12 boas pedidas para o fim de semana em Joinville

Por: Rubens Herbst

17/05/2019 - 16:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

1 – Fevereiro da Silva
A banda faz nesta sexta o lançamento de seu novo single, “Presente Instante”, o primeiro registro desde 2014 e a estreia em estúdio da atua formação. A faixa precede o EP de quatro faixas, previsto para o segundo semestre, e virá acompanhado de um clipe filmado e editado por Jader Rampinelli e Guido Gelbcke. Para acompanhar a Fevereiro na noite festiva, foi convocada a Mosaico Adulto, outro destaque da cena joinvilense atual.
Quando: sexta (17), às 21h, na Cervejaria Zeit (Av. Edgar Nelson Meister, 282, Zona Industrial).

2 – Marcelo Rizzatti
Longe de sua banda, Os Depira, o guitarrista se une aos músicos Eddy Rossi (contrabaixo) e Mauro Uhlig (bateria) para prestar tributo a dois mestres da guitarra blues: Eric Clapton e Celso Blues Boy. Releituras de Beatles, Rolling Stones, Neil Young também fazem parte da noite, bem como mais uma sessão da temporada d“Mesa de Bar”, com a atriz Daniele Pamplona apresentando adultos.
Quando: sexta (17), às 19h, na Casa 97.

 

3 – Pavel Kazarian e Gabriel Vieira (foto no alto)
Os músicos parceiros foram convocados pelo Shopping Mueller para comemorar com o público os 24 anos do empreendimento. Assim, o show na praça central contará com as composições dos dois discos da dupla e peças clássicas do repertório para piano e violino. O músico Felipe Abel faz participação na canção “Nova”, cujo clipe foi gravado por Pavel e Vieira no telhado do shopping, em 2016.


4 – “O Inimigo do Povo”
No texto escrito em 1882 pelo norueguês Henrik Ibsen e levado ao palco pela Cia. Rústica Teatral, a história se passa em uma pacata cidade na costa da Noruega, onde o Dr. Thomas Stockmann acaba de fazer uma importante descoberta: as águas do balneário local, base da economia da cidade, estão infectadas. Sob forte represália do prefeito – seu irmão Peter – Thomas decide revelar a notícia à população, ainda que o futuro de sua família e sua reputação estejam ameaçadas.
Quando: sábado (18) e domingo (19), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).


5 – “Pura Vida – História de Mulheres Sábias”
O monólogo concebido e narrado por Josiane Geroldi faz uma livre adaptação de contos orais de mulheres sábias de várias culturas. Segundo a atriz, o espetáculo “é um passeio pelo fio da ancestralidade feminina. Tecemos juntas, então, o cordão imaginário das narrativas que nos contam, nos inspiram e são bálsamos fortificantes no caminho presente.
Quando: sábado (18), às 20h, no Sesc Joinville.


6 – “Será que vai Chover?”
Depois de estrear em 2015 e passar por várias cidades do Estado, o musical do Coral Ciser Show faz suas derradeiras apresentações neste fim de semana. A chuva, elemento caro ao imaginário joinvilense, é peça central tanto nas 12 canções interpretada quanto na história de dois músicos que chegam para se apresentar na praça e fazem a famosa pergunta que dá nome ao espetáculo.
Quando: sábado (18) e domingo (19), às 20h, no Teatro Juarez Machado.

7Escambau
Uma das bandas mais bacanas da cena musical curitibana desce a serra novamente para tocar em Joinville. No ano em que completa dez anos de formação, o grupo liderado por Giovanni Caruso mostra por aqui o repertório do disco “Sopa de Cabeça de Bagre” (2017), no qual o caldeirão sonoro aponta os armas para a atual situação do país. As bandas joinvilenses Cachorro do Mato e Dominäria fazem as honras da noite.
Quando: sábado (18), às 21h, no Bar Zepa (Estrada Saí, lateral da Estrada da Ilha).


8 – Metal na Praça
A sexta edição do evento é especial, por conta da presença de quatro bandas de Curitiba: Red Tie, Dopamina, Atrocitus e Motorbastards. O trio Mad Head Machine responde pela pancadaria com sotaque joinvilense.
Quando: domingo (19), às 15h, no Mercado Público.


9 – Pretinho ao Vivo
Potter, Arthur Gubert, Santaninha, Jeisô, Paulista, Teco, Cosma, Duda Garbi, Rafinha Nego Di saem do estúdio ondem apresentam o “Pretinho Básico” e vão para o palco. Ao vivo, na frente da plateia, eles mostram como é feito um dos programas de rádio mais ouvidos do país é feito, com direito a personagens e improvisos.
Quando: sábado (18), às 20h, no Teatro CNEC.

10 – Oficina de colagem
Parte da programação oficial da 17a Semana Nacional de Museus, a oficina de colagem será conduzida por Isadora Terranova, Tatiane Fidelis e Elisabeth Gonçalo que formam o grupo multidisciplinar de pesquisa, produção artística e vivência em processos de imersão artística. A atividade será inspirada no tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e na obra do poeta curitibano Paulo Leminski, homenageado nesta edição do evento. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail fritzalt@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone (47) 3433-3811.
Quando: domingo (19), a partir das 14h, no Museu Casa Fritz Alt.


11 – Jesus Luhcas
O cantor e compositor maranhense retorna à Joinville, onde deu largada na carreira, para duas sessões do show “Bicho Solto”, ambas no formato acústico e com entrada gratuita. Pela manhã, ele se apresenta dentro da feijoada da Casa Iririú, evento que serve também para manter oespaço cultural em funcionamento. À tarde, ele ocupa o palco da Harmonia-Lyra.
Quando: domingo (19), às 10h, na Casa Iririú, e às 17h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

 


12 – Tirulipa
O filho do Tiririca é um campeão de visualizações no YouTube e lota teatros Brasil afora, muito graças a sua infinita capacidade de fazer paródias musicais. Além delas e de um sem-número de piadas, ele mostra ao vivo alguns de seus tipos mais famosos: o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (a princesa do filme).
Quando: domingo (19), às 20h, no Teatro CNEC.