Uma audiência crucial entre membros do Fórum Parlamentar Catarinense e o ministro dos Transportes, Renan Filho, aconteceu ontem em Brasília. O foco principal do encontro foi a resolução do impasse no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O local ficou interditado após as quedas de barreiras e o desprendimento de uma rocha de grande porte, que causaram a interdição da BR-101 por seis dias. O bloqueio aconteceu entre os quilômetros 233 e 235, e iniciou no sábado, dia 13.
Durante a audiência, o ministro Renan Filho abordou a viabilidade e o planejamento financeiro para uma solução definitiva, propondo a construção de túneis no Morro dos Cavalos, como medida para mitigar os riscos associados à instabilidade do local. Ele enfatizou a complexidade e o custo significativo dessa empreitada.
“É uma obra de complexidade e custo significativo, que envolve a construção de túneis de mais de mil e quinhentos metros, ou pouco menos, ou certamente mais de um quilômetro, é uma obra bilionária em termos de investimento. Existe a necessidade de priorizar e equilibrar os recursos disponíveis que são de R$ 4 bilhões, considerando não apenas o Morro dos Cavalos, mas também outras obras importantes que precisam ser realizadas em Santa Catarina”, comentou o ministro.
Soluções
A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) expressou otimismo em relação às alternativas propostas, destacando a busca do governo por soluções viáveis, como a otimização do contrato de concessão com a Arteris, concessionária responsável pelo trecho afetado da BR-101. Ela enfatizou a necessidade de priorizar as obras essenciais e defendeu a importância estratégica da rodovia.
* Reportagem de Edson Padoin do Portal TNSul