Mural homenageia Cruz e Sousa no Centro de Florianópolis

A arte urbana é uma ferramenta potente de resgate e valorização dos traços culturais de uma sociedade. Não à toa, o poeta Cruz e Sousa (1861 – 1898) receberá justa homenagem e reconhecimento pelas mãos do artista Rodrigo Rizo, um dos pioneiros da arte urbana em Florianópolis.

O mural de 650 metros quadrados é parte do Street Art Tour, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital. A obra começou a ser pintada no dia 4 de junho no paredão ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro, e deve ficar pronta até o final do mês.

“O objetivo é valorizar a cultura por meio da arte urbana, que é tão rica e plural. Quem ganha é a população que pode aproveitar essas obras de arte a céu aberto, e também a nossa cidade, que ganha mais vida, cor e cultura,” afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

O mural será todo em preto e branco, como forma de representar visualmente características marcantes na obra do poeta. Para fazer a pintura, o artista usa um elevador externo que o leva a uma altura de 30 metros.

O projeto é apoiado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.

“Cruz e Sousa é uma personalidade ilustre de Florianópolis que é pouco reconhecida pelas novas gerações. Quando uma obra como essa é feita, coloca em evidência os símbolos que ali estão representados. Além disso, promove a valorização do artista de rua”, afirma Rodrigo Rizo.

Obra começou a ser pintada no dia 4 de junho no paredão ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro | Foto PMF/Divulgação

Saiba o que é Street Art Tour

A pintura de Cruz e Sousa é parte de uma segunda etapa do projeto, que além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

Dentro do projeto Street Art Tour é realizado um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade.

Pela plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android) é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural  assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro.

Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.

Quer receber as notícias no WhatsApp?