1° Fórum de Turismo Regional Norte, em Corupá

Por: Elissandro Sutil

25/11/2021 - 08:11 - Atualizada em: 25/11/2021 - 11:15

A ACIAC – Associação Empresarial de Corupá, através do Núcleo de Turismo está organizando o 1° Fórum de Turismo da Regional Norte em Corupá nesta quinta-feira, dia 25, no Seminário Sagrado Coração de Jesus.

O evento é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Corupá por meio da Secretaria de Turismo, CIGAMVALI (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), ASBANCO (Associação dos Bananicultores de Corupá), SEBRAE, SANTUR, Consórcio Intermunicipal Quiriri e FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

O Fórum inicia as 9 horas da manhã, acolhendo a todos os participantes com um coffee típico, apresentações culturais em meio ao café, cerimonial de abertura e exposições dos equipamentos turísticos da região. As 11 horas acontecerá o painel, tendo Carlos Cappellini (mestre em turismo e hotelaria, gestor e consultor) como mediador, e os painelistas convidados Eliane Cristina Muller (Diretora Executiva da ASBANCO), Henrique Maciel (Diretor de Planejamento da SANTUR), Na Menegari (Gestora, Consultora e Palestrante de Turismo), Petter Volkmann (Diretor da empresa de transportes coletivos Volkmann, de Pomerode) e Beneth Torquatto (empreendedor da área de turismo).

O Fórum tem como objetivo fomentar o turismo, apresentando as belezas e estrutura para receber os turista na regional norte, encantando os participantes, despertando neles o desejo de nos conhecer e nos vender como destino turístico.

O evento contará com exposição dos equipamentos turísticos para geração de negócios, venda de artesanato, apresentações culturais que visam mostrar as origens e tradições do nosso povo, um tour cultural pelo Seminário, momentos de integração entre todos os participantes do evento, reunião dos secretários de turismo e presidentes das Associações Empresariais da região tendo como pauta ações voltadas para o turismo; e para finalizar, um happy hour, fechando com chave de ouro o evento, que deve ser um marco para a retomada e fortalecimento do turismo.

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.aciaccorupa.com.br, no item agenda.

Segundo Débora Aparecida Tomelin, Presidente da ACIAC, o turismo é um dos setores que mais sofreu com a pandemia.

“Tivemos que repensar nossas atividades, a maneira como a realizamos, e nos adequar a uma nova realidade, novos tempos. Tivemos que repensar a forma como nos projetamos, nossos atrativos e estrutura, e até mesmo nossas ações para atrair nosso público e gerar uma experiência positiva.”

Foi desta necessidade a ACIAC criou em sua diretoria a pasta do TURISMO para dar uma atenção especial a esta atividade, e posteriormente nasceu o Núcleo do Turismo da ACIAC, visando fortalecer o setor. Uma das primeiras ações foi reativar o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, e propor através de projeto de lei, que o Comtur seja presidido pela iniciativa privada, baseado em exemplos de outros municípios, pois assim as atividades não sofrem com as mudanças da gestão pública. E esse objetivo foi conquistado.

“Percebemos que carecíamos de um evento voltado aos nossos equipamentos turísticos, um momento de reunir pessoas e trocar experiências, e mostrar para o mundo o potencial que nossa região tem. E por isso estamos aqui hoje: para vislumbrar possibilidades, gerar negócios, buscar parcerias, ouvir, aprender, conhecer, e viver uma nova experiência, uma nova era no turismo da região norte de Santa Catarina.

Este é o primeiro Fórum de Turismo da Regional Norte de Santa Catarina, esperamos que muitos estejam por vir, a semente foi plantada”, enfatiza a presidente.

O Fórum é organizado pela ACIAC, através do Núcleo de Turismo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Corupá por meio da Secretaria de Turismo, CIGAMVALI (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), ASBANCO (Associação dos Bananicultores de Corupá), SEBRAE, SANTUR, Consórcio Intermunicipal Quiriri e FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).