13 programas para não perder em Joinville nesta semana

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

24/09/2018 - 14:09 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

Na derradeira semana de setembro, essa é uma agenda que podemos chamar, sem medo de errar, de eclética. Vários pequenos eventos que ajudam a fazer girar a roda da cultura local e matam a fome de públicos distintos. Tem para quem gosta de música, teatro, artes visuais, cinema, fotografia, literatura e até os mais chegados numa discussão política. É só escolher, portanto.

1 – Anos de chumbo
Nesta semana, o Sesc promove o evento “1968 – 50 anos depois”, uma reflexão sobre os 50 anos da instauração do Ato Institucional nº 5 (AI-5), decreto assinado em 13 de maio de 1968 pelo general-ditador Costa e Silva que deu início ao período mais duro do regime militar, que durou de 1964 a 1985. Serão quatro dias de discussões sobre o AI-5 e sobre a ditadura, incluindo a exibição de dois documentários. A programação está AQUI.
Quando: de segunda (24) a quinta (27), às 19h, no Sesc de Joinville.

2 – ShortCutz SC
O projeto que exibe curtas-metragens nacionais e internacionais retorna nesta semana. O embate fica entre os filmes “11010”, de Rodrigo Amim, e “Eu Sou o Super-Homem”, de Rodrigo Batista. A produção “Ainhoa”, do diretor espanhol Iván Sáinz-Pardo, é a produção convidada desta edição.
Quando: quarta (26), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

3 – Diálogos Musicais
Na terceira edição do projeto, o tema é “Produção de eventos e profissionalização na área musical”, que será abordado pelo produtor de eventos Sandro Oliveira. Com mais de 20 anos de experiência na área em Joinville, ele comandará um bate-papo útil e informal para músicos de todos os níveis, com depoimentos de artistas renomados e dicas preciosas.
Quando: quinta (27), às 20h, na Arte Maior – unidade infantil (rua Lages, 59).

4 – Uhul (foto no alto)
Antes que as festas de outubro comecem, a banda Uhul lança mais um Ep. No entanto, as três faixas de “Punkadaria” trazem um acento hardcore com mais senso político do que festeiro. O lançamento, além das novidades, contará com músicas dos discos anteriores do grupo.
Quando: sexta (28), às 21h, no Palácio Snooker Pub.

5 – Curso de fotografia
Os interessados em fotografia documental vão ter a oportunidade de participar de um workshop gratuito que capacita os participantes a criarem narrativas fotográficas documentais com qualquer equipamento fotográfico, inclusive smartphone. O workshop, ministrado pelo designer e fotógrafo Daniel Machado, tem patrocínio do Simdec. Inscrições AQUI.
Quando: sábado (29), das 14h às 19h, na Unidade Centro da Univille (rua Ministro Calógeras).

6 – Clube de Dramaturgia  
O quatro encontro do Clube de Dramaturgia irá se debruçar sobre o texto teatral “Esperando Godot”, a mais conhecida obra de Samuel Beckett. Os objetivos do clube são estimular a leitura de obras clássicas e contemporâneas do teatro, proporcionar trocas de saberes entre diferentes pessoas interessadas no tema e instigar novas produções dramatúrgicas.
Quando: sábado (29), às 19h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

7 – Festival folk
Songbirds é um evento voltado à folk music e ao indie mais intimista que surgiu há dois anos em Florianópolis. De lá vêm dois dos criadores da iniciativa, os músicos Miguel Rosa e Denis Graeff, para abrilhantar a terceira edição, que desta vez acontece em Joinville. A outra atração é a local Cachorro do Mato, maior nome dessa vertente na cena local na atualidade.
Quando: sábado (29), a partir das 20h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

8 – Psychobilly
Um dos destaques latino-americanos do psychobilly – uma cruza do rockabilly com o punk, tocado em velocidade alta e letras de terror -, o Sick Sick Sinners faz nova investida em Joinville. Desta vez, o trio curitibano chega com seu quarto registro, o Ep “Bloody Heritage”, lançado em maio. Quem recepciona os colegas é a banda joinvilense Tampa do Caixão, talvez o grande nome a hastear a bandeira do estilo no Estado.
Quando: sábado (29), às 22h, no Delinquent’s Bar.

9 – Leia Mulheres
Nesta edição do clube de leitura – que visa reforçar a presença da mulher no mercado editorial -, o debate será em torno do livro “Olhos d’Água” (2014), de Conceição Evaristo. O encontro terá a participação especial do Projeto Folhetim, que fará a leitura dramática de dois contos da obra, na qual a autora, mais uma vez, foca na dura realidade dos afro-descendentes no Brasil.
Quando: domingo (30), às 15h, no Espaço Cultural Casa Iririú (rua Guaíra, 634).

10 – Palhaçaria
A atriz Lia Motta, da Cia. Palhaça sem Lona, de Goiânia, apresenta dois espetáculos protagonizados pela palhaça Marmotta. Em “Manoelando Histórias”, ela decide partir, e na estação, enquanto espera o trem, abre a mala e divide suas memórias de infância com o público. Já em “Bem te Vida Marmotta”, a palhaça procura um lugar onde possa dar liberdade a seu fiel companheiro Tumtum. Diante da separação eminente, ela relembra histórias e busca forças para cumprir sua missão.
Quando: domingo (30), às 14h e 19h, no Sesc de Joinville.

11 – MAJ Sounds
Desde março em estado de hibernação, o tradicional evento retoma a função com os DJs Roger Thiago comandando as pick-ups. Também no palco, o projeto paranaense Babiton Sound System. Grafitagem, videomapping e arrecadação de roupas para o Lar Abdon Batista completam a lista de atrações desta retomada do MAJ Sounds.
Quando: domingo (30), a partir das 14h, na praça do Mercado Municipal.

12 – Vera Mattar
Desde 1986, a artista plástica joinvilense eterniza cenas do cotidiano em suas telas. Parte desse acervo de memórias pode ser vista no Shopping Cidade das Flores. Vera trabalha com o impressionismo, uma técnica de pintura que surgiu no final do século 19, dando início à arte moderna. Nas obras, ela costuma representar flores, casarios, bicicletas, animais e figuras humanas iluminadas pelo sol. Durante todo o período de exposição, a artista pintando telas no local.
Quando: até 10 de outubro, na sala 35 do Shopping Cidade das Flores.

13 – Cerâmica
“Entre Flores” é o nome da exposição conjunta das ceramistas Gleici Kannenberg e Heloisa Steffen que saúda a chegada da primavera em Joinville. A mostra reúne uma série de pratos desenvolvidos por Heloisa e bonecas criadas por Gleici, todos impregnados da leveza e colorido da nova estação, bem como trabalhos assinados em parceria, marcados pela amizade das duas artistas.
Quando: até 15 de outubro, na Câmara de Vereadores de Joinville.