Músico português faz shows e dá oficina em Joinville

Por: Rubens Herbst

17/04/2019 - 13:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Joinville recebe, entre quarta (17) e sexta-feira (19), o músico português Ricardo Passos para dois concertos e uma oficina. Há mais de 15 anos, ele dedica-se ao estudo aprofundado de tradições ancestrais pelos quatro cantos do mundo, com imersões na Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irã, China, Índia, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil.

Em suas performances, Pasos explora com profundidade a improvisação e a espontaneidade ao misturar elementos da cultura oriental, como as ragas da Índia, com a polifonia da cultura ocidental. Em Joinville, o artista mostra o show “Sons da Alma”, no qual propõe uma apresentação meditativa com instrumentos de sopro, cordas e percussão, combinados com cantos guturais e indianos, convidando a todos para uma experiência transcendental.

O primeiro recital acontece nesta quarta (17), às 20h, na Sadhana Yoga Joinville (Prudente de Moraes, 1245), com ingressos a R$ 30. No mesmo local, ele ministra, às 9h e ao meio-dia de sexta (19), a oficina de canto dhrupad (antiga música vocal clássica da Índia).

A tradição vocal desse canto tem raiz nos Vedas (antigas escrituras hindus) e é baseada na prática do Nad Yoga, o yoga do som, trabalhando uma atmosfera de equilíbrio no campo espiritual, estabilidade na voz, na fala e nas emoções. As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas pelo whatsapp (47) 99956-2025.

A segunda apresentação será nesta quinta (18), às 20h, no Circolo Italiano de Joinville (rua Profa. Senhorinha Soares, 62), numa parceria entra e entidade, a Escola Dante Alighieri e a Aliança Francesa. A entrada custa 2kg de alimento, que serão doados aos índios Guarani de Araquari.