Serenata de Páscoa, os stibas celebram a ressurreição de Cristo com muita música

Por: Felipe Elias

20/04/2019 - 09:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Uma simples atitude que leva amor, alegria, esperança e emoção ao próximo. É com esta motivação que Luis Dix, 41 anos, abdica do seu conforto e descanso durante a Páscoa para proporcionar um momento inesquecível para os seus vizinhos na Vila Itoupava, em Blumenau.

Há 21 anos, ele ajuda a manter uma antiga tradição germânica desta época: o Stüppen, conhecido como serenata de Páscoa, que também continua preservada na cidade de Pomerode. Inspirado em seu pai, Luis é um dos chamados “stibas” que de modo voluntário tocam músicas na porta das casas para celebrar a ressurreição de Cristo.

De sábado para domingo, Dix e mais quatro companheiros pegam seus instrumentos – pandeiro, saxofone, bumbo, acordeão e berrante – e saem pela Vila Itoupava, sem um percurso definido, desejando uma feliz Páscoa com a apresentação de músicas. O repertório muda de ano para ano e os ensaios começam três meses antes.

Entre deslocamentos a pé e de carro, o grupo começa a peregrinação por volta das 17h30 de sábado e termina perto das 9h30 de domingo, um período de aproximadamente 16 horas de puro prazer e satisfação. O percurso abrange pouco menos de 40 residências e a receptividade não podia ser melhor.

“O pessoal gosta muito, não tem idade, são crianças, adultos e idosos. Mesmo de madrugada, as pessoas acordam e nos escutam, muitas delas, sobretudo os idosos, chegam a se emocionar”, relata Luis.

Nas visitas, Dix e seus companheiros tocam quatro músicas para os ouvintes. Mas a essência da ação, além de disseminar a esperança e despertar a felicidade nas pessoas, é respeitar aqueles que necessitam descansar.

“Tocamos as duas primeiras músicas, mas quando vemos que não há movimentação ou as luzes não são acesas, partimos para a próxima casa. Ao longo dessas mais de duas décadas, nunca ouvimos nenhum tipo de reclamação”, explica.

Nesta doçura de época, nada melhor que despertar com uma bela serenata de Páscoa. Se os stibas passarem na frente da sua casa, não perca a oportunidade, reúna a família e renove as esperanças. Ah, claro, e tenha uma feliz Páscoa!

Quer receber as notícias no WhatsApp?