Estudo da Fiesc indica mais atraso na obra do acesso aeroporto de Florianópolis

Novo aeroporto de Florianópolis será inaugurado no dia 1 de outubro | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/03/2019 - 07:03 - Atualizada em: 22/03/2019 - 14:34

No ritmo atual das obras, o acesso ao novo terminal de passageiros do aeroporto internacional de Florianópolis dificilmente ficará pronto no início de outubro, mostra análise da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), divulgada nesta quarta-feira (20), em reunião conjunta da Câmara de Transporte e Logística da entidade e do Conselho de Infraestrutura.

Conforme o estudo, entre os entraves para o cumprimento do prazo estão: a quantidade de obras e serviços remanescentes e a complexidade executiva delas, especialmente na interseção do complexo do estádio do Avaí/Carianos/Aeroporto e nos acessos ao novo viaduto. Além disso, é preciso considerar as distâncias e as dificuldades para o transporte de matérias-primas para as obras.

“É uma obra fundamental para Santa Catarina que se não for entregue no prazo determinado, prejudica a credibilidade do estado e pode afetar futuras concessões e negócios. Esperamos que o governo dê uma atenção especial para que a obra seja concluída no prazo”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Conforme o projeto executivo do Deinfra, a obra contempla a implantação e a pavimentação do acesso à nova área do terminal do aeroporto Hercílio Luz e a região sul de Florianópolis, totalizando uma extensão de 7.968,51 metros.

Estudo apontou entraves do acesso ao aeroporto e preocupou empresários | Foto Fiesc/Divulgação

O estudo ressalta que o segmento mais crítico e preocupante é de aproximadamente dois quilômetros no entorno do loteamento Santos Dumont e a interseção Avaí/Carianos. O trabalho, realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, destaca que ainda há imóveis que precisam ser demolidos para permitir a execução da pista de acesso à nova ponte sobre o Rio Tavares e no loteamento parcialmente atingido.

O CEO da Floripa Airport, Tobias Market, disse que há expectativa com o compromisso que o governo assumiu com a sociedade e a concessionária de entregar uma faixa até 1º de outubro quando o terminal será inaugurado.

“O que é importante para nós da Floripa Airport hoje é que exista o acesso até o aeroporto. Se ele não estiver completo isso não tem tanta importância. O importante é entregar mesmo que seja uma faixa única”, disse o CEO da Floripa Airport, Tobias Market.

O governo do estado não se pronunciou sobre o estudo e mantém a data de entrega de 1º de outubro.

Quer receber as notícias no WhatsApp?