Fotos Veredas Audiovisual

Fotos Veredas Audiovisual

São Francisco do Sul começa a discutir neste final de semana a implementação de uma lei de incentivo à cultura. Ela está no topo das pautas do 3º Fórum Municipal de Cultura, que acontece no sábado (8) e domingo (9) no auditório do Museu Nacional do Mar. O encontro é promovido pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC) e tem apoio da prefeitura, da Fundação Cultural e do museu.

Palestras ligadas ao tema, com foco na importância da economia criativa na geração de renda e das políticas públicas de cultura para o desenvolvimento econômico da cidade fazem parte do fórum. Nele, também será apresentado um texto provisório da lei, que teve como base o sistema de incentivo de cidades como Joinville, Curitiba, Florianópolis, Rio do Sul e Vitória.

“Não há uma estimativa de quantos artistas serão beneficiados, pois este é um mapeamento precário na cidade. Mas imagina-se que possam ser injetados até R$ 1 milhão por ano na economia criativa por meio da lei municipal”, informa Tiago Constante (foto abaixo), músico e presidente do CMC.

Segundo ele, o momento é propício para a criação de uma lei nestes moldes. Afinal, a cultura em São Chico passa por um período de efervescência com a reativação do CMC e uma gestão mais aberta ao diálogo com os artistas. Além disso, a cena musical está se profissionalizando e ampliando fronteiras, explica Constante.

“O governo municipal está apoiando a iniciativa e se mostra bem interessado nos resultados que a lei municipal de incentivo à cultural pode trazer, melhorando a qualidade do turismo e gerando mais riqueza pra cidade”, diz ele.