Florianópolis tem mostra de cinema infantil japonês em janeiro com entrada gratuita

Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promoverá duas transmissões ao vivo | Foto Divulgação/CIC

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/01/2019 - 06:01 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Durante o mês de janeiro, o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil exibirá filmes japoneses do Studio Ghibli. As sessões ocorrem aos sábados, às 16h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita.

O Studio Ghibli foi fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, IsaoTakahata (falecido em 2018), Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. O Ghibli, em trinta anos de atividades, já lançou mais de 20 longas de animação, incluindo o filme ganhador do Oscar de melhor animação A Viagem de Chihiro.

 

Confira a programação:

 

Dia 12 de janeiro

Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante | Divulgação

 

 

O Conto da Princesa Kaguya (de IsaoTakahata, animação, Japão, 2015, 118min) 
Animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e sua punição por suas escolhas.

 

Dia 19 de janeiro

Ponyo é uma princesa peixe dourado que sai do mar e se torna amiga de um menino | Divulgação

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2008, 101 min)
Ponyo é uma princesa peixe dourado, que, acidentalmente, sai do mar e se torna amiga de um menino. Ela acaba se transformando numa menina. Para não voltar a ser peixe, ela precisa encontrar o amor. Mas sua presença na Terra pode causar drásticas mudanças no ambiente.

 

Dia 26 de janeiro

Totoros são adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças | Divulgação

Meu Amigo Totoro (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 1995, 90 min)
As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?