Feira do Livro e mais 6 ótimos programas em Joinville

Por: Rubens Herbst

07/06/2019 - 13:06 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:07

1 – Feira do Livro de Joinville
Um dos maiores eventos do calendário cultural da cidade chega a sua 16ª edição homenageando Portugal. Serão dez dias de intensas atividades, como palestras, bate-papos, oficinas, concursos, sessões de autógrafos, lançamentos, apresentações de música e teatro e, claro, venda de livros. Entre os autores convidados estão Marina Colasanti (foto abaixo), Lázaro Ramos, Thalita Rebouças, Tino Freitas, Raphael Montes e os portugueses Mafalda Milhões e Nuno Costa Ramos, além de diversos escritores da região de Joinville. A entrada é gratuita e a programação se encontra AQUI.
Quando: de sexta (7) até o dia 16, a partir das 9h, no Expocentro Edmundo Dobrawa e Centreventos Cau Hansen.

2 – Oswaldo Montenegro
O cantor apresenta por aqui o show “Serenata”, no qual resgata o espírito seresteiro e uma certa boemia dos tempos em que vivia no interior mineiro. Acompanhado de mais três músicos e num clima totalmente intimista, Oswaldo mostra composições bem conhecidas, como “Lua e Flor”, “Intuição”, “Travessuras”, “Metade”, “Bandolins” e “A Lista”, mas também abre espaço para pedidos da plateia.
Quando: sexta (7), às 21h, no teatro da Liga.

3 – Festival Varilux
O tradicional circuito de cinema francês completa dez anos em 2019, quando chegará a cerca de cem salas pelo país e a mais de 190 mil pessoas. Pela primeira vez sua programação integral é apresentada em Joinville. Serão 38 sessões (três por dia) mostrando a safra recente da França, com comédias, dramas e animação. No sábado (8) também acontece um curso sobre a história do cinema francês. Toda a programa está AQUI.
Quando: até o dia 19, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

4 – Expor Rock Café – Mulheres Negras no Underground
A iniciativa inédita, realizada pelo projeto Negras no Underground, exibe cinco referências de mulheres negras no rock, representadas visualmente pela artista paulistana Jessica Lisboa. São elas Sister Rosseta Tharpe, Poly Styrene, Tina Bell, Skin e Cammie Gilbert. Quem visitar a exposição ao longo deste mês e doar 1kg de alimento vai ajudar a instituição Mara e Maria.
Quando: abertura sábado (8), às 15h, no Salvador Vegan Café, rua Henrique Meyer, 61, centro.

5 – Interlúdio
Por falar em cultura francesa, o segundo Interlúdio de 2019 será totalmente dedicado às canções do país europeu. Sob direção cênica de Antônio Cunha, subirão ao palco a soprano Alicia Cupani e o barítono Douglas Hahn, acompanhados pelo pianista Alexandre Dietrich e do acordeonista convidado Fabrício Dalprá. A noite ainda reserva uma homenagem especial ao artista Juarez Machado.
Quando: sábado (8), às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

6 – Strato Feelings
O principal nome da surf music joinvilense – que adiciona mais um tanto de rock, jazz e música latina a sua fórmula – sobe ao palco do Sesc com a formação renovada (sendo agora um quarteto) e munido de diversas músicas que estarão no disco de estreia, que sai até o final do ano. Duas delas já têm vídeos na web: “Upgrade” e “As Aventuras de Xandão na Terra do Cubinho de 15w”.
Quando: sábado (8), às 20h, no Sesc Joinville


7 – Estrela Leminski e Téo Ruiz

O casal de compositores curitibanos apresenta por aqui o show “Tudo que não quero falar sobre amor”, disco lançado pela dupla no ano passado. Ao contrário do que se pode pensar, não é um compêndio de músicas fofas. O som é pop com ruído, urbano e contemporâneo, um rock poético com ênfase na canção, e o título não poderia ser mais direto: apesar de Estrela e Téo serem um casal, não espere canções de amor, mas temas diversificados que fogem dos clichês românticos.
Quando: domingo (9), às 20h, no Sesc Joinville.