Morar Bem: minimalismo também é tendência na arquitetura

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/05/2018 - 11:05 - Atualizada em: 02/05/2018 - 11:44

Menos é mais. Quem ainda não se deparou com essa frase ou com o seu conceito em algum momento da vida? Seja na moda, seja no estilo de viver, o minimalismo veio para ficar.

Na arquitetura, esse modo inteligente de pensar um projeto, um empreendimento, um lar, consegue extrair o máximo de proveito e potencial da simplicidade, sem perder em qualidade, conforto e estética.

O minimalismo na arquitetura, tendência que remonta à década de 1930 e que agora vem ganhando força, adota a ideia de que menos é mais, com o uso de linhas simples e refinadas, dando um aspecto clean à edificação.

Nas edificações minimalistas se costuma utilizar tons claros mesclados com tons mais fortes. O branco é a cor mais usual, que fica muito bem acompanhada por concreto aparente, com a combinação ficando por conta da aplicação de tons cinza chumbo ou até mesmo madeira.

“Sem ser uma casa fria, porque as vezes quando se pensa na cor branca já remete a um ambiente hospitalar, mas não é esse o significado, na prática o minimalismo fica evidenciado por ser sutil nos detalhes, destacando a beleza na simplicidade”, explica o técnico em edificações Lincon Nicocelli, sócio da Savoye Arquitetura e Design.

O projeto da Savoye (fotos) revela exatamente isso. A proposta traz a cor branca no exterior da casa e usa linhas retas com detalhes suficientes para dar personalidade à casa, além da sensação de aconchego.

No interior, o revestimento com aparência de tijolo e detalhes em madeira também reforçam a sensação de estar em casa.

O objetivo do projeto envolve justamente tirar o melhor proveito possível do espaço. A partir de uma ideia do próprio cliente, a equipe da Savoye projetou toda a casa de forma a envolver o centro do terreno, onde uma linda área externa e de lazer foi projetada, da qual é possível desfrutar em qualquer cômodo da casa.

Além de aproveitar a vista, as janelas grandes ainda permitem a maior entrada de luz do sol, diminuindo a necessidade da luz elétrica. O projeto também conta com a captação de água da chuva.

Funcionalidade

O conceito de minimalismo vem da ideia de reduzir ao mínimo, porém, sem perder o foco quanto às necessidades do cliente, buscando aproveitar ao máximo o potencial funcional de cada ambiente.

A funcionalidade aliada ao minimalismo é uma das propostas diferenciais do escritório de Jaraguá do Sul, formado ainda pelo sócio administrador Acácio Patrick Rosa e o sócio Jaison Renato Coelho.

“Não se trata apenas de arquiteturas mais cleans, ou com amplos espaços e sem excessos no número de mobílias ou elementos arquitetônicos”, comenta Coelho.

“Mas reflete também a ideia de que cada escolha arquitetônica deve ser consciente, isto é, se eu possuo uma mobília ou cômodo, estes devem obrigatoriamente ter funcionalidade e propósito”, acrescenta Jaison Coelho.

“Nossa ideia é fazer uma arquitetura diferente, funcional e também de acordo com as necessidades de cada cliente, para que no fim ele se sinta realizado”, arremata Acácio Rosa.

A Savoye Arquitetura e Design é formada pelo sócio administrador Acácio Patrick Rosa, e ainda pelos sócios Lincon Nicocelli e Jaison Renato Coelho.

O escritório fica localizado na rua Guilherme Cristiano Wackerhagen, n° 64 sala 03, Vila Nova, bem em frente ao Fórum de Jaraguá do Sul.

Telefone: (47) 3307-4850

Whats: (47) 9 9962-2320

Acesse: www.savoye.com.br

Leia mais:

https://ocponline.com.br/morar-bem-descubra-as-principais-tendencias-em-arquitetura-e-decoracao/