Edital do MinC contempla sete iniciativas de Joinville

Por: Rubens Herbst

14/11/2018 - 08:11 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Sete instituições e projetos de Joinville estão entre os 131 contemplados da região Sul pelo Edital Culturas Populares 2018 – edição Selma do Coco, do Ministério da Cultura (MinC), que tem o objetivo de dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil.

Um deles foi para o  Grupo de Teatro Arte para Todos (foto no alto), do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (IMPAR). O prêmio de R$ 20 mil será investido na manutenção do grupo e realização de algumas ações, como a estruturação de um palco aberto, em formato de arena, na área externa do Centro de [Trans]formação Cultural Arte para Todos. Nele, serão utilizadas sobras de materiais de construção doados e pneus descartados por oficinas mecânicas e borracharias localizadas próximas do local.

Também serão feitas quatro apresentações do espetáculo “Olhares”, no próprio centro, seguidas de roda de conversa sobre arte e inclusão, e a promoção de dois encontros de contação de histórias, abordando as temáticas da arte, cultura e inclusão na história de Joinville. A mediação será da jornalista, escritora e especialista em patrimônio cultural Maria Cristina Dias.

Ao todo, foram atendidas 1.482 iniciativas de todas as regiões do País. Em Joinville, além do IMPAR, foram contempladas as seguintes instituições ou projetos: Família Mattos, de Valério Mattos; Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Associação para Integração Social de Crianças e Adultos Especiais, Associação de Amigos da Casa de Cultura Fausto Rocha Júnior (AACC), “O Kênia é nossa casa” e DESOL.