Ícone artístico dos Açores expõe em Joinville em junho

Por: Rubens Herbst

06/05/2019 - 13:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Uma compilação de trabalhos do veterano artista português Tomaz Borba Vieira será uma das próximas atrações do Instituto Internacional Juarez Machado. A exposição com 38 desenhos, ilustrações, estudos e esboços daquele que é considerado o mais importante artista vivo da Ilha de São Miguel, nos Açores, estará em cartaz a partir de 13 de junho. Ela acontece no novo espaço expositivo da biblioteca, em homenagem a Feira do Livro de Joinville.

A mostra inédita do pintor, gravador e professor de 81 anos é resultado de uma viagem de Edson Busch Machado – irmão de Juarez e membro da diretoria do instituto – pelas nove ilhas do arquipélago dos Açores. As negociações iniciaram em março, quando Edson visitou o Castelo Centro Cultural da Caloura, na Freguesia da Lagoa. Recepcionado pelo próprio artista em seu ateliê, ele foi convidado por Tomaz (à direita na foto abaixo) para ser o curador da exposição.

Tomaz Borba Vieira estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa,  na Academia de Belas Artes de Florença e na Universidade de Boston, e foi artista residente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Realizou exposições em diversas partes do mundo, recebeu prêmios, produziu obras em espaços públicos e tem livros publicados.

“A exposição em Joinville terá o caráter de ineditismo e também o sentido didático de aproximar as artes visuais com a literatura, uma vez que as obras remetem aos escritos de Tomaz Vieira”, ressalta o curador.