Morar Bem: as vantagens de comprar um imóvel ainda na planta

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 04/05/2018 - 10:16

A decisão de comprar um imóvel é um momento significativo na vida de qualquer pessoa, seja para quem vai investir em um empreendimento ou para quem deseja adquirir um lugar perfeito que possa chamar de seu.

Depois que a decisão é tomada outra dúvida surge: O que é melhor? Comprar um imóvel pronto ou na planta? Nesse momento tão importante, é normal surgirem todos os tipo de dúvidas, mas algumas orientações podem te ajudar na decisão final.

A primeira vantagem na compra de um imóvel na planta ou em obra é a valorização. Normalmente o tempo de construção de um empreendimento é entre 24 à 36 meses, ao comprar o imóvel na planta ou no início das obras você tende a gerar um ganho de capital em torno de 12% ao ano.

O corretor e sócio proprietário da Urbana Inteligência Imobiliária, Leonardo Caio Fiamoncini, destaca também a vantagem de que o imóvel novo tende a valorizar mais que o imóvel usado, pois após o término da construção, o empreendimento estará com tudo novinho, o que possibilita a valorização a longo prazo.

Um ótimo benefício para quem quer comprar imóvel para revenda. Além disso o imóvel novo terá instalações modernas, ou seja, um custo de manutenção inferior ao do imóvel usado, como custo de condomínio por exemplo.

Outro ponto atrativo é a flexibilidade na forma de pagamento, já que a compra do imóvel da planta não requer um valor expressivo de entrada, diferente da compra do imóvel pronto.

Morar Bem: minimalismo também é tendência na arquitetura

Fiamoncini explica que é possível dar uma entrada menor, complementar o pagamento através de parcelas mensais e balões semestrais por exemplo, ao longo da obra, e financiar o saldo através de instituições financeiras ou por vezes até direto com a construtora, avaliando sempre a capacidade de financiamento do comprador.

Imóvel na planta pode ser personalizado

A corretora e também sócia proprietária da Urbana Inteligência Imobiliária, Marciane Schwarz Fiamoncini, destaca a possibilidade de alterações no acabamento interno do imóvel, permitindo a personalização de acordo com as preferências do comprador, como outra vantagem.

“A escolha dos acabamentos é um ponto bem bacana, a pessoa pode personalizar o acabamento do seu apartamento, inclusive algumas construtoras oferecem opções de piso, cores”. Cita Marciane.

Definir o gesso, iluminação diferenciada, escolher piso porcelanato, laminado ou vinílico são outros exemplos de customização que podem ser realizados.

Fiamoncini salienta ainda que o comprador tem a opção de envolver um arquiteto, se desejar, para dar ainda mais personalidade e até mesmo promover alterações maiores, como modificações na planta do apartamento, sempre respeitando os limites estruturais do empreendimento.

Exemplos como a integração de ambiente, ampliação de um quarto para incluir um closet, são possíveis e comuns, ressalta o corretor.

Participação de uma imobiliária na compra e venda dá mais segurança para a entrega do imóvel

Com sete anos de experiência no setor imobiliário, a Urbana Inteligência Imobiliária destaca a solidez e credibilidade de boas construtoras em Jaraguá do Sul. Além disso, as imobiliárias são corresponsáveis com todo o processo, explicam os corretores.

“Além da nossa consciência pessoal tem a questão jurídica, somos realmente corresponsáveis”, reforça Marciane. Na Urbana Inteligência Imobiliária, aponta a proprietária, os corretores tem a preocupação com a tranquilidade e segurança do comprador, sabendo da importância desse momento tão importante da vida emocional e financeira das pessoas.

Dicas

> Pesquise sobre a construtora.

> Compre apenas imóveis que possuem Incorporação

> Analise atentamente a planta, inclusive das vagas de garagem.

> Leia atentamente o memorial descritivo do empreendimento.

> Busque uma imobiliária de confiança e um corretor que está atento as tendências do mercado.

Leia mais

Morar Bem: realize o sonho de ter uma piscina em casa