Conheça o mundo viajando por estas cidades de Santa Catarina

Santa Catarina é um dos mais belos lugares para conhecer. Além de suas belezas naturais, o estado tem uma cultura bastante diversificada, o que muitas vezes não é explorada nem pelos próprios catarinenses.

O estado tem uma herança e tradição cultural não só de alemães e italianos, mas também de portugueses, japoneses, índios e negros. Confira este roteiro de viagens em Santa Catarina que permite conhecer boa parte do mundo.

Alemanha – Pomerode

Quem nunca ouviu falar dos famosos cafés coloniais? Bom, é comum encontramos no Vale Europeu essa herança trazida pelos imigrantes alemães. O café colonial é um descanso praticado após o árduo trabalho na roça. Os pratos típicos incluem café, leite, bolos, cucas, queijos, tortas recheadas, linguiça, schmier (chimia) entre outras delicias da cultura alemã.

Portal da cidade de Pomerode | Foto Divulgação Turismo SC

“Um cartão postal da Alemanha”, é assim que Pomerode é conhecida por muitos brasileiros. Tranquila e charmosa, a cidade do Vale do Itajaí é repleta de belezas naturais, qualidade de vida e tradição alemã.

Costumes

O legado dos imigrantes alemães é celebrado em Pomerode em um amplo calendário de comemorações. O charme e genuinidade das festividades típicas encantam moradores e visitantes durante o ano todo.

A Weihnachtsfest é uma festa natalina onde as casas enxaimel são decoradas para o período de advento, famoso na Alemanha.

As casas enxaimel e a natureza são características de Pomerode | Foto Divulgação Turismo SC

Realizado sempre na segunda quinzena de janeiro desde 1984, a Festa Pomerana comemora o aniversário da cidade com desfiles, bandas regionais, muito chopp e pratos típicos da região.

Gastronomia

Os pratos especializados da cozinha alemã são uma tradição de Pomerode. O marreco recheado, a linguiça, cucas caseiras, apfelstrudel, schmier e o tradicional chopp fazem parte do dia a dia dos pomeranos.

Além de Pomerode, sua vizinha Blumenau também resgata a cultura alemã em suas festas típicas, como a Oktoberfest. O Museu da Cerveja e o Museu da Família Colonial são encontrados na cidade do Vale do Itajaí.

Portugal – Governador Celso Ramos

Em quase todos os municípios do litoral catarinense é comum encontrarmos conjuntos históricos que lembram a cultura açoriana. São edificações centenárias, bem conservadas e construídas em uma mistura de óleo de baleia e conchas, algo bastante utilizado no século XIX.

 

 

A beleza da Praia das Palmas, em Governador Celso Ramos | Foto Divulgação Turismo SC

A pequena cidade de Governador Celso Ramos, com seus 13.655 habitantes, conserva muito das tradições portuguesas. Sua economia é baseada na pesca, sendo considerado um dos maiores polos de produção de mariscos do Brasil.

Costumes

O município da Grande Florianópolis é conhecido por promover a Farra do Boi, que busca resgatar a cultura açoriana com uma espécie de tauromaquia, onde o animal é solto na rua e caçado até o amanhecer. Apesar disso, atualmente, a prática é conhecida como crime por crueldade com animais.

Ilha de Anhatomirim, um dos cartões postal da cidade | Foto Divulgação

Uma atração do município é o passeio de barco até a Ilha de Anhatomirim para conhecer a belíssima Fortaleza de Santa Cruz.

Gastronomia

A forte influência de portugueses também é possível ver na hora do almoço. Com diversos restaurantes lusitanos, os moradores consomem muitos alimentos atlânticos, como o peixe, frutos do mar, legumes, bacalhau e o bolinho de bacalhau.

Itajaí e São Francisco do Sul são duas cidades com fortes influências lusitanas, assim como outros municípios da costa catarinense.

Itália – Nova Trento

Um lugar que reúne beleza, natureza, cultura e fé. Nova Trento recebe turistas de todo o Brasil que desejam conhecer o canto onde viveu a primeira santa do país, a Santa Paulina. Cultivando a tradição italiana, a cidade contém dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica, o de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro.

 

 

Passeio de bondinho e visita ao santuário de Santa Paulina são as principais atrações da cidade | Foto Divulgação Turismo SC

Também existem mais de 30 igrejas e capelas nessa pequena província da Itália dentro de Santa Catarina. Cercada por morros, Nova Trento vem ganhando espaço no turismo ecológico. Suas matas verdes e montanhas lembram a cidade de Trentino, na Itália.

Costumes

Os eventos religiosos são as principais atrações no município da Grande Florianópolis. A mais conhecida é a caminhada ao Santuário do Morro da Cruz, que ocorre nas celebrações da Semana Santa. O Museu da Madre Paulina e o Museu de Cera Sacro do Brasil são locais onde podemos encontrar diversas personalidades religiosas.

Culinária típica italiana é o que vemos nas mesas dos neo-trentinos | Foto Divulgação Turismo SC

Gastronomia

O que não falta em Nova Trento é restaurantes e pousadas oriundos da cultura italiana. Neles podemos encontrar um bom macarrão caseiro, molho bolonhesa, pizzas, nhoque e sorvetes.

Café com leite também é destaque em restaurantes típicos italianos, aliás, foi no país europeu que surgiu o hábito de tomar café com leite.

Nova Veneza é outra cidade que mantém os costumes e tradições italianas, seja por meio da culinária, da arquitetura ou das artes. A praça Humberto Bortoluzzi reúne grandes monumentos que lembram da colonização da cidade, como a gôndola Lucille e os nomes dos primeiros imigrantes italianos na região.

É difícil encontrar alguém que não fala italiano em algumas cidades do Alto Vale do Itajaí. A cidade de Taió e Salete são dois exemplos da cultura italiana na região.

Japão – Frei Rogério

Na Serra catarinense, uma colônia japonesa ainda é pouco conhecida e preserva o clima da tranquilidade dos asiáticos na cidade de Frei Rogério, localizada no Vale do Contestado. A mais autêntica colônia japonesa do Sul do país está na comunidade do Núcleo Celso Ramos.

Suaves colinas com terras ocupadas pelo plantio de alho, feijão, pera e com a beleza das espécies de cerejeiras trazidas do Japão para o município de pouco mais de 3 mil habitantes, mas precisamente, para o Parque Sakura Matsuri.

Vistantes aproveitam o dia no Parque Sakura Matsuri em um ambiente com a peculiar calmaria asiática | Foto Divulgação

Costumes

Nas principais festas da comunidade, podemos vivenciar as tradições orientais. No início da primavera, a colônia japonesa de Frei Rogério comemora a Sakura Matsuri, que é a Festa da Florada da Cerejeira. A festa é na semana que as cerejeiras do parque florescem, o que dura 10 dias.

Além do Parque Sakura Matsuri, o Parque Sino da Paz também é um monumento que resgata a cultura japonesa. O espaço traz um tsuru, que é um pássaro comum no Japão, e um sino do templo Daionji, doado em 1998 pela província de Nagasaki.

A florada das cerejeiras é marca da cultura asiática | Foto Divulgação

Gastronomia

Além de conter os pratos mais famosos da cultura japonesa como o sushi e o sashimi, os restaurantes típicos da cidade também contém peixes, carnes e vegetais. Sempre cultivando o principal da culinária japonesa, a textura.

Outros pratos que encontramos em Frei Rogério são o Makizushi, Sakura Mochi e o Inarizushi.

Cultura Indígena – Chapecó

Aproximadamente 10 mil indígenas vivem em aldeias de Santa Catarina pertencente a três etnias: Kaingang, Guarani e Xokleng. Das 29 terras indígenas do estado, 25 são habitadas pelos Guarani dos subgrupos Ñandeva e Mbya. O Oeste catarinense é onde existe a maior concentração de índios em Santa Catarina.

Chapecó é uma cidade com fortes ligações indígenas, aliás, seu nome tem origem do Tupi Xapecó, que significa “lugar de onde se avista o caminho da roça”. O mascote da Chapecoense também é um índio com forte influência na cidade, o Índio Condá.

Vitorino Condá foi um dos líderes dos Kaingangs no Oeste do estado, lutando para que seu povo tivesse direito à terra junto ao governo brasileiro.

Índio em rótula na Arena Condá é um dos símbolos da cidade | Foto Jhonatan Coppini/Oeste Mais

Costumes

Buscando resgatar e manter a cultura Kaigang, todos os anos, na semana do índio, Chapecó tem a Mostra Cultural Kaingang. Entre as principais atrações estão as danças típicas do grupo, como a do Kiki Koy. A tentativa de integrar a cultura indígena com com a cultura dos brancos, também é um das tentativas da cidade.

Uma das maiores fontes de rendas da cidade é o artesanato, que surgiu das aldeias de Chapecó. Atualmente, 130 famílias vivem em aldeias na cidade e todos sabem a língua Kaingang.

A fonte de renda dessas famílias continua sendo os tradicionais balaios com taquara, anéis de cipós, colares com sementes e arco e flecha.

Índios resgatando a cultura Kaingang com a dança Kiki Koy | Foto Raquel Heidrich

Gastronomia

Mandioca, milho, feijão, batata-doce e outros alimentos de influência indígena podemos encontrar em Chapecó. Os índios carijós, que habitavam as costas de Santa Catarina antes da chegada dos europeus, em 1500, já faziam farinha de mandioca e levaram a herança cultural para diversas partes do estado.

África – Joinville

Em um estado com a maior porcentagem de brancos do Brasil, 84% para ser preciso, alguns eventos buscam relembrar a cultura dos negros. Joinville está longe de ser uma cidade sem desigualdade, mas é onde está concentrado o maior número de negros de Santa Catarina, 17,4%.

Os municípios do Vale do Itapocu, Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul e Corupá, também contam com entidades interessadas em valorizar a cultura negra. O Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu é um deles.

Ensaio de apresentação das ações desenvolvidas pelo MOCONEVI - Movimento de consciência negra do vale do Itapocu em 2014 | Foto Divulgação

Ensaio de apresentação das ações desenvolvidas pelo MOCONEVI – Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu em 2014 | Foto Divulgação

Costumes

Sempre no fim de novembro, é comemorado a Semana de Consciência Negra em diversas cidades de Santa Catarina, mas nenhuma tem tanta participação como a celebrada em Joinville. A Casa da Vó Joaquina, famosa em Joinville por suas atividades culturais da cultura afro, é a organizadora do evento.

Dança e religião andam lado a lado nos eventos de afrodescentes, já que para na visão deles, a dança é uma forte importância religiosa. As mais famosas são Ahouach, Guedra e Schikatt.

Semana da Consciência Negra de Joinville, na Escola do Teatro Bolshoi | Foto Divulgação

Gastronomia

O coco, a banana, o café e a pimenta malagueta são alguns dos alimentos populares no Brasil que vieram da África. Os alimentos saboreados no dia-a-dia e também nas festas populares são tão comuns para os catarinenses que a maioria nem sabe que os negros trouxeram para o Brasil.

A farinha de milho, caldos misturados com farinha de mandioca (o pirão) não podem faltar na mesa dos afrodescendentes.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger