Novos rumos para a Associação das Letras de Joinville

Divulgação

Por: Rubens Herbst

04/12/2018 - 10:12 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Desde sexta-feira, dia 30 de novembro, a Associação das Letras de Joinville tem nova diretoria. Donald Malschitzky cede a cadeira de presidente a Simone do Nascimento Silva, com Sandra Helena Domingues como vice. A chapa, eleita por unanimidade, tem a responsabilidade de até 2020 liderar os rumos de uma das importantes entidades que apoiam escritores e incentivam a leitura na cidade.

Fundada em maio de 2012 e com 94 associados atualmente, a Associação das Letras projeta ter uma sede própria no futuro, já que hoje se reúne na Livraria O Sebo. Há um local em vista, existem tratativas em andamento, mas ainda não é possível divulgar detalhes.

Esse é um dos itens do planejamento feito pela nova diretoria. Há outros, como dar continuidade a quatro projetos-chave: o Arrastão das Letras, realizado em escolas municipais; o Giro Literário, realizado em locais como a Casa da Cultura, museus, cafés, bibliotecas e shoppings; e as antologias compartilhadas e de bolso com autores da entidade.

Entre outros projetos – pensados para aumentar a presença da associação na vida cultural de Joinville e do Estado – estão realizar eventos literários e saraus; participar ativamente da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, da Primavera dos Museus e de feiras do livro; promover debates, oficinas, contação de histórias e tardes de poesia; e, claro, o Encontro Catarinense dos Escritores, ponto alto da programação anual da entidade.