Antigamente em Jaraguá do Sul: fotos raras do Carnaval jaraguaense

Por: Claudio Costa

05/02/2016 - 15:02 - Atualizada em: 22/02/2016 - 11:54

Poucas manifestações culturais têm tanto a cara do Brasil como o Carnaval. Presente em praticamente todo o território brasileiro, a festa popular que acontece no início do ano chegou em Jaraguá do Sul na década de 20. Segundo o historiador Ademir Pfiffer, haviam desfiles de canoas ao som de um acordeão no rio Itapocú.

De acordo com documento produzido pela historiadora Silvia Kita, chefe do Arquivo histórico, os desfiles ganharam ainda mais força na década de 30 (foto do topo deste artigo). O incentivo para a popularização da festa foi dado pelo médico baiano Álvaro Batalha. Os foliões jaraguaenses utilizavam, inclusive, carros alegóricos no desfile.

reinoldo

Desfile na década de 80 realizado na Reinoldo Rau, no Centro

Os bailes de carnaval eram realizados na Sociedade de Atiradores, no Salão Buhr, e a partir de 1938 também no Clube Aymoré, primeiro no prédio de Tufie Mahfud e depois no prédio escolar da Comunidade Evangélica.

——–
LEIA TAMBÉM: Afinal, pra quê Carnaval em Jaraguá do Sul?
——–

A primeira escola de samba da cidade foi fundada em 1938. A Estrela D’Alva foi criada por Manoel Rosa, conhecido como mestre Manequinha, e começou a participar do Carnaval de Jaraguá do Sul apenas em 1950. O grupo mais antigo do Carnaval jaraguaense participava dos desfiles mantendo a tradição. Manequinha também fundou o Bumba meu Boi no início da década de 50.

maneca

Manoel Rosa, o popular mestre Manequinha, durante o desfile do Carnaval em 2007

Segundo o jornal O Correio do Povo, em 1975, um grande público compareceu no percurso entre a praça da Prefeitura e a Igreja Matriz. Ao todo, cinco mil pessoas assistiram o desfile. Dois desfiles foram feitos, no domingo à noite e na terça-feira à tarde, dos dias 9 e 11 de fevereiro de 1975.

Bloco do Bafinho foi o primeiro colocado no Carnaval de 1988

Bloco do Bafinho foi o primeiro colocado no Carnaval de 1988

Com passar do tempo outros blocos de carnaval foram criados. Samba no Pé, Sem Preconceito desfilaram nas ruas de Jaraguá do Sul, trazendo alegria para os foliões. O bloco mais antigo em atividade é o Em Cima da Hora. Criado há 28 anos, o grupo ainda participa do desfile de rua do Carnaval jaraguaense.

Buscamos mais algumas registros junto ao pessoal do Clube Atlético Baependi. A tradição dos bailes de Carnaval foi registrada em fotos bem legais:

moças 1

Belas moças vestidas de marinheiro no Carnaval de 1953, no Clube Atlético Baependi. Saca só a cara do tio de bigode!

Galera muito animada fazendo trenzinho no baile de Carnaval do ano de 1953

Galera muito animada fazendo trenzinho no baile de Carnaval do ano de 1953

No baile infantil de 1986, mães fazem uma roda de "fofoca" no meio da folia

No baile infantil de 1986

A criançada se divertindo com confetes no baile infantil de 1986

A criançada se divertindo com confetes no baile infantil de 1986

Foto 030002

Folia no baile infantil de 1986. Aqui pode ser visto o palco do clube, decorado à altura pra ocasião.


O desfile de Carnaval deste ano ocorre no dia 6 de fevereiro, às 20h30, no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul.

 

Já o C.A. Baependi mantém a tradição do Carnaval Infantil, o evento será na terça-feira, dia 9:

xalinho