Rapper joinvilense renova desafio a Danilo Gentili

Por: Rubens Herbst

01/05/2019 - 14:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

A polêmica sempre rondou Danilo Gentili, e isso muito antes dele virar um herói da direita e dos defensores do politicamente incorreto. Dez anos antes de ser condenado à prisão por injúria contra a deputada petista Maria do Rosário, o comediante e apresentador já era um colecionador de controvérsias, o que lhe rendia tanto admiradores quanto antagonistas. Em 2009, ele comprou briga com o músico joinvilense Lucas Ukah, veterano atuante da cena do rap em Santa Catarina.

Naquele ano, Gentili se saiu no Twitter com o seguinte comentário: “Agora no Telecine o filme King Kong, um macaco que depois de ir para a cidade e ficar famoso, pega uma loira, quem ele acha que é, jogador de futebol?”. Lucas, na época integrante do grupo V.O., detectou racismo na frase, se surpreendeu (negativamente) com os comentários dos internautas e fez um rap como resposta.

O vídeo com a música foi postado em fóruns e comunidade no Orkut. Não demorou para ser massacrado pelos fãs de Gentili, que também se manifestou. Em seguida, Lucas levou o clipe para o YouTube, onde em dois dias a quantidade de visualizações foi tão grande tanto quanto os xingamentos e ameaças.

Enquanto o YouTube ordenava ao rapper para tirar o vídeo do ar por violação de direitos autorais, no Twitter surgiu uma hashtag que sugeria a Gentili um processo contra o autor da faixa. Foi então que Lucas recuou.

“Tudo durou uns três dias só. Mas eu fiquei uns oito anos sem poder ver nada desse cara, em redes sociais, televisão, foi um trauma mesmo”, diz Ukah, que era fã do programa “CQC”.” Comecei a me livrar uns dois anos atrás, quando comecei a escrever esse novo som. Descarreguei muito ódio nele”.

A faixa a que ele se refere é “Vai se fude Gentili” (acima), que resgata a treta de uma década atrás ao misturar os versos raivosos de Ukah – aos quais muita gente certamente reagirá, alegando ofensas a Danilo – com trechos de várias outras músicas, reportagens e declarações do comediante.

O vídeo acaba de completar 15 dias no YouTube e soma 2,8 mil visualizações. Nas comunidades virtuais, elogios e críticas, como esperado. Porém, como desta vez Gentili não se pronunciou, a repercussão nem de longe foi a mesma de uma década atrás. Mas, independentemente disso, Lucas já deu a missão por completa.

“Essa minha treta com o Gentili certeza que foi uma libertação de um trauma. Quanto mais eu ia evoluindo nesse projeto, mais de boa eu ficava em relação a ele”, garante o rapper.