Eu posso tomar água diretamente da torneira? E jogar papel higiênico no vaso sanitário?

Water tap

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/02/2016 - 23:02 - Atualizada em: 24/02/2016 - 09:01

Mitos e verdades: fizemos algumas perguntas clássicas ao Samae Jaraguá do Sul, descubra se você está fazendo certo!

Eu posso tomar água diretamente da torneira?

Sim, o Samae realiza monitoramento da água tratada a cada 5 minutos on-line, a cada 2 horas na bancada técnica e semanalmente no sistema de distribuição. São realizadas coletas em todos os bairros de Jaraguá do Sul e em diferentes pontos da cidade. Tudo isso para garantir a qualidade da água que é distribuída para a população e atendendo as exigências da portaria do MS 2914/11, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Mas é importante lembrar que a sua caixa d’água deve passar por manutenção e limpeza a cada seis meses.  Com tudo isso, você pode sim beber água diretamente da torneira – com tranquilidade e segurança.

Se eu já tenho esgoto tratado na minha casa, posso jogar o papel higiênico no vaso sanitário?

Não, a ideia de lançar o papel higiênico usado no vaso sanitário estava vinculada ao fato de que, no Brasil, o destino dos resíduos sólidos eram em lixões. Hoje, Santa Catarina é o único estado que conseguiu erradicar os lixões e todo o descarte é realizado em aterro. Considerando isso, não se recomenda lançar o papel higiênico no vaso sanitário, pois pode acarretar em entupimento do vaso e da rede coletora. A indicação é descartar papel higiênico, fraldas, absorventes, camisinhas, cotonetes e cabelos somente no lixo.

Por que às vezes eu recebo água suja na minha casa? Essa água está contaminada?

O Rio Itapocu, manancial de onde é captada a água distribuída pela Estação Central tem em sua composição ferro e manganês, substâncias que ficam aderidas nas paredes das redes de distribuição. Quando ocorrem intervenções na rede de abastecimento, ela fica seca.  No momento em que a água retorna para rede com pressão, essa incrustação se desprende, elevando a concentração dessas substâncias na água distribuída, causando principalmente alteração de cor e sabor. A água turva não é contaminada, contudo por causa da coloração e sabor não se recomenda a ingestão dessa água.

Eu preciso ter caixa d’água?

Sim, o artigo 211 da Lei Municipal 1184/1988 diz que “Toda edificação deverá possuir pelo menos um reservatório de água próprio.” Muitas vezes o Samae precisa interromper o abastecimento para fazer manutenção na rede de distribuição e os imóveis com reservatório dificilmente sentem os efeitos dessa interrupção. Por isso é indicado que cada unidade consumidora instale a sua caixa d’água. Outra informação importante é que, de acordo com o regulamento do Samae, todas as entradas de água do Samae para as edificações devem obrigatoriamente passar primeiro pela caixa d’água, inclusive a máquina de lavar roupas.

Posso ligar a água da chuva na rede de esgoto do Samae?

Não, a água da chuva dos imóveis deve estar conectada a rede de drenagem pluvial. A rede coletora de esgoto sanitário foi projetada somente para coletar esgoto sanitário; a ligação de águas de chuva sobrecarregam a rede, dificultando o tratamento e podendo até mesmo retornar à casa do usuário.


Fotos: Divulgação  //  Fonte: Samae Jaraguá do Sul