Universitários produzem clipes para músicos de Joinville

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

04/12/2018 - 15:12 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

De uma única tacada, a cena musical joinvilense ganha cinco videoclipes nesta semana. Culpa dos universitários da Unisociesc, que, por conta de um projeto acadêmico chamado Clipagem, produziram vídeos para cinco artistas/grupos locais. O lançamento acontece nesta quinta (6), no teatro da universidade.

O projeto surgiu numa conversa do músico Tiago Pereira (Somaa, Mosaico Adulto, entre outras bandas) e dos professores da Unisociesc Rafael Alonso e Edson Burg, amigos de longa data. Quarenta alunos dos cursos de cinema e audiovisual e jornalismo foram desafiados a “adotar” cinco músicos da cidade que tivessem uma produção autoral e que, preferencialmente, ainda não tivessem um clipe no currículo.

Foram selecionados Ellen Miru, Ricardo Ledoux, Milton Neto e as bandas Stilos e Mosaico Adulto, todos com estilos bem diversos. Aos alunos do cinema coube produzir um videoclipe a partir de uma canção apontada pelo artista, e os alunos de jornalismo tiveram a missão de preparar um pequeno projeto de comunicação para eles (redes sociais, assessoria, textos, fotos, etc).

“O objetivo foi proporcionar aos alunos uma experiência praticamente profissional de trabalho, já que estavam lidando com um público externo à universidade, e, ainda, a experiência, que pra nós é sempre interessante e fundamental, de trabalhar com temas ligados à arte e à cultura. Foi o semestre de estreia do projeto, mas a ideia é que ele se estabeleça por algum tempo, transformando-se num projeto de extensão da Unisociesc e passando a funcionar também como um elemento fomentador da cena musical autoral da cidade”, frisa Alonso, responsável pela disciplina de projeto interdisciplinar.

O lançamento do projeto na quinta, às 19h, contará com a exibição dos cinco videoclipes e um pocket show de cada artista contemplado (à exceção de Milton Neto). A entrada é gratuita.