A 34ª edição da Schützenfest, que celebrou a cultura e a tradição dos atiradores, chegou ao fim, no domingo (17), mas sua magia ficará registrada na memória dos jaraguaenses. Na noite de sexta-feira (15), a festa coroou as novas majestades que representarão a maior Festa de Atiradores do Brasil na 35ª edição, em 2025. A cerimônia foi marcada por um momento histórico e emocionante, pela primeira vez, a filha de uma rainha foi coroada em seu lugar.
Anna Letícia Hornburg, filha de Sonéia Hornburg — primeira rainha da Schützenfest, eleita em 1989 —, recebeu a faixa de rainha das mãos de sua mãe, simbolizando uma continuidade de tradição e história. Anna, que representa a Sociedade Aliança, estava visivelmente emocionada com o gesto. “É uma honra estar aqui, ser filha da primeira rainha e carregar não só a faixa e a coroa, mas a história, o amor por nossa cultura”, declarou a nova rainha, de 27 anos.
A ideia de quebrar o protocolo foi uma proposta feita pela rainha da 34ª Schützenfest, Júlia Mohr Ewald, que se despediu com muita emoção ao final de seu reinado.
A 1ª princesa da 35ª Schützenfest é Casília Alice Horst, de 28 anos, que representa a Sociedade Centenário. Durante a cerimônia, Casília expressou sua alegria e gratidão por ter sido escolhida para este cargo tão significativo. “Sempre foi um sonho meu, da minha família e dos meus amigos”, afirmou emocionada. Casília foi uma das candidatas avaliadas por um júri que considerou critérios como beleza, simpatia, comunicação e elegância, com notas de 5 a 10.
A 2ª princesa da festa é Mariana Dalcanali, de 18 anos, representante da Sociedade Amizade. Ela também expressou seu entusiasmo e expectativa para o reinado que começará em 2025. “Espero que seja um reinado de muitos aprendizados, para que possamos mostrar toda a grandiosidade da nossa festa. Esperamos todos vocês no próximo ano”, declarou Mariana, que se destacou entre as candidatas e recebeu a confiança dos jurados.
A rainha da 34ª Schützenfest, Júlia Mohr Ewald, se despediu com emoção, agradecendo a todos que a apoiaram e ressaltando o privilégio de representar a festa ao longo do último ano. “Foi uma experiência incrível”, disse ela. Para o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, a noite foi memorável. “As novas majestades são merecedoras e com certeza representarão muito bem nossa festa”, afirmou.
Até ano que vem…
A solenidade de escolha das Majestades da beleza da Schützen, na sexta-feira (15), contou com a presença do prefeito Jair Franzner, o vice-prefeito eleito João Pereira e o presidente da ACSTVI, Johny Hass, que celebraram a continuidade da tradição da festa e o sucesso de mais uma edição.
Ao final da cerimônia, as novas majestades expressaram sua felicidade e as expectativas para os próximos meses de reinado. Anna Letícia Hornburg, emocionada, falou sobre a responsabilidade de representar a Schützenfest, “não esperava essa honra, dei o meu melhor e tudo o que falei foi do meu coração. É uma sensação indescritível, de dever cumprido e que valeu a pena”.
As novas princesas também compartilharam suas expectativas. Casília Alice Horst ressaltou o apoio de sua família e amigos, enquanto Mariana Dalcanali se mostrou ansiosa para contribuir para o sucesso da festa. “Estou muito feliz e espero representar nossa comunidade com muito amor e dedicação”, afirmou a 2ª princesa.
Com a escolha das novas majestades, a 35ª Schützenfest já começa a se desenhar, prometendo mais um ano de celebração da história e cultura de Jaraguá do Sul.
A realeza do tiro
No domingo (17), último dia da 34ª Schützenfest, ocorreu a cerimônia de entrega de troféus e faixas dos vencedores do Campeonato Oficial de Tiro da ACSTVI 2024.
Fabiano Luis Schmidt, da Sociedade Independência, foi coroado o Rei dos Atiradores para o período de 2024/2025, recebendo a faixa de seu irmão Cláudio Schmidt, que havia sido o rei nesta edição.
Fabiano também se destacou ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Concórdia.
A Rainha das Atiradoras também é da Sociedade Independência, Scheila Caroline Buttendorff, que obteve a melhor pontuação entre as mulheres, com 634,6 pontos.
No juvenil, Lucas Gabriel Schmidt, sobrinho de Fabiano, garantiu o título de rei pelo segundo ano consecutivo, com 636,9 pontos, e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, do Clube Atlético Baependi, manteve o reinado, com 633,8 pontos.
A família Schmidt, residente no Jaraguazinho, segue sendo uma das grandes representantes da realeza do tiro na Schützenfest. Cláudio Schmidt, que conquistou cinco títulos de rei dos atiradores, é pai de Lucas Gabriel, o bicampeão, e marido de Inaurea Reinke Schmidt, tetra rainha das atiradoras.