Coluna Por AcaZo #157 – Por Zeca Jr.

Por: Zeca Jr.

09/11/2017 - 08:11 - Atualizada em: 15/05/2018 - 08:53

Wir gehen zum Schützenfest!

Logo mais à noite, o Parque Municipal de Eventos abre seus portões dando largada para mais uma Schützenfest. É a 29ª edição da “nossa” tradicional festa, que evoca a cultura das Sociedades de Tiro, trazidas da Alemanha por nossos antepassados.

Para quem não sabe a Schützenfest tem origem com as Schützenverein (em português, Sociedade de atiradores) que são, em países germânicos, associações voluntárias de tiro. Sendo que as Sociedades que temos aqui em nossa região, seguem os mesmos moldes das existentes na Alemanha.

Voltando no tempo para contar um pouco da história, essas sociedades originaram-se nas cidades medievais da Alemanha e nos dias de hoje, essas sociedades de tiro estão presentes também na Áustria, Tirol Meridional (Itália) e Suíça. Os membros praticam tiro esportivo com regras específicas para cada modalidade, sendo as armas utilizadas rifles, pequenas pistolas e por aí vai…

Agora, falando da Schützen, confesso a vocês que fiquei extremamente feliz ao circular pela cidade e ver as vitrines do nosso comércio ostentando manequins utilizando trajes típicos, armas e as cores da bandeira da germânica. Para quem tem um passado ligado a festa todas essas manifestações são muito positivas.

Como jaraguaense nato, posso afirmar que participei de todas as edições, lembro com muito carinho das primeiras festas (bons tempos da banda Mottener), lembro também com muita saudade dos tempos em que fui membro da equipe de a poio da CCO (Comissão Central Organizadora) e posteriormente ocupando cargo efetivo como membro da CCO, trabalho que realizávamos voluntariamente, motivado pelo fato de estarmos em contato com pessoas especiais que eram os integrantes das Sociedades de Tiro.

Nossa, quantas pessoas tive o prazer de conhecer e conviver durante este tempo, quantas amizades eu pude fazer, contando desde o pessoal da equipe de limpeza, até autoridades. Enfim, fazíamos parte de uma grande família!

E é esse o clima da festa, um grande encontro onde a diversão é garantida. Pois então, como diz o refrão do hino da Schützen, “wir gehen zum Schützenfest in Jaraguá”, ou seja: vamos para a Schützenfest em Jaraguá!

Schützenfest

Pois é galera, como comentei na notinha acima, logo mais a partir das 18h, inicia mais uma Schützenfest. É a 29ª edição da maior festa dos atiradores do Brasil! Muita comida, bebida, música, apresentações culturais e muitos tiros serão disparados durante os 10 dias da festa, ou seja, de hoje, dia 9, até o próximo dia 19.

Para conferir todos os detalhes da festa, basta acessar a página oficial da Schützenfest no Facebook.

Pirata Rock Bar

banda Vellux é atração no Pirata nesta sexta-feira

Atenção marujada de plantão! O Capitão manda avisar que nesta sexta-feira (10), o agito pré-show do Biquíni Cavadão é com a banda VELLUX, que volta ao palco da embarcação trazendo no seu repertório os clássicos do rock, bem como muito pop rock para agitar a galera.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (47) 9 8407-9266.

Biquíni Cavadão

Sábado, dia 11, tem Biquíni Cavadão no Pirata Rock Bar

Está chegando a hora galera! Neste sábado (11), o Pirata Rock Bar recebe com o maior orgulho em sua “embarcação”, o show da banda Biquíni Cavadão, a banda carioca formada por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro Birita, apresentando sucessos como Tédio, Timidez, Janaína, Vento Ventania, Zé Ninguém, ente outros.

A abertura dessa memorável noite, será com a banda Legião Urbana Cover de Curitiba, cover que leva o aval da família Manfredini, ou seja, a família de Renato Russo.

Os ingressos antecipados dos você pode encontrar nos seguintes locais: Pirata Rock Bar, Container Rock Wear, Academia Espaço Maior, Quiosque Brahma Shopping, Posto Mime Matriz, Posto Mime Weg e no Posto Cidade Centro.

Mais informações bem como reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (47) 9 8407-9266 ou 9 9608-0916.

 

Pastel da Enfermagem

Pastelada da Enfermagem movimenta o salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro no próximo dia 15

Galera do Curso de Enfermagem matutino da Faculdade Anhanguera de Jaraguá, convidando para o próximo dia 15, no salão da Igreja Luterana Apóstolo Pedro, no centro de Jaraguá, a 1ºª Pastelada da Enfermagem.

Na ocasião serão servidos pastéis de carne, frango, palmito, pizza, chocolate e banana.

Fica o toque!

Voilà Homem

Com estampas folhagens a camiseta Foxton full print Ilha Grande, combinado com bermuda da Calvin Klein e tênis Reserva. Para completar o Look, os acessórios da Izolô. Revelando estilo urbano e moderno, que você encontra na Voilà Homem

Num papo com o amigo Marco Antônio Martins da loja Voilà Homem que fica no Jaraguá do Sul Park Shopping, fiquei sabendo que já estão a amostra nas vitrines da loja a coleção verão 2017/18 da grife Foxton, Calvin Klein, Reserva, entre outras.

Pelo que o Marco me contou, as peças estão simplesmente um arraso. Vale lembrar que a loja conta também com barbearia.

Para quem não sabe, a Voilà Homem fica na Sala 161 – 1º Piso do Shopping.

Casa 97

O duo Napkin, formado por Natana Alvarenga e Kimberly Neves é uma das atrações das comemorações de aniversário da Casa 97 em Joinville

A Casa 97 está de aniversário e para comemorar seu primeiro ano em Joinville, a programação da semana terá atrações especiais. A festa começa nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, com uma edição especial do Play Lounge Extreme. A Casa irá promover o torneio Magic The Gathering Commander (jogo de cartas colecionáveis em que os baralhos são montados de forma personalizada para a disputa).

Na sexta-feira (10), a comemoração continua com a apresentação da Napkin, a partir das 19 horas. Formado em Joinville, o duo explora todo o talento das compositoras, instrumentistas e cantoras Natana Alvarenga e Kimberly Neves.
No sábado (11), a Casa contará com duas atrações a partir das 19 horas. Uma delas é a participação da atriz e contadora de histórias Daniele Pamplona, da Casa Teatral e a outra atração, a banda Old School Jazz Club, de Florianópolis, faz as honras da casa.

Para encerrar a programação de aniversário, no domingo (12), será um almoço especial a partir das 12 horas. O prato do dia será o Virado à Paulista (arroz, couve, tutu de feijão, bisteca suína e ovo). A partir das 16 horas, a Casa 97 recebe o projeto Música, Pedal e Histórias, uma experiência de cicloviagem da compositora catarinense Prika Lourenço.

Para quem não sabe, a Casa 97 fica na rua Arco-íris, 97, bairro Iririú em Joinville. Mais informações e reservas, através do fone: (47) 3227-9537.

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!