Lenda da sereia Iara contada com teatro de sombras chega pela 1ª vez na Capital

Iara o encanto das águas, Cia Lumiato | Foto Diego Bresani.

Por: Emilly Leal

26/10/2018 - 06:10 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

A lenda da sereia Iara, que evoca o universo mitológico indígena, é levada ao palco pela Cia Lumiato (Brasília) no espetáculo de teatro de sombras “Iara – O encanto das águas”.

A montagem será apresentada pela primeira vez em Florianópolis nos dias 26 e 27 de outubro no teatro Pedro Ivo.

As apresentações fazem parte da circulação do grupo pelo Sul do Brasil, patrocinado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/18. A realização é da Cia Lumiato e do Ministério da Cultura- Governo Federal. A entrada é gratuita.

A peça encenada pelos atores-sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia, com direção de Alexandre Fávero, conta a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural.

Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

Iara o encanto das águas, Cia Lumiato | Foto Diego Bresani.

“Iara – O encanto das águas” já foi apresentado em festivais de teatro no Brasil, Colômbia, Argentina, Chile e Paraguai e foi reconhecido com seis prêmios, entre eles os de Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014 e o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina, no Prêmio ATINA/2014.

Agora, com patrocínio da Petrobras Distribuidora, o espetáculo circula pelas cidades de Curitiba e Florianópolis.

“A ideia é sensibilizar o público sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil, além de ampliar a difusão do teatro de sombras contemporâneo no Brasil”, afirma Thiago Bresani, que criou a companhia junto a Soledad Garcia em 2008, em Buenos Aires.

A Cia Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Nos primeiros trabalhos utilizou técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e, a partir de 2012, passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo.

A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte.

É parte também da circulação da companhia pelo Sul do país, nas cidades Curitiba e Florianópolis, intercâmbios entre companhias que trabalham com teatro de sombras, promover bate papos ao final do espetáculo e ministrar oficinas intensivas para público interessado.

Confira um vídeo-teaser da apresentação:

Acessibilidade – libras e audiodescrição

No total serão três apresentações, sendo a da tarde do dia 26 exclusivamente para escolas públicas. Já as noites de 26 e 27/10 serão abertas ao público geral.

A sessão da noite de 26 contará com interprete de libras. Já na do dia 27, haverá audiodescrição e um bate papo após a apresentação. A entrada em todas as apresentações é gratuita.

Iara o encanto das águas, Cia Lumiato | Foto Diego Bresani.

Oficina e intercâmbio

Na oficina de Teatro de Sombras, no dia 27 de outubro, os atores-sombristas fundadores da companhia Thiago Bresani e Soledad Garcia irão compartilhar conhecimento adquirido durante anos de pesquisa, com o objetivo de incentivar futuras pesquisas na linguagem.

A oficina terá oito horas de duração e contará com interprete de libras. São somente 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até 23 de outubro, através do e-mail circulasombrabr@gmail.com . As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

No dia 28 de outubro, a Cia Lumiato fará um intercâmbio com a Entreaberta Cia Teatral, de Florianópolis.

Alguns temas abordados no encontro entre os grupos serão dramaturgia, formas de adaptação do texto a linguagem das sombras, técnicas de construção e os desenvolvimentos luminosos pesquisados.

O Programa  Petrobras Distribuidora de Cultura é  uma  seleção  pública que  tem como  objetivo  contemplar  projetos  de  circulação  de espetáculos  teatrais  não  inéditos, em  parceria do Ministério da Cultura.

No último edital foram investidos R$ 15  milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

Iara o encanto das águas, Cia Lumiato | Foto Diego Bresani.

Programação

Sexta (26/10)
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo Campos

14h30
Iara – O encanto das águas
(exclusivo para escola – sujeita a lotação)
Entrada Gratuita

20h30
Iara – O encanto das águas
Entrada Gratuita
Com interprete de Libras

Sábado (27/10)
Local: Teatro Governador Pedro Ivo Campos

9h às 13h e das 14h às 18h
Oficina de Teatro de Sombras

20h30
Iara – O encanto das águas
Aberto ao público – com audiodescrição
Bate papo após a apresentação
Entrada Gratuita

Oficina de Teatro de Sombras  com Thiago Bresani e Soledad Garcia **
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h – 8 horas de duração
Local:  Teatro Governador Pedro Ivo Campos (Rod. SC-401, 4.600, Saco Grande, Florianópolis)
Público: jovens e adultos
Número de vagas: 20
Acessibilidade: a oficina terá interprete de libras

Inscrições: pelo circulasombrabr@gmail.com , de 1 a 23 de outubro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui