Empatia traça narrativa de espetáculo teatral em Joinville

Chiara Beppler, divulgação

Por: Rubens Herbst

07/03/2019 - 10:03 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Existe uma expressão em inglês, “put oneself in one’s shoe”, que traduzida fica “se colocar no lugar de alguém”. E, literalmente, cabe à perfeição em “Bio (Círculo da Vida)”, espetáculo reflexivo, interativo e colaborativo que a Metamorfose Cia. Cênica estreia nesta quinta-feira (7) no galpão da Ajote, em Joinville.

“Bio” é um monólogo teatral que trata das relação de cuidado entre as pessoas. Para tanto, a plateia (limitada 50 pessoas por sessão) é convidada a calçar um dos 50 sapatos dispostos no palco. Há uma proposta de interatividade logo no início do espetáculo. Cada participante receberá o áudio ou vídeo em libras (no caso de ser uma pessoa com deficiência auditiva) no seu celular com a história da(o) dona(o) do par escolhido, proporcionando assim a experiência de se colocar no lugar dele ou dela.

Essa cena inicial foi inspirada no Museu da Empatia, sediado em Portugal. Muito do espetáculo vem, de fato, de outros lugares e vivências. A atriz Ângela Finardi, por exemplo, concebeu o trabalho enquanto cuidava da mãe, em Lages, e refletia sobre a vida como um ciclo. Aprovado o projeto no Simdec, em 2017, começou o processo de angariar histórias, incluindo passagens da própria Ângela.

Pensadas para formarem o fio narrativo do espetáculo – co-assinado por Sabrina Lermen, também diretora da peça -, essas histórias chegaram por meio de uma página no Facebook e de encontros presenciais. Um perfil sócio-econômico-cultural amplo e eclético de voluntários contribuiu com memórias e respondeu a perguntas como: O que é cuidado para você? Você cuida de alguém? Quem cuida de você? O que seria da vida sem cuidado? Do que é feito o tempo?

No decorrer do processo criativo surgiu a ideia de uma cena interativa, inspirada no museu português. Para tanto, 50 participantes também doaram um par de sapatos e tiveram suas histórias transformadas em vídeos em libras.

A temporada de estreia de “Bio (Círculo da Vida)” acontece nestsa quinta e sexta (8), às 20h30, e no sábado (9), às 19h e 20h30. Os ingressos custam R$ 20 (inteira), à venda no site www.enjoyevents.com.br, na loja Verde Leve (Shopping Mueller) e, antes de cada sessão, na bilheteria do teatro.