Música autoral joinvilense ganha novo palco no YouTube

Giam Bernardino, divulgação

Por: Rubens Herbst

11/09/2018 - 12:09 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:11

Há pouco mais de duas semanas, uma nova janela se abriu para a cena autoral joinvilense, que anda dando sinais de um reaquecimento. E que janela: o YouTube, veículo escolhido para mostrar ao mundo o Comasa Sessions, programa na linha de outros que pululam pelo canal de vídeos que colocam bandas no estúdio para tocarem suas obras próprias. A diferença é que aqui os artistas são joinvilenses.

O Comasa Sessions é transmitido de dentro do estúdio da banda Uhul e teve uma rápida encarnação em 2016, com produção do guitarrista/vocalista Thomson Schuelter. Quando Hesséx Oliveira (também do Sylverdale e Hessex Alone) entrou no grupo, lhe foi sugerido que fizesse com que o espaço fosse além dos ensaios normais.

Ressurgia assim o Comasa Sessions, mirando a nova e a veterana safra da música autoral local. Já foram ao ar os programas com Cachorro do Mato e Uhul, e ainda em setembro estreiam os especiais com Sylverdale e o superprojeto Segunda-feira. No mês que vem, será a vez d’Os Depira e, em seguida, da Fevereiro da Silva. Em princípio, os episódios serão mensais, sempre com um apresentador diferente.

“Acho que existem artistas que ainda têm dificuldade de produzir material ao vivo, e banda tocando ao vivo com qualidade é difícil de ser encontrada”, nota Hesséx, para quem a ideia central do projeto é a participação coletiva.

“O Comasa não quer só divulgar as bandas independentes. Queremos que o público faça parte do negócio. Vamos dar ele a possibilidade de ser produtor de conteúdo”, avisa o músico/produtor, salientando que, além das performances no estúdio, existe a intenção de inserir quadros que abranjam a cultura da cidade no geral.