Rotary Club de Jaraguá do Sul, promove feijoada em prol da Sociedade Sem Câncer

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/06/2016 - 20:06

A entidade precisa de mais espaço físico e voluntários para acolhimento e atendimento.

A SSC Sociedade Sem Câncer foi criada há 10 anos com o objetivo de auxiliar os portadores da doença e seus familiares a buscar seus direitos legais, seja na compra de medicamentos, suplementação alimentar ou previdenciário. Para isso, conta com o apoio de advogados que, de forma voluntária, atendem essas pessoas e os encaminha judicialmente para que tenham seus direitos atendidos.

Além do atendimento jurídico, a ONG atua também na sala de Conforto Oncológico no Hospital São José onde, diariamente, acolhem pacientes e familiares que vêm de fora da cidade ou mesmo de bairros distantes e que precisam passar o dia no hospital para a realização de exames ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia. Nesse espaço são servidos: Café, leite, chá, bolachas, além de uma palavra amiga.  A presidente, porém, ressalta que o grande objetivo da SSC é conseguir ter uma casa, próxima ao hospital, onde pudesse abrigar essas pessoas e dar um melhor conforto aos que precisam pernoitar na cidade. Hoje as prefeituras que enviam os pacientes para serem tratados em Jaraguá do Sul, custeiam o transporte e a hospedagem um hotel bastante simples onde a higiene não é adequada para um paciente com câncer, o banheiro é de uso coletivo e não existe acessibilidade dificultando muito para pacientes debilitados. O almoço é dado pelo hospital, porém esta seria a única alimentação que o paciente e o acompanhante recebem a cada 24 horas, qualquer outra precisa ser custeada por eles, que em sua grande maioria são pessoas carentes e muitas vezes não têm condições.

Esta doença mexe muito com o paciente e com a família, muitos encontram sérias dificuldades em lidar com essa realidade e precisam de atendimento psicológico que também é proporcionado de forma gratuita pela entidade na própria sede que é composta apenas de uma pequena sala, sendo que o ideal seria que houvesse uma sala específica para esse atendimento, visto que o acolhimento necessita de privacidade, ressalta a presidente.

A SSC hoje precisa também de mais voluntárias que possam doar um pouco do seu tempo para ajudar a quem mais necessita. A ajuda pode ser feita de inúmeras formas, basta que a pessoa se comprometa com a causa. A equipe é bastante pequena para a grande demanda.

Na intenção de contribuir para a concretização do objetivo da SSC, o Rotary Club de Jaraguá do Sul promoverá a 1ª Feijoada Beneficente que acontecerá no próximo dia 16 de Julho, sábado, na Comunidade São Francisco de Assis – Fundos DG da WEG, a partir das 11 da manhã. Os cartões estão sendo vendidos a R$ 20,00 e podem ser comprados na sede da Sociedade Sem Câncer, Avenida Getúlio Vargas, 245 – Centro, com rotarianos, ou ainda pelos fones 3275-3475 ou 9614-5817. Para empresas ou comércios que queiram colaborar com a compra de 10 cartões ou mais, faremos a entrega, basta ligar e fazer o pedido.

Rotary Club de Jaraguá do Sul