Não jogue fora: 12 utilidades para aquele seu celular velho e parado

Por: Elissandro Sutil

26/07/2017 - 14:07 - Atualizada em: 26/07/2017 - 14:44

Sabe aquele celular que você deixou de canto na sua casa depois que trocou por um modelo mais novo? Então, que tal tirar ele do armário e botar o aparelho para funcionar, em vez de apenas servir para acumular pó?

É claro que é preciso checar antes as condições em que o antigo smartphone está. Por motivos óbvios de economia, muitos brasileiros só trocam de celular quando o atual está esgotado. Mas alguma função básica da lista abaixo deve funcionar no seu aparelho antigo.

12 usos para aquele seu celular que está parado

1. Câmera de segurança

Essa é uma alternativa até já conhecida, mas não muito usada. Alguns apps são capazes de transformar seu antigo telefone em uma câmera de segurança que você pode acompanhar de longe por meio de um notebook. É possível monitorar toda a sua casa dessa forma. Entre os apps que podem te ajudar, estão o Manything (iOS) e o IP Webcam (Android)

2. Saúde e fitness

Sports-Exercise-Running-Gym-font-b-Armband-b-font-Pouch-font-b-Holder-b-font-Case

Celulares viraram importantes aliados para exercícios físicos. Com diferentes capacidades, o uso de um antigo aparelho em prol de sua saúde vai depender do nível de sofisticação do celular antigo. Mesmo os smartphones mais básicos, contudo, possuem GPS e, por isso, são capazes de rodar apps como o Runtastic (iOS e Android), que monitoram seu deslocamento de acordo com o tipo de exercício e calculam a quantidade de calorias gastas.

3. Videogame

Celulares antigos podem ter um desempenho inferior aos atuais, mas ainda assim podem servir para jogar alguns games. Isso pode aliviar espaço e faria com que seu velho celular funcionasse como os antigos game boys. É claro que jogos mais modernos e pesados podem não rodar no seu smartphone parado, mas por que não tentar básicos como os famosos Candy Crush, Angry Birds, Temple Run?

4. Controle remoto e de mídias

Seu celular parado pode servir também como um controle remoto universal que você pode configurar. Há apps do tipo tanto na App Store quanto na Play Store, como o Remoto Inteligente. E, é claro, o celular pode ser usado como controle para comandar aplicativos da SmartTV, como Netflix e YouTube via Wi-Fi, e também produtos como o Chromecast.

5. Câmera e porta-retrato digital

Seu celular antigo tem uma câmera ainda poderosa? Então, que tal usar ele só para essa função? Isso com certeza eliminaria muito espaço do seu novo celular — apesar de que, claro, aproveitar a provavelmente mais moderna câmera do seu smartphone mais atual é algo bom, então pode fazer mais sentido usar o Google Fotos para armazenas as imagens na nuvem. O seu celular antigo, ainda assim, pode servir como um porta-retrato digital em sua casa com a exibição de quantas fotos você quiser. Basta para isso utilizar o app Dayframe no Android ou colocar o celular no modo Apresentação na galeria do iPhone.

6. Relógio e despertador

96k7v46pzxn9c16a2vnvp009b

É certo que para praticamente todo mundo o celular já substituiu os antigos despertadores e rádio-relógios. Mas, se você é um saudosista fã dos relógios à beira da cama, seu smartphone antigo pode cumprir essa função. Basta baixar um app que faça essa função e que cubra o display com o horário. Na Play Store e na App Store, há vários aplicativos capazes dessa função — uma opção para Android é o Digital Clock Live Wallpaper 7.

7. Tocador de música

É, a gente sabe que uma das principais funções do celular é ter 1001 utilidades e não fazer com que necessitemos, por exemplo, de MP3 Players. Mas se o seu celular tem pouca capacidade de armazenamento será bem difícil guardar músicas baixadas ou fazer o download de várias playlists do Spotify para ouvir offline. A solução pode ser usar aquele velho celular só para ouvir músicas.

8. GPS e ajudante de viagem

Todo mundo sabe que GPS leva a bateria do celular embora rapidinho. Então que tal manter um celular velho apenas como GPS quando for viajar? É possível baixar mapas para ver offline no Google Maps, assim como uma solução é compartilhar a conexão do seu celular principal para o usado como GPS durante a viagem. Dessa forma, você economiza bastante bateria de seu celular principal. Em viagens ao exterior, seu smartphone ainda pode servir como um guia ou um segundo celular para instalar um chip local, por exemplo.

9. Diversão para crianças ou monitor para bebês

30172202716664

Essa solução já é usada por muitos pais por aí, né? Muitos celulares velhos acabam parando nas mãos de crianças, que aproveitam para jogarem games e assistirem a desenhos no smartphone. É possível impor vários limites ao aparelho para que a criança não faça mau uso dele — e, claro, é bom não deixar elas todo o tempo vidradas na telinha. Uma outra boa solução para pais é usar o celular como um monitor de bebês — há vários apps por aí que ajudam nisso, como o Dormi – Baby Monitor.

10. Televisão alternativa

Se seu smartphone tiver uma tela grande, que tal aproveitar isso em cômodos da sua casa onde você não tem uma televisão posicionada? Ele pode ser colocado no banheiro ou, melhor ainda, na cozinha. Assim é possível ver séries e filmes no aparelho enquanto passa horas preparando uma receita por ali.

11. Transforme em um livro infinito

Livros digitais estão na moda — apesar de muita gente ainda preferir os físicos. Seu antigo telefone pode funcionar como um e-reader, com o uso de apps como a Google Play Books ou o Kindle, da Amazon. Assim, você pode poupar dinheiro com os e-readers físicos e específicos para a função de leitura.

12. Peso de papel

Agenda, caneta, celular

Nada disso serve para seu celular velho? Então, meu amigo, é hora de usar ele como peso para evitar que os seus papéis voem com o vento. É claro que é uma brincadeira: o melhor é doar, passar adiante ou então reciclar seus componentes — nunca jogue diretamente no lixo comum, por favor. 😉

Fonte: Uol Notícias