Bolhas sociais viram tema de exposição em Joinville

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

14/01/2019 - 12:01 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Aqueles cujos olhares são puxados para a arte de rua muito provavelmente já se depararam com o trabalho de Jonca. Em quase 15 anos como artista visual, ele presenteou inúmeros espaços urbanos de Joinville com seus traços, já vistos também em mostras ao lado de outros artistas. A partir desta terça (15), ele empreende seu primeiro voo solo longe dos muros da cidade.

Às 20h, no Garten Shopping e com apoio da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), ele inaugura “Bolha”, reunião de cinco telas produzidas recentemente nas quais aplicou spray e tinta acrílica. A exposição fica até 27 de fevereiro, no horário do shopping.

A bolha a que Jonca se refere são as bolhas (anti) sociais que criamos para manter um certo equilíbrio mental numa rotina cheia de compromissos, responsabilidades e exigências de todo tipo. Nas telas, Jonca reflete sobre esse ambiente seguro, mas muitas vezes limitador.

“Abordei individualidades”, diz o artista. “Acho que todo mundo tem a sua bolha. Alguns ficam mais presos a ela, outros saem mais. Mas não me incomoda, acho que a solitude tem seu valor. Mas se trancar na solidão é outra  coisa”.

Independentemente do tema da mostra, o visual será facilmente identificado pelos que conhecem a arte de Jonca no ambiente urbano, ainda que num outro contexto.

“Usei o mesmo estilo de personagem que costumo fazer, mas pintar na tela possibilita mais detalhes e acabamento. Estou focando mais em tatuar do que pintar painéis no momento. São fases. Mas parar de pintar muros não está nos planos”, garante.