O desenvolvimento de software tem se tornado uma área com grande tendência de crescimento, trazendo tecnologias inovadoras para setores como comércio, entretenimento, finanças, entre outros. Pela sua natureza digital, este campo tecnológico permite que a criatividade dos desenvolvedores seja exponencial, trazendo novas ideias e soluções para todos os mercados em que participam.

Um mercado de inovação com grande potencial de crescimento

Cada vez mais empresas estão investindo tanto na especialização dos seus funcionários em desenvolvimento de software quanto na criação de vagas para novos especialistas da área, de modo a colocar seus negócios na vanguarda da transformação digital e melhorar suas chances de se destacar no grande entorno global da atualidade.

Destacam-se, principalmente, os desenvolvedores de software para Web, Mobile, Backend e Ops, que, em linhas gerais, se encarregam de criar soluções inovadoras para internet, smartphones, sistemas operacionais e serviços de automação, respectivamente. No entanto, novos campos de desenvolvimento de software abrem as portas para posições especializadas em várias aplicações digitais.

O mercado digital tem mudado constantemente nos últimos tempos, e há certa escassez de desenvolvedores no mercado de trabalho, o que abrirá espaço para que mais de 264 mil empregos sejam gerados no Brasil nos próximos anos. É importante destacar que os segmentos de ferramentas de internet e softwares de computador são os que hoje oferecem mais oportunidades de emprego devido ao grande número de novas empresas digitais que estão se desenvolvendo em todo o mundo.

Histórias de sucesso e áreas de oportunidade

Um dos setores em que o uso das novas tecnologias pode ser mais bem valorizado é o de e-commerce, uma vez que cada vez mais lojas físicas estão dando o salto para o mundo online e, ao mesmo tempo, novos empreendedores apostam em oferecer seus serviços globalmente.

Com o sucesso de plataformas globais como Amazon ou Rakuten, muitas empresas tradicionais encontraram a inspiração necessária para trazer seus serviços para o mundo online. Da mesma forma, a indústria do entretenimento está se renovando para incluir propostas como a chegada de novas plataformas de cassino, que se caracterizam por oferecer versões cada vez mais inovadoras de jogos e interfaces focadas na segurança e na facilidade de uso. Além disso, também oferecem uma grande variedade de métodos de pagamento, canais de atendimento ao cliente e bônus de boas-vindas. Outro exemplo é o da indústria cinematográfica, visto que plataformas digitais como a Netflix estão se tornando um substituto para os cinemas e métodos de produção tradicionais. Nessa área, o trabalho dos desenvolvedores de software atinge desde a produção de filmes até a parte logística, a fim de fazer com que as produções cheguem aos telespectadores por meio de dispositivos como smartphones, laptops ou televisores inteligentes.

Por sua vez, novas profissões, como cientista de dados ou especialista em inteligência artificial, estão abrindo portas em mercados bastante diversos, como finanças, medicina e automação. Isso se deve à necessidade constante de criar ferramentas capazes de analisar informações com rapidez e eficácia, de modo a entregar soluções confiáveis ​​que possam prevenir possíveis riscos.

A especialização no desenvolvimento de software

A alta demanda por trabalhadores especializados em desenvolvimento de soluções digitais tem levado as empresas a investir em novas tecnologias, ao mesmo tempo que as pessoas que buscam ocupar algum dos cargos de maior demanda e obter os melhores salários estão adquirindo conhecimento especializado nas tecnologias mais populares da atualidade.

Um ponto importante em torno do exposto é que os principais aspectos do desenvolvimento de software exigem que seus profissionais utilizem ferramentas específicas de acordo com sua área de especialidade. Por exemplo, os desenvolvedores de aplicativos web se especializam no uso de ferramentas como React Native ou Angular, enquanto os cientistas de dados apoiam-se em linguagens de programação como Python e serviços de transporte de dados e armazenamento na nuvem como Docker.

Fonte: Pixabay

Oportunidades e opções de aprendizagem

O grande número de mercados em que o desenvolvimento de software é aplicado e todas as novidades que permite implementar a vários tipos de empresas têm sido os principais motivos para o nascimento de centros de aprendizagem em torno desta atividade. Seja dentro de universidades e centros de estudos técnicos ou digitalmente, através de plataformas de cursos online, o desenvolvimento de software é um campo em constante evolução cujo princípio fundamental é inovar todas as indústrias onde se aplica, tornando-se, assim, um ramo cada vez mais competitivo.

No Brasil, é possível até encontrar escolas startup que têm como foco a formação de desenvolvedores de software com o intuito de atender à grande demanda de soluções que existe hoje em dia. Assim como relata o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, este tipo de centro de aprendizagem oferece ainda esta formação com a possibilidade de pagar pelos estudos após ter encontrado um emprego com boa remuneração.

Em meio à transformação digital pela qual o mundo passa, o desenvolvimento de software vem a ser uma das principais ferramentas para grandes empresas, novas plataformas digitais e até mesmo empreendedores que buscam transformar suas ideias em realidade. A capacidade de inovação que esses especialistas digitais podem oferecer tornou-se não apenas uma habilidade muito apreciada pelos empregadores, mas também a característica que mais ajuda os desenvolvedores de software a se destacar neste contexto cada vez mais competitivo.