“São tantos títulos outrora conquistados. Com bravura, muita raça e fervor. Leva consigo o coração de uma cidade. Meu furacão, tu és sempre um vencedor”, trecho do Hino da Chapecoense

Vencedor. Esta é a palavra que define cada jogador, integrante da comissão técnica e dirigente da Chapecoense que estava a bordo do Avro RJ-85 que caiu a poucos quilômetros da cidade de Medellín, na Colômbia.

A tragédia que assolou o Brasil nesta madrugada, 29, também deu fim a vida de convidados, profissionais da imprensa e membros da tripulação.

As belas jogadas e os passes habilidosos da Chapecoense, ou “Chape”, como é conhecida carinhosamente pelos torcedores, eram embalados pelo amor de uma cidade, o respeito de um estado e a admiração de um país.

Agora, nos resta relembrar as conquistas e a alegria deste time que ficará marcado para sempre na história do futebol brasileiro como um exemplo de determinação, crescimento e superação.

Um time de vencedores

A Associação Chapecoense de Futebol, fundada em 10 de maio de 1973, é fruto da força de vontade de jovens apaixonados pelo esporte, que decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense.

Os jogadores da Chapecoense sempre lutaram por um lugar ao sol, mas foi a partir de 2013 que o time começou a despontar no cenário nacional quando chegou pela primeira vez à Série A do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Chapecoense em campo | Foto: Fernando Remor/Mafalda Press/Folhapress
Jogadores da Chapecoense em campo | Foto: Fernando Remor/Mafalda Press/Folhapress

Neste ano, eles foram mais além: foi o primeiro time brasileiro a chegar à final da Copa Sul-Americana desde 2013. A viagem que resultou na queda do avião levava os jogadores para uma partida contra o Atlético Nacional, da Colômbia.

Este seria um jogo para consagrar a trajetória de vitórias da Chapecoense.

O coração de uma cidade

O time Chapecoense é filho orgulhoso da cidade de Chapecó, conhecida nacionalmente como a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense do turismo de negócios.

Hoje, o município, com cerca de 210 mil habitantes,  amanheceu em silêncio, com os gritos de animação da torcida  transformados em lamentos de tristeza e dor.

fotocco
Chapecó: o berço de vencedores | Foto: Marcio Tecchio

A Chapecoense sempre fez jus ao seu hino e levava o coração de Chapecó para onde quer que fosse. Era um exemplo de como os habitantes dali poderiam sonhar alto e conquistar tudo o que desejavam.

O jornalista Fabrício Carpinejar definiu o sentimento atual da cidade de Chapecó em um texto emocionante. Confira um trecho:

A queda da aeronave na Colômbia que levava o time do Chapecoense matou toda Chapecó na madrugada desta terça-feira (29/11). Porque Chapecó era o Chapecoense. [...] Jamais contaremos os mortos da tragédia. Jamais saberemos ao certo o número de mortos. Somos hoje todos desaparecidos.

Solidariedade em rede

Dadá Maravilha, um dos maiores artilheiros do Brasil, certa vez disse que  o futebol é um universo maravilhoso que faz as pessoas se aproximarem, que faz as amizades se multiplicarem e que nos ensina a amar e a respeitar o próximo.

O futebol, reconhecido no mundo todo como uma paixão brasileira, mostrou mais uma vez que é um esporte verdadeiramente coletivo que ultrapassa as barreiras dos campos e dos estádios.

Os clubes de todo Brasil mudaram as fotos de suas redes sociais em homenagem à Chapecoense
Os clubes de todo Brasil mudaram as fotos de suas redes sociais em homenagem a Chapecoense

Prova disso, é o sentimento de solidariedade despertado por esse triste acontecimento. Nas redes sociais, as pessoas sensibilizadas com a tragédia mudaram suas fotos de perfil e enviaram mensagens de conforto para as famílias das vítimas.

Termos como “#SomosTodosChapecoense” e “#ForçaChape” permaneceram nos assuntos mais comentados do Twitter durante todo o dia. São demonstrações singelas que confirmam o poder de união do futebol brasileiro.

História de esperança

A cor verde que estampa o brasão e o uniforme da Chapecoense está ligada ao sentimentos de segurança, harmonia e equilíbrio. Mais do que isso, o verde significa esperança, sentimento que sempre movimentou este time em busca do êxito.

A história da Chapecoense ficará gravada para sempre na memória daqueles que torceram pelo crescimento, vibraram com as conquistas e se inspiraram na força deste time.

Uma grande equipe que conseguiu eliminar qualquer rivalidade em prol do sentimento mútuo de melancolia, pela perda, e alegria, pelas lembranças felizes de profissionais que nunca desistiram de fazer sempre mais.

Que estas sejam as últimas imagens destes heróis: