Coluna Por AcaZo #177 – Por Zeca Jr.

Por: Zeca Jr.

13/04/2018 - 09:04 - Atualizada em: 15/05/2018 - 08:49

O Pequeno Príncipe?

Nasci nos anos 70, em meio a uma geração com poucos direitos e muitos deveres e será que isso foi bom ou mal pra mim?

Lembro com alegria nossas brincadeiras de infância na Rua Reinoldo Rau e em suas imediações. Correr, brincar de esconder, jogar vôlei num campinho improvisado, nas férias ficar até altas horas da noite sentados no meio fio conversando, andar de bicicleta pelo meio da rua mas bastava ouvir o terrível “Tá na hora de vir para casa”, que era emitido por nossas mães através do gogó e não por celulares, Iphones ou qualquer outro aparato eletrônico.

Nesse momento, sabíamos que era hora de nos despedir dos amigos, deixar tudo o que estávamos fazendo para o dia seguinte e vir correndo para casa, se não a cuíca roncava. É, sou de uma época em que respeitar os mais velhos, principalmente os pais era uma obrigação e não uma mera convenção social.

E sabe que eu não cresci sendo um ser frustrado, uma pessoa com algum trauma ou algum desvio psicológico por conta disso. Sabe por quê? Porque sabíamos das nossas obrigações como filhos, e a primeira delas era o respeito aos nossos pais.

Por ser o filho mais novo em casa, e praticamente criado como filho único, pois minha irmã mais velha casou e saiu de casa quando eu tinha apenas 2 anos e minha irmã do meio também casou e saiu de casa quando eu tinha 6 anos deveria ter sido criado como um príncipe. E assim o fui! porém, conhecia das minhas obrigações como filho.

Nos dias atuais, as coisas são diferentes. Os filhos são tratados como príncipes, porém “reinam” à vontade, tornando seus pais verdadeiros súditos. “Mãe, traz meu suco!” E o pai, compra o celular tal, o drone, até chegar no carro aos 18 anos. Isso quando os mandos e desmandos do principezinho ou da princesinha, não duram até a idade adulta.

Isso denota o que? A falta de limites. Pais que pensam que estão suprindo as necessidades dos filhos através de bens materiais esquecem que em muitas situações é mais importante um “vai lavar essa louça para aprender a ser gente!”.

Esta semana recebi um vídeo de uma entrevista com o professor e psicólogo Marcos Méier, que aborda a questão do Art. 1.634 do Código Civil que diz o seguinte: “Compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder familiar, que consiste em, quanto aos filhos:” no inciso IX desse artigo, vê-se a seguinte fala “exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.

Na entrevista Méier ressalta a importância dos filhos cumprirem com os afazeres domésticos conforme a sua idade, e que os filhos que possuem obrigações e respeitam seus pais em casa, são aqueles que também respeitam os professores, superiores e que costumam cumprir seus deveres como cidadãos, ao contrário daqueles que só querem saber dos seus direitos.

Voltando ao assunto de príncipes e princesas, até os Príncipes de verdade têm suas obrigações a cumprir com o protocolo do trono a que pertencem. Vejam o exemplo de William e Harry (tudo bem, que eles podem ter dado suas escapadinhas), seguiram a carreira militar cumprindo com suas obrigações. Não foi pelo fato deles serem netos da Rainha da Inglaterra que os poupou disso.

Pais e mães, está mais que na hora de mostrar que enquanto seus filhos que quem dita as regras do castelo são vocês. Ofereçam direitos, desde que eles cumpram com seus deveres e a paz no reino será alcançada e todos viverão felizes para sempre!

No Pirata

A banda Código e Bar é a atração do Pirata nesta sexta-feira

Atenção, galera, o barco está zarpando! Zarpando rumo a um final de semana repleto de muito agito e de muito rock’n roll. Tudo começa nesta sexta-feira (13), com uma das melhores e mais badaladas bandas que repercute no cenário do rock da região que é o CÓDIGO DE BAR. Que traz no repertório os clássicos do gênero, muita irreverência e descontração.

No sábado (14), os fãs da legião idealizada por Renato Russo vão ao delírio, com a apresentação da LEGIÃO URBANA COVER de Curitiba. Ela que é considerada uma das melhores bandas cover do Legião, com aprovação da própria família Manfredini, ou seja, a família de Renato Russo.

Para encerrar a semana no domingo (15) é a vez do pop e reggae acústico com CHICO SÉRGIO.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (47) 9 8407-9266.

Baile de Gala da PM

O 14º Batalhão da Polícia Militar, preparando com todo carinho a 4ª edição do seu já tradicional Baile de Gala

Recebendo notícias do 4º Baile de Gala do 14º Batalhão da Polícia Militar, um belíssimo e concorrido evento que acontece no dia 27 de julho no salão nobre do Clube Atlético Baependi, com animação da banda In Natura.

Os recursos obtidos com o baile serão aplicados em projetos e atividades do 14º Batalhão de Polícia Militar, especialmente operacionais, técnicos e de instrução (educacionais).

Mais informações, bem como reservas podem ser feitos com a Daniela através do telefone (47) 3276-9100 ou do e-mail: 14bsecretaria@pm.sc.gov.br

Mega Revival

Baepe lotado este foi o clima da 1ª edição do Mega Revival Notre e Marrakech, que aconteceu no ano que passou

Comentários bombando sobre o Mega Revival Notre e Marrakech, que acontece no próximo dia 5 de maio no Baepe. Muita nostalgia, uma noite de reencontros dentro do maior clima dos anos 80, 90 e início dos anos 2000. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos na Sniper Jaraguá do Sul Airsoft, situado no Jaraguá do Sul Park Shopping.

Uuuuuhhh, Papai Chegou…

MC Catra agita a Patuá Music no próximo dia 21

Só para lembrar o povo que curte funk, que no próximo dia 21, rola na Patuá Music, super show com um dos maiores nomes do funk nacional que é o MC Catra.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos  nos seguintes pontos de venda: Posto Cidade Centro, Radio Studio Fm, Pizzaria Toscana e através do site do Ingresso Nacional.

Informações e reservas através do fone: (47) 9 9608-0916.

Povo do Baile

Chiquito e Bordoneio fazem o povo tradicionalista dançar no próximo dia 21 no Na Noite

Essa é para o pessoal que curte umas de dançar mais pertinho. No próximo dia 21 na mais nova casa de espetáculos de Jaraguá que é o Na Noite, acontece um baile com duas bandas. Chiquito e Bordoneio para animar os Peões e as Prendas e também na mesma noite, bailão com a banda Milennium Cia. Show.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos nos seguintes locais: Rancho Bom Supermercados, Campoearte Artigos Campeiros, Posto MIME Matriz e no Posto CIDADE Centro.

Informações e reservas através do fone: (47) 9 8407-9266.

Para quem ainda não sabe, o Na Noite fica na Rua João Planinchek, 1371 – Nova Brasília, antiga The Way Club.

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!

—–

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—–

Leia também: