, em 1990, como atendente de padaria em um dos supermercados da rede, não imaginava que construiria sua carreira e sua vida na empresa.

Ela, que passou por áreas como controle de estoque, planejamento comercial e, na época do mercado foi caixa e repositora, hoje coordena o setor administrativo da companhia. “É ótimo sentir que sou valorizada aqui dentro”, se emociona.

Jane garante que tudo que ela tem hoje se deve ao seu trabalho no Breithaupt | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Além das conquistas profissionais, Jane também conheceu o esposo na empresa. “Meu marido foi funcionário do Breithaupt por 21 anos, então tudo que conseguimos se deve ao nosso trabalho aqui”, explica.

Mesmo com todas as mudanças ao longo dos anos, Jane acredita que o Breithaupt nunca perdeu sua essência. “Temos o nosso jeito de ser que está presente no carisma das pessoas, na forma como tratamos os clientes e em tudo que fazemos”, declara.

Parceria para toda a vida

No começo da década de 1980, Ademar Paistein construiu a primeira casa. Para encontrar os materiais que precisava, ele procurou o Breithaupt e deu início a uma parceria de sucesso que se estende até hoje.

O aposentado, que sempre trabalhou com construção civil, contou com a rede em diversos momentos ao longo dos anos. “As condições de pagamento que a loja oferece sem dúvida são um grande diferencial”, destaca.

Ademar faz compras e indica o Breithaupt até hoje | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Ademar é um dos integrantes do programa “Profissional Nota 10”, iniciativa de qualificação promovida pelo Breithaupt com o objetivo de manter os profissionais do ramo de construção sempre atualizados, além de unir clientes que procuram mão de obra à profissionais qualificados.

Paistein não poupa elogios para definir sua relação com o Breithaupt. “Eu sempre fui bem tratado e sempre encontrei o que precisava, indico a loja para todo mundo”, garante. “Aqui me sinto em casa”, completa.

Veja mais fotos do Breithaupt ao longo desses 92 anos de história: