7 formas de incentivar a educação política das crianças em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

02/05/2018 - 13:05 - Atualizada em: 09/05/2018 - 22:07

Existe um velho ditado popular que diz que política não se discute, mas a verdade é que incentivar debates sobre este tema é essencial para que o momento do voto garanta a nomeação de pessoas realmente interessadas no bem comum.

Falar sobre política é importante, principalmente, para as novas gerações de eleitores. Quando os assuntos políticos chegam até as crianças e adolescentes, os pais tendem a tomar uma posição defensiva, evitando conversas sobre o assunto mesmo em casa.

Este posicionamento, porém, contribui para que a juventude cresça sem entender de fato como a política funciona no Brasil e no mundo. Isso dificulta o entendimento destes jovens sobre a realidade e afeta a capacidade deles de exigir melhorias.

Em Jaraguá do Sul, iniciativas voltadas para a juventude ajudam a fomentar a educação política de crianças e adolescentes do município. São programas, grupos e conselhos que proporcionam conhecimentos e vivências transformadores.

Arte Samantha Caroline

Arte Samantha Caroline

1. O Legislativo nas escolas

Instituído em 2010, o programa “Câmara.Com Você” leva as discussões da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul para dentro das escolas do município. Por meio de palestras e debates, os estudantes têm a oportunidade de entender mais sobre as funções dos vereadores e do Poder Legislativo.

Alunos recebem palestra do Câmara.Com Você | Foto Divulgação

Alunos recebem palestra do Câmara.Com Você | Foto Divulgação

O “Câmara.Com Você” tem caráter instrutivo, informativo e educacional e é direcionado aos estudantes das séries finais do Ensino Médio das redes de ensino públicas e particulares de Jaraguá do Sul. Neste ano, sete escolas jaraguaenses já receberam o programa e mais unidades serão contempladas.

Para o especialista em gestão pública, Joel Luís Corrêa, estas iniciativas promovem a consciência democrática. “Programas como estes incitam o debate, a reflexão e certamente possibilitam o entendimento de que não podemos ficar alheios aos fatos políticos”, explica.

 Segundo Joel, que é o responsável pelos programas Câmara.Com Você e Vereador Mirim, os jovens deveriam se interessar mais por política. “Vejo o jovem sem motivação para os movimentos políticos e muitos deles não demonstraram interesse em conhecer melhor como tudo funciona”, acredita.

Em outro momento da iniciativa, os jovens estudantes visitam a Câmara de Vereadores para ler as principais reivindicações das suas comunidades no plenário. As demandas podem ser acolhidas pelos vereadores e transformadas em indicações que são encaminhadas aos órgãos responsáveis.

O que o seu filho pode aprender: entender como funciona o Poder Legislativo e saber o que um vereador pode fazer ou não.

 

 

 

2. O espaço de participação dos jovens

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Jaraguá do Sul foi criado em 2005 e desde então serve como um espaço educativo onde os jovens do município podem formular e propor diretrizes de ações governamentais, voltadas à promoção de Políticas Públicas de Juventude.

O conselho é formado por jovens de diversos setores da sociedade jaraguaense que vão representar, por exemplo, os interesses das instituições de ensino médio e profissionalizantes, dos movimentos religiosos e de associações étnicas. A intenção desta pluralidade é garantir a diversidade de ideias e de visões de mundo.

Registro de uma sessão plenária do Conselho da Juventude | Foto Divulgação

Registro de uma sessão plenária do Conselho da Juventude | Foto Divulgação

“O grande objetivo do conselho é aproximar a juventude das políticas públicas e da administração para daí sim trabalhar em cima das necessidades e requisições que os jovens tanto precisam”. explica o ex-presidente do conselho Pedro Grossklags.

“Apesar do descrédito com a política, a juventude tem influência no desenvolvimento econômico da nossa cidade, exemplos são as novas empresas e negócios que surgem e também o núcleo do jovem empreendedor da Acijs”, destaca Pedro.

Uma das pautas mais recentes do Conselho Municipal de Juventude de Jaraguá do Sul foi o “ID Jovem”. O documento prevê benefícios como a meia-entrada em eventos e também a gratuidade e desconto de vagas no sistema de transporte coletivo interestadual.

O que o seu filho pode aprender: participar ativamente da construção de politicas públicas para os jovens do município e liderar debates sobre temas importantes para a comunidade.

3. Os vereadores mirins

O Programa Vereador Mirim, conhecido também como Câmara Mirim, é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul destinada aos estudantes do sexto ao oitavo ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares do município.

Vereadores mirins da legislatura atual | Foto Divulgação CMJS

Vereadores mirins da legislatura atual | Foto Divulgação CMJS

Os vereadores mirins participam ativamente de plenárias que seguem, dentro das limitações, os mesmos ritos dos vereadores empossados. Eles discutem as necessidades das comunidades onde vivem e podem fazer indicações e solicitações.

Vereadores mirins participam de reunião na Prefeitura

Recentemente, os pequenos legisladores encaminharam uma moção de apelo para a construção de um Centro de Educação Infantil no bairro Rio Cerro II. As sessões ordinárias da Câmara Mirim acontecem quinzenalmente sempre às 9h, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

O que o seu filho pode aprender: vivenciar o dia a dia de um vereador na pele e aprender como transformar necessidades em indicações e projetos que podem se tornar realidade.

4. O poder de voz dos estudantes

Um grêmio estudantil representa os interesses dos estudantes de uma escola e tem como objetivo criar um canal de comunicação aberto com os professores e a diretoria. Escolas de Jaraguá do Sul utilizam todo o potencial dos grêmios para evoluir.

Este é o caso da Escola de Educação Básica Julius Karsten, que possui um grêmio estudantil desde 1997 e retomou as atividades do órgão no ano passado. “Um grêmio estudantil é essencial para a representatividade dos estudantes”, declara o professor José Dionísio Spezia.

Professor José Dionísio Spezia acompanhado dos alunos do grêmio da Julius Karsten | Foto Eduardo Montecino

Professor José Dionísio Spezia acompanhado dos alunos do grêmio da Julius Karsten | Foto Eduardo Montecino

Segundo o professor, o grêmio motiva os jovens a participarem ativamente da vida política. “Além de outras atividades, os estudantes gremistas têm a oportunidade de incentivar palestras, estimular a participação dos colegas no Enem e fortalecer a diversidade cultural na escola”, destaca.

Samuel Eising é presidente do grêmio estudantil da Julius Karsten. Com apenas 17 anos, ele acredita na importância dos gremistas para promover mudanças significativas. “O sentimento crítico e político desperta nos alunos quando eles percebem que têm alguém que os represente”, afirma.

Grêmio estudantil aproxima os alunos dos docentes e da direção na escola Julius Karsten | Foto Eduardo Montecino

Grêmio estudantil aproxima os alunos dos docentes e da direção na escola Julius Karsten | Foto Eduardo Montecino

Para o estudante, o incentivo da escola é essencial. “Essa injeção de ânimo que tivemos da direção me instigou para fazer a diferença porque o grêmio é a voz dos alunos”, comenta. “Eu quero ser um representante que luta por melhorias”, completa.

O que o seu filho pode aprender: desenvolver habilidades de liderança e negociação. O grêmio também permite que o estudante tenha uma visão mais completa do universo escolar.

5. A importância da atualização

Acompanhar as novidades e as notícias sobre política nunca foi tão prático. Hoje, com o acesso fácil a jornais, revistas e sites é praticamente impossível não ficar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Esta é uma ótima maneira de incentivar a educação política de crianças e adolescentes.

O ideal é que eles façam a leitura juntos com um adulto e, se possível, que leiam publicações de diferentes veículos com princípios distintos. Assim, a opinião destes jovens será formada com base na visão de diversos lados da mesma história.

Acompanhar as novidades e as notícias sobre política está cada vez mais prático | Foto Divulgação

Acompanhar as novidades e as notícias sobre política está cada vez mais prático | Foto Divulgação

O jornal O Correio do Povo, por exemplo, conta com uma coluna diária sobre política, assinada pela jornalista Patricia Moraes, que reúne os principais acontecimentos da política regional.

O jornal também publica regularmente matérias que repercutem temas políticos que impactam diretamente na vida do jaraguaense.

O que o seu filho pode aprender: desenvolver ferramentas para analisar criticamente os fatos e notícias sobre política veiculados pela imprensa.

6. A Juventude partidária

Dos 121.556 eleitores habilitados para votar na eleição de outubro deste ano em Jaraguá do Sul, 11.393, ou 9,37%, estão filiados a partidos políticos. Isso significa que o jaraguaense está inserido no universo partidário e este relacionamento começa muitas vezes na juventude.

9,37% dos eleitores jaraguaenses estão filiados a partidos políticos | Foto Reprodução

9,37% dos eleitores jaraguaenses estão filiados a partidos políticos | Foto Reprodução

Os partidos políticos que possuem alas destinadas à juventude têm a intenção de incentivar a educação política e também desenvolver futuras lideranças que poderão concorrer a cargos políticos pelo partido. Apesar de ser mais polêmica, esta também é uma maneira de trazer a política para a realidade do jovem.

O importante, neste caso, é que o jovem tenha compatibilidade de convicções com o partido e queira fazer parte dele. Independente do partido escolhido, a família deve respeitar a decisão.

O que o seu filho pode aprender: conhecer de perto os bastidores dos partidos políticos e ter a chance de desenvolver habilidades de liderança.

7. A abertura em casa

Mesmo com todas estes programas e iniciativas, é essencial que os pais estejam abertos para falar sobre política com os filhos. As perguntas sobre o assunto começam logo na primeira infância, quando a criança já tem mais noção do que acontece ao seu redor.

Para Joel Luís Corrêa, é na família que todos os ensinamentos que recebemos serão fortalecidos ou não. “A família tem o papel fundamental na educação política dos jovens, principalmente no início da sua participação em uma eleição”, afirma.

Ele demonstra certa preocupação com a falta de envolvimento dos jovens na política. “Posso estar filosofando ou até sendo um pouco utópico, mas se estes jovens não começarem a se envolver politicamente, como será o futuro deles próprios?”, questiona.

O que o seu filho pode aprender: debater ideias e informações com pessoas próximas e fortalecer a confiança que existe nos familiares.

Leia também:

Antídio Lunelli abre o jogo na estreia da série Politicando

Vereadores mirins aprovam moção de apelo por CMEI no Rio Cerro 2