11 ótimos programas para o fim de semana em Joinville

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

03/05/2019 - 13:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

1 – Bomfim e Terno Rei
O trio joinvilense Bonfim aproveita mais uma edição da Festa Autônoma para lançar oficialmente seu primeiro EP, “Vazio”, uma coleção de quatro faixas que primam pelo instrumental etéreo com espasmos de noise. Um trabalho caprichado dentro do que se convencional chamar post-rock. A banda ainda recepciona os paulistas da Terno Rei, que em fevereiro lançaram o disco “Violeta”, prato cheio da aliança entre o indie rock e a MPB com versos fortes.
Quando: sexta (3), às 22h, no Porão da Liga.

https://www.youtube.com/watch?v=vsEhGUfDuEI

2 – A Mulher Arrastada
O premiado espetáculo gaúcho tem dramaturgia de Diones Camargo e direção de Adriane Mottola. É inspirado no caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 2014, quando Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos – foi brutalmente assassinada pela Polícia Militar. Seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego.
Quando: sexta (3), às 20h, no Sesc Joinville.

 

3 – Everline na Escuta!
Em sua terceira aventura nos palcos, palhaça Everline Flore é uma policial dedicada que passa dias e noites na delegacia tentando cumprir aquilo que acredita ser seu papel. Solitária, constrói um universo um tanto particular, onde busca se encaixar em meio ao caos que a cerca. Até que um desaparecimento e sua convocação para investigar abala tudo aquilo que ela acreditava como certo.
Quando: de sexta (3) a domingo (5), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

4 – Animais em Diluição
O Brasil possui mais de mil espécies de animais ameaçadas de extinção. Para chamar a atenção de um tema tão importante, o artista plástico Ronaldo Diniz apresenta esta exposição que une a paixão pela arte à preocupação com a sustentabilidade. Ronaldo traz 12 obras compostas em nanquim sob papel, representando as espécies que correm risco de desaparecer. De forma poética, a diluição é utilizada como metáfora para representar o mote da exposição, que tem curadoria de Horn & Zanella. A visitação vai até 4 de junho.
Quando: abertura sábado (4), às 10h, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (anexa a Casa da Cultura).

5 – Joinvinil
Com discotecagem ao vivo em vinil, seis DJs e mais de cinco mil discos de todos os gêneros, o Shopping Mueller recebe neste fim de semana a Joinvinil, que pretende ser a maior feira itinerante de Joinville. O evento ocorrerá na Praça Central, com a participação de expositores de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Joinville ofertando discos a partir de R$ 10. O público também encontrará acessórios e roupas relacionadas à música.
Quando: sábado (3), a partir das 10h, e domingo (5), a partir das 14h, no Shopping Mueller.

6 – Joinville Craft Beer
O maior festival de cervejas da região reúne desta vez 25 cervejarias (a maioria catarinenses), 15 opções grastronômicas, oito bandas e espaços kids com monitoramento. As bandas Uhul, Raiz Vital, Red Hot Chili Peppers Cover, The Cash, Vintage Cult, Green Day Cover e os músicos Jack Doug e Willian da Gaita respondem pela trilha Sonora nos dois dias do evento.
Quando: sábado (4) e domingo (5), a partir das 11h, na Expoville.

7 – Cadaveric Hotel
A one man band de Jaraguá do Sul baixa na cervejaria River Falls para uma sessão da exuberante crueza com que trata o rock primal, o garage e o punk. Porém, não vem sozinho: o músico e escritor carioca Leonardo Panço – ex-líder da banda icônica Jason e fundador do selo Tamborete – está em turnê divulgando seu trabalho literário, incluindo o recém-lançado projeto “Superfícies”, que une música e literatura. Panço também é autor da capa do livro “Cadaveric Hotel”, que o escritor e músico de Jaraguá Paulo Almeida apresenta em Joinville neste sábado.
Quando: sexta (3), a partir das 18h, na River Falls Brewing (av. Santos Dumont, 1.890).

8 – Quinteto Enraizados
A 33Arthouse celebra o início de uma parceria com o Floripa Jazz Festival ao lançar o evento em Joinville neste sábado. Para isso, convocou o Quinteto Enraizados, grupo formado por instrumentistas de peso que trafegam pelo jazz e pelas várias sonoridades latinas tradicionais. Detalhe: os 60 primeiros que comprarem ingresso para o show entram automaticamente na lista de convidados do Floripa Jazz Festival, que acontece de 13 à 19 maio com mais de 30 atrações espalhadas pela ilha.
Quando: sábado (4), às 21h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

9 – Dingo Bells e Fevereiro da Silva
A banda gaúcha Dingo Bells (foto no alto), um dos destaques da atual cena independente nacional, passa por Joinville com a turnê de seu segundo disco, “Todo Mundo vai Mudar”, lançado em 2018. No show, não somente canções do novo disco, como Tudo Trocado e Aos Domingos (Quando eu Resolver) estarão no setlist, mas também hits do disco Maravilhas da Vida Moderna (2015), como Dinossauros, que atingiu mais de 2 milhões de plays no Spotify. O show de abertura será com a banda Fevereiro da Silva, um dos nomes mais queridos do cenário musical joinvilense.
Quando: sábado (4), às 22h, no Bovary Snooker Pub.

10 – Domingos Musicais
Nesta edição do tradicional evento promovido pela Sociedade Cultural Alemã de Joinville, o duo formado pelo saxofonista Cláudio Moraes e o pianista Edilson Forte Graciano (Tatu) tocará standards do jazz e da música instrumental brasileira. Outra atração é o lançamento da nova antologia da Academia Joinvilense de Letras (AJL), “O Homem Só e outros Escritos”, reunindo textos inéditos de 14 acadêmicos. Em paralelo, a ceramista Heloisa Steffen apresenta a exposição ”Elas e as Flores”, composta de argilas coloridas e óxidos.
Quando: domingo (5), às 10h30, na Casa da Memória (junto ao Cemitério do Imigrante, na rua 15 de Novembro).

11 – Festival Folk Brasil
A Casa 97 abriga a primeira edição do Festival Folk Brasil, idealizado pelo cantor e compositor joinvilense Ricardo Ledoux. O evento vai reunir no palco os “cantautores” Ellen Mirú, Breno Branches, Lucas Miranda, Jean Reeck e Lua Monteiro. Segundo Ledoux, a intenção é apresentar ao público canções de artistas que buscam a fusão do folk em seus trabalhos autorais e que utilizam o violão com cordas de aço com um sotaque bem brasileiro.
Quando: domingo (5), às 18h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

 

https://www.youtube.com/watch?v=aDEMPLh8B8U