15 lugares incríveis em Joinville que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida

Por: OCP News Joinville

13/08/2020 - 05:08 - Atualizada em: 13/08/2020 - 09:17

Que Joinville é uma cidade maravilhosa todo mundo já sabe, mas você já visitou todos os locais de tirarem o fôlego que existem no município?

Sendo a cidade mais populosa de Santa Catarina, Joinville é um dos principais destinos para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura, arquitetura e culinária alemã.

 

 

Separamos aqui alguns dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer, e se já conhece, aproveitar para dar mais uma passada por lá. Você vai se surpreender novamente.

Importante frisar que por conta da pandemia de Covid-19, o funcionamento de alguns destes lugares pode ter sofrido alterações.

1. Baía Babitonga

A Babitonga é a maior baía navegável do Estado de Santa Catarina, com 24 ilhas.

Lá é possível passear de balsa para contemplar a paisagem que esse lugar maravilhoso oferece.

Foto Divulgação/Internet

Os turistas também podem apreciar um passeio de barco que passa por 14 ilhas e aproveitar a parada de 1h30 no Centro Histórico de São Francisco do Sul.

2. Escola do Teatro Bolshoi (Festival de Dança)

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi inaugurada em março de 2000 e é a única filial do famoso Teatro da Rússia.

Quem tiver interesse em conhecer basta agendar por telefone. O tour é guiado e mostra a estrutura do lugar, além de contar um pouco da história dos alunos e professores.

Foto Nilson Bastian/Divulgação

Para quem visita a cidade em julho ainda pode conferir o festival de dança que acontece na cidade todos os anos, atraindo muitos turistas e profissionais da área.

Funcionamento

  • Endereço: Av. José Vieira, 315 (Centreventos Cau Hansen)
  • Horários: diariamente às 10h e 14h30
  • Agendamento: (47) 3422-4070
  • Preço: R$ 10
  • Mais informações: site oficial

3. Estação da Memória

O edifício que abriga um dos pontos mais visitados da cidade foi construído em 1906 e funcionou como estação ferroviária de Joinville. O prédio foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2008, tornando-se patrimônio arquitetônico brasileiro.

O prédio da estação esteve totalmente abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos e cupins por muito anos, mas foi restaurada em 2007 mantendo todos os detalhes da época que foi construída.

Foto Divulgação/Arquivo histórico de Joinville

Além da arquitetura que chama a atenção dos turistas, contando a história do local através dos trilhos e dos objetos de época, o local conta ainda com um auditório para a exibição de filmes, bares, cafeterias, lojas e área de exposição, o Museu do Ferro de Passar e ao seu lado, o armazém de cargas, construído em 1947, abriga o Museu da Bicicleta.

Funcionamento

  • Localização: Rua Leite Ribeiro, s/nº (antiga Estação Ferroviária) – Anita Garibaldi – Joinville – SC
  • Horário de visitação: terça a domingo, 10h às 16h
  • Para mais informações: (47) 3422-5222 | estacao@joinville.sc.gov.br
  • Entrada: gratuita

4. Estrada bonita

A estrada bonita foi fundada em 1885 por imigrantes que trabalhavam na construção da estrada de ferro de Paranaguá e vieram para a região instalar linhas de telégrafo. As famílias vivem até hoje no local, preservando a cultura da época.

Foto Divulgação/Internet

O ponto turístico está localizado no Distrito Pirabeiraba, às margens da BR-101 e atrai turistas que buscam apreciar belezas naturais ou conhecer um pouco mais a região que lembra um vale de colonizadores alemães, principalmente por sua arquitetura característica e seus produtos coloniais.

Também é possível passear por algumas propriedades, tomar banho nas águas que descem as montanhas e visitar o museu rural.

Funcionamento

  • Endereço: Estrada Bonita, Rio Bonito – Pirabeiraba
  • Horário de funcionamento: Sempre aberto
  • Para mais informações: (47) 3646-1271 | estradabonita.com.br

5. Mirante

A estrutura encontra-se no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, na região central de Joinville. Com quase 250 metros de altura, é possível visualizar quase todos os bairros da cidade e ainda apreciar a linda paisagem da Baía da Babitonga.

Foto Divulgação/Esse mundo é nosso

Quem visita o local ainda pode percorrer uma trilha em meio a Mata Atlântica.

Funcionamento

  • Endereço: R. Pastor Guilherme Rau – Saguaçu
  • Horários: Diariamente, das 7h às 19h
  • Entrada: Gratuita

6. Morro do Finder

Um dos locais mais visitados pelos amantes das paisagens naturais, o local conta com aproximadamente 50 mil metros quadrados de área de preservação de espécies ameaçadas de extinção, algumas nascentes e uma bela paisagem com vista panorâmica para Baía Babitonga.

Foto Divulgação/Wikiparques

O visitante pode chegar ao local a pé ou de bicicleta, onde encontrará trilhas, grutas, nascentes e lagos.

7. Museu Arqueológico do Sambaqui

É considerado referência em preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e na produção de conhecimentos sobre povos construtores de sambaquis, que viveram na região a mais de 5 mil anos.

O museu foi criado em 1969, mas o prédio que hoje é sede do museu foi inaugurado em 1972 com cerca de 45 mil artefatos que evidenciam a cultura e o estilo de vida do povo sambaquiano.

Foto Divulgação/Internet

Entre as peças estão ossos dos indivíduos, pontas de flechas esculpidas em quartzo, animais esculpidos em pedras, utensílios e ferramentas de fibras vegetais trançadas a mais de 3 mil anos.

Funcionamento

  • Localização: Rua Dona Francisca, 600 – Centro – Joinville – SC
  • Horário aberto ao público: terça a domingo, 10h às 16h
  • Para mais informações: (47) 3433-0114 | sambaqui.adm@gmail.com
  • Entrada: gratuita

8. Museu da Imigração e colonização

O museu guarda objetos e documentos relacionados ao processo histórico de imigração e colonização do sul do país. O prédio foi projetado em 1870 para servir como administração da Colônia Dona Francisca e foi tombado pelo Iphan em 1939.

Foto Divulgação/Solotudo

O local é dividido em quatro espaços de exposição:

O Casarão principal, antiga residência e sede da Colônia Dona Francisca foi construído em 1870. Com mais de 850 m², o prédio conta com exposições nos três pisos, onde o visitante pode conferir um pouco da arquitetura e decoração utilizados na época.

O Galpão de Tecnologia Patrimonial foi construído em 1963 e possui aproximadamente 280 m². Apresenta maquinários de trabalho dos imigrantes germânicos e também dos luso-brasileiros e açorianos que viviam na região de Joinville.

O Galpão de Transportes foi construído em 2006, possui mais de 250 m² contém vários meios de transporte usados na região. Conta com carroças usadas na segunda metade do século XIX e outras que circularam até a década de 1970.

O último espaço pertence a administração, antigo escritório do representante dos Príncipes e, mais tarde, dos Procuradores de seus herdeiros. Contém área de 66 m² e foi inaugurado em 1907.

Funcionamento

  • Localização: Rua Rio Branco, 229 – Centro – 89201-080, Joinville – SC
  • Para mais informações: (47) 3422-2154 | arquivohistorico@joinville.sc.gov.br
  • Entrada: gratuita

9. Museu de Arte

O museu de Arte de Joinville foi inaugurado em 1976 para abrigar exposições e manifestações de artistas da cidade, conta com aproximadamente mil obras de colaboradores locais, estaduais, nacionais e internacionais.

A construção tem mais de 150 anos e foi tombada como patrimônio histórico, sendo uma das mais antigas de alvenaria em Joinville.

Foto Divulgação/Secretaria de Turismo de SC

Antigamente a casa pertencia ao imigrante alemão Ottokar Doerffel, primeiro prefeito de Joinville e criador do primeiro jornal da cidade, na segunda metade do século XIX.

Funcionamento

  • Localização: Rua XV de Novembro, 1400 – América, Joinville
  • Horário de visitação: terça a domingo, 10h as 16h
  • Para mais informações: (47) 3433-4677 | maj@joinville.sc.gov.br
  • Entrada: gratuita

10. Parque da Caieira

O parque tem como objetivo principal a preservação e conservação do patrimônio cultural e natural, mas isso não quer dizer que você não possa apreciar o local.

Foto Divulgação/Curta Joinville

Localizado no bairro Adhemar Garcia, às margens da Lagoa do Saguaçu e com aproximadamente 1,27 km², o parque oferece trilhas ecológicas realizadas nas terças-feiras, mediante agendamento.

Funcionamento

  • Horários: aberto todos os dias, 7h às 19h
  • Para mais informações: (47) 3454-9018

11. Parque Porta do Mar

Inaugurado em junho de 2014, o parque está localizado à margem da Lagoa do Saguaçu. O destaque do local é o Trapiche com 126 metros de extensão, a estrutura conta com uma parte fixa e outra flutuante para possibilitar a atracação de embarcações.

Foto Divulgação/Teu mundo, nosso mundo

Além disso, o equipamento conta com duas praças, uma delas com deck para o visitante apreciar a vista e outra com equipamentos de ginástica.

12. Parque zoobotânico

Anexo ao mirante, o parque foi inaugurado em 1995 após uma reivindicação dos moradores e conta com uma área de 17 mil m².

Foto Divulgação/Mapio net

O parque traz a fauna e a flora da Mata atlântica e atualmente estão no local mais de 200 animais de espécies diferentes, além de conter uma área para recreação infantil, trilhas, quiosques e auditório para eventos.

Funcionamento

  • Horário: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
  • Endereço: Rua Pastor Guilherme Rau, 462 – Saguaçu
  • Mais informações: (47) 3431-5016

13. Pórtico

O Pórtico do Joinville é outro importante cartão-postal da cidade e recebe muitos turistas. O local é a principal entrada do município e foi construído em estilo enxaimel, influenciado pelas culturas alemã e holandesa.

Foto Divulgação/Viagens e caminhos

O local foi inaugurado em 1979, durante uma das edições da Festa das Flores. Ao lado do pórtico os visitantes podem conhecer o moinho, onde funciona um restaurante e a choperia Opa Bier. O local também é a sede da Secretaria Municipal de Turismo.

14. Praia da Vigorelli

É parte da Baía Babitonga e acessível apenas por estrada de chão, a Praia da Vigorelli tem um ponto classificado como próprio para banho. Quem não quiser cair na água, pode apreciar a vista e aproveitar os restaurantes em seu entorno.

Foto Divulgação/Internet

Além de curtir a brisa do mar, também é possível fazer passeios de barco ou balsa por lá. A balsa, faz a travessia da cidade de Joinville até a Vila da Glória em São Francisco do Sul.

Funcionamento

  • Endereço: Estrada João de Souza Mello e Alvim, s/n° – Vila Cubatão

15. Rua das Palmeiras

Um dos principais cartões postais de Joinville, a Rua das Palmeiras está localizada no centro da cidade e se tornou uma parada obrigatória para os turistas.

Foto Divulgação/Solotudo

A rua conta com 89 palmeiras imperiais, sendo que as 56 primeiras foram plantadas em 1873, e conecta a rua principal do centro até a rua do Príncipe com o Museu da Imigração.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger