Joinville respira todas as danças a partir deste domingo

Divulgação

Por: Rubens Herbst

26/04/2019 - 11:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Comemorado sempre no dia 29 de abril, o Dia Mundial da Dança foi criado pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco em 1982. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de uma grande figura do balé francês, Jean-Georges Noverre.

Obviamente, Joinville, como a capital nacional da dança, jamais deixaria a data passar em branco. Assim, uma série de atividades estão em curso na cidade, começando já no domingo (28), quando o Instituto Festival de Dança de Joinville (IFDJ) realizará o evento Estação da Dança, uma série de atividades gratuitas no Saltare Centro de Dança.

Das 10h às 18h, o público poderá fazer aulas dos mais diversos gêneros, como balé, jazz, dança contemporânea, teatro musical, dança de salão, dança afro, chinesa e danças populares. Os interessados devem se inscrever diretamente no Saltare com antecedência ou no dia do evento para a oficina. A programação completa está AQUI.

Além das aulas, sessões de filmes e um bate papo com profissionais da dança estarão disponíveis gratuitamente. A exposição Pina Bausch produzida por Alceu Bett também será aberta ao público. Na área externa, haverá a comercialização de alimentos e bebidas, com foodtrucks, para atender aos visitantes, além do café “De Sapatilhas” que fica aberto diariamente no Saltare. A loja multimarcas do Festival estará aberta com desconto de 10% nos produtos.

Além do evento, o IFDJ promove nesta sexta (26) a Blitz da Dança. A ação ocorrerá no cruzamento das ruas Max Colin e Orestes Guimarães e convidará a população para o evento do dia 28. Bailarinos aproveitarão o momento em que o semáforo estiver fechado para realizar uma breve apresentação. Brindes e a programação do evento serão entregues.

A Escola Municipal de Ballet de Joinville, integrante da Casa da Cultura, também prepara festividades para a data.Na segunda-feira, cerca de 150 alunos entre sete e 19 anos apresentarão coreografias de balé clássico, dança contemporânea e jazz no Teatro Juarez Machado, às 19h30. Escolas convidadas, como Studio S, Grupo A.Z Arte, Studio Lunik e Dunamis Escola de Dança, mostrarão estilos como sapateado e danças urbanas.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, no Centreventos Cau Hansen, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, ou na secretaria da Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Na Escola Bolshoi, as comemorações começam no domingo (28), às 8h, com a Caminhada da Dança, saindo da instituição até a Rua do Lazer, onde encerra com uma aula de dança. Já na segunda-feira, dia 29, a instituição abre suas portas e recebe a comunidade, realizando atividades que contemplam aulas de dança e apresentações artísticas, que acontecem às 9h30 e 15h.

Os eventos são gratuitos, mas a escola pede a doação e solidariedade dos participantes da ação, com 1kg de alimento não perecível, que será repassado à tribo indígena Guarani, de Araquari.

Festival de Dança

Fora das comemorações pelo Dia Mundial da Dança, mas ainda no mesmo território, os grupos de Joinville pré-classificados para o Festival de Dança se apresentam presencialmente para a curadoria artística formada por Ana Botafogo, Caio Nunes e Rui Moreira, no dia 1° de maio, no Teatro Juarez Machado, a partir das 18h.

Os grupos foram pré-selecionados por especialistas em cada gênero de dança e agora, presencialmente, buscam a vaga na Mostra Competitiva e Meia Ponta. A noite de seletiva presencial contempla 36 coreografias pré-classificadas da cidade sede do Festival.

Os ingressos estão à venda no Teatro Juarez Machado, das 13h às 19h, ou AQUI, por R$ 40 (inteira).