Procissão do Senhor dos Passos vira Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

A procissão é realizada em Florianópolis há 253 anos | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/09/2018 - 05:09 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

 

Foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan nessa quinta-feira (20), o registro no livro de celebrações incluindo “A Procissão do Senhor dos Passos de Florianópolis” como Patrimônio Cultural do Brasil, o pedido aguardava para ser analisado há 12 anos.

“Este é o reconhecimento de muita relevância da maior manifestação cultural e religiosa no estado catarinense, um grande passo da nossa cultura salvaguarda do nosso patrimônio imaterial”, revela a Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, que representou o Prefeito, Gean Loureiro, durante a reunião do conselho nesta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro.

Foto Divulgação/PMF

Estavam presentes na reunião do conselho, além de Roseli Pereira; Lelia Pereira Nunes, historiadora e represente do IHGSC e Academia Catarinense de Letras de SC; Liliane Janine Nizzola, superintendente do Iphan Santa Catarina;  Eduardo Dutra da Silva, provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos; Sander de Mira, presidente do Conselho Superior da ACIF e Valdir Walendowsky , secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL, representando o governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

O Título de Registro como patrimônio cultural do Brasil no livro de celebrações será entregue na Procissão do Senhor dos Passos de 2019.

Historia

Foto Divulgação/PMF

Uma tradição católica que há 252 anos, sempre 15 dias antes da Páscoa, toma as ruas do Centro de Florianópolis, em votos de devoção e de gratidão, que reúne milhares de fiéis.

Procissão

Foto Divulgação/PMF

A celebração inicia com a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita na quinta-feira que antecede a Procissão. Na manhã de sábado ocorre a Procissão do Carregador, em que membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores.
Já no domingo acontece a Procissão, que consagra o final dos festejos.

A página da Procissão do Senhor dos Passos no Facebook traz mais informações sobre o evento:  https://www.facebook.com/procissaosenhordospassos

Imagem

Foto Divulgação/PMF

A imagem do Senhor dos Passos representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. É esculpida em tamanho natural, com o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos segurando a cruz. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?