Neste sábado (21), é celebrado o Dia da Árvore, uma data que antecede o início da primavera no hemisfério Sul e nos convida a refletir sobre a importância das árvores para o equilíbrio do planeta. Desde cedo, aprendemos que elas desempenham um papel vital, purificam o ar, fornecem frutos, abrigam uma ampla diversidade de animais e fazem parte de momentos afetivos em nossas vidas. Quem não se lembra de uma tarde ensolarada à sombra de uma grande árvore ou de um balanço no quintal?
Apesar dos desafios recentes, como as queimadas, o Brasil continua sendo uma referência mundial em ecologia, abrigando árvores emblemáticas. Um exemplo notável é o jequitibá, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, com mais de três mil anos de idade e uma impressionante copa de 36 metros de diâmetro.
Protagonista da Via Verde
E em Jaraguá do Sul não é diferente, no Parque Linear Via Verde, uma árvore em especial chama a atenção dos visitantes. Trata-se de uma figueira (Ficus eximia) que por sinal dá nome ao bairro onde fica o parque, a Ilha da Figueira.
Segundo o engenheiro florestal Claudionei Peters, formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e atuando na área há 24 anos, essa árvore nativa, com aproximadamente 40 anos, é uma importante atração para a fauna e se destaca como um cartão-postal da cidade.
A árvore chama a atenção de todos que passam pelo parque, especialmente no final de ano, onde recebe enfeites e luzes que a embelezam ainda mais. Em 40 anos, a figueira já passou por “poucas e boas”, incluindo obras próximas e enchentes, mas permanecendo intacta.
Em 2019, durante o processo de implementação do Parque Via Verde, uma das prioridades foi a arborização do parque, visando criar um espaço sustentável e agradável para os visitantes. Nesse esforço, foram plantadas 240 novas árvores e arbustos, entre eles, 102 ipês amarelos, 8 ipês roxos, 5 pau-formiga, 5 jabuticabeiras e 102 manacás.
A figueira é uma árvore de grande porte que pode alcançar até 10 metros de altura e possui uma copa ampla, que se estende por mais de 20 metros. Suas folhas são grossas e com textura semelhante ao couro, suas pequenas flores se reúnem em um receptáculo fechado. O fruto da figueira, o figo, é conhecido por seu sabor doce, crescendo em uma vagem com formato de pera.
Esta árvore é nativa da região do Mediterrâneo. Sua história remonta a milhares de anos, com registros que datam de civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos. De lá, a figueira se espalhou para outras partes do mundo, incluindo a Ásia, a África e as Américas, graças à sua capacidade de adaptação a diferentes climas e solos.
No coração de Jaraguá do Sul
Outro exemplo de árvore que se destaca em meio paisagem urbana de Jaraguá do Sul, é a albizia (Albizialebbeck) e fica no Centro de Jaraguá do Sul. A árvore está na Praça Ângelo Piazera em frente ao Museu Histórico, no Calçadão da Marechal Deodoro da Fonsceca. Você provavelmente já tirou alguma foto perto dela, ainda mais na época do Natal em que é enfeitada para a data.
Essa espécie exótica, com cerca de 50 anos, foi introduzida no Brasil e é usada para decorar áreas urbanas, destacando o papel das árvores como parte da paisagem.
Ao lado da árvore está o Marco Zero, implantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1941. O Marco Zero é o ponto de referência de Centro do município, que determina sua localização. Ao longo de cinco décadas, a albizia já presenciou muitos momentos de risadas, encontros, pedidos de namoro e até de casamentos.
De origem asiática, é uma espécie exótica que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas caem nos meses mais frios, enquanto suas flores trazem um charme a mais para a paisagem. Os frutos são vagens achatadas e onduladas. A albizia se adapta bem ao clima brasileiro, sendo frequentemente utilizada para a decoração de áreas urbanas, como em Jaraguá do Sul.
Em comemoração ao Dia da Árvore, o OCP listou algumas ações simples, mas poderosas, para contribuir com a preservação da natureza:
- Plante uma árvore: Contribua diretamente com o meio ambiente plantando uma árvore em sua casa, bairro ou comunidade;
- Revitalize seu jardim: Cuidar das plantas e árvores ao redor também faz parte da preservação ambiental;
- Visite um parque da sua cidade: Conhecer mais sobre espécies nativas e exóticas ajuda a valorizar a importância da flora;
- Apoie entidades de preservação: Contribua com organizações que promovem o reflorestamento e a proteção de florestas e áreas verdes.
O Dia da Árvore é um convite para refletir sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente. Plantar, preservar e cuidar das árvores são atitudes essenciais para garantir um futuro mais verde para as próximas gerações. Ao cuidar de nossas florestas, ajudamos a proteger o planeta, além de proporcionar momentos únicos e marcantes para aqueles que virão.