Cervejaria Karsten: três anos de uma receita que conquistou o paladar dos consumidores de toda a região

Por: OCP News Jaraguá do Sul

03/04/2017 - 12:04 - Atualizada em: 03/04/2017 - 12:56

A produção de cervejas e chopes é permeada de detalhes. Desde a escolha dos ingredientes até a venda e consumo do produto, tudo tem que ser minimamente cuidado para que o sabor e a qualidade agradem os sentidos de quem degusta. E foi há três anos que a Cervejaria Karsten acertou na receita e conquistou o paladar dos consumidores de cerveja de toda a região. Agora, em meio às comemorações de aniversário, a cervejaria celebra a implantação de uma nova sala de brassagem, a chamada “cozinha cervejeira”, para levar ainda mais qualidade a cada um de seus chopes.

De acordo com o sócio da cervejaria, Side Karsten – que tem Charles Schauffert ao seu lado no comando da empresa -, a Karsten executou um projeto de ampliação da produção. “Estamos fazendo a ampliação da ‘cozinha cervejeira’. Antes, produzíamos 500 litros de mosto/dia com um sistema extremamente manual. Agora, estamos com equipamento novo, mais automatizado, para justamente aumentar o volume de produção e melhorar a qualidade do mosto. O próximo passo será aumentar a adega cervejeira”, comenta. O sistema de brassagem foi desenvolvido exclusivamente para a Karsten.

A principal diferença com essa mudança, segundo ele, é a melhora na automação do processo de produção do mosto. “Antes tínhamos o aquecimento com fogo, resistência elétrica, etc, sistemas que fazem muita diferença na hora de fazer uma análise sensorial. Agora a cozinha está automatizada, todo o processo será controlado com aquecimento a vapor. A produção continua sendo artesanal, tornando o processo bem mais preciso”, explica.

cervejaria

Com esse investimento, a produção – que era de aproximadamente 2,5 mil semanais – passará a ser 2,5 mil litros a cada 12 horas. “Os novos equipamentos tem capacidade para atingir até 80 mil/litros mês em dois turnos”, completa. Neste momento a intenção da Karsten é manter a produção de 12 mil litros mensais. Por meados de junho/julho novos investimentos serão realizados para aumentar a adega cervejeira, chegando ao volume de produção de 20 mil litros/mês ao final de 2017. Para 2018, a meta é produzir 40 mil litros por mês. “Nosso comprometimento é de não alterar o sabor dos nossos chopes e melhorar a qualidade deles. Vamos aproveitar também para criar novas receitas, algumas até mais alcoólicas!”, enfatiza.

Segundo ele, as conquistas são compartilhadas com todos os jaraguaenses e moradores da região. “A Schützenfest foi muito boa para nós, a nossa região tem consumido muito os nossos chopes.Esta ampliação é justamente para atendermos a demanda que a cerveja artesanal tem no Brasil”, conta.

Além da venda de barris de chope para eventos em geral, a Karsten conta com oito pontos de venda na região. A partir da próxima semana, os chopes da marca também serão comercializados com exclusividade nos jogos do Jaraguá Futsal na Arena Jaraguá.