Um projeto de lei que foi apresentado em 2015 pelo então deputado estadual Darci de Matos (PSD) para impedir a circulação de caminhões com produtos perigosos na Dona Francisca, e que estava arquivado, foi resgatado agora na Alesc por Fernando Krelling (MDB).
O resgate de tal proposta foi motivada pelo acidente que aconteceu no dia 29 de janeiro deste ano, quando um caminhão que transportava produtos químicos tombou na SC-418 (Serra Dona Francisca) o que levou ao vazamento do carregamento contaminando um dos rios que abastecem Joinville . O acidente levou ao corte do abastecimento de 80% da população da cidade.
Ocorre que essa proibição pode afetar diretamente a Serra do Mar, mais conhecida por Serra de Corupá, pois obrigaria os caminhões com carga de produtos químicos a utilizar o trecho estadualizado da BR-280. Além do aumento do fluxo de cargas pesadas nessa serra, caso a lei seja aprovada, o que vai ocorrer é a transfência do problema de Joinville e Campo Alegre para São Bento do Sul e Corupá.
O assunto já vem causando burburinhos entre deputados na Alesc e inclusive na nossa região, pois esse aumento considerável de caminhões com produtos químicos na Serra de Corupá, além de comprometer a estrutura da rodovia, já abalada por quedas de barreiras e outros problemas, também coloca em risco os motoristas que trafegam naquela serra e as famílias que residem nas proximidades.
Vereadora Nina se filia ao PL e pode ser vice em chapa pura
A vereadora jaraguense Nina Santin Camello assinou sua filiação ao Partido Liberal (PL) na noite de quarta-feira (13), em Florianópolis. O ato foi abalizado pelo governador Jorginho Mello, que estava presente e pelo presidente do partido em Jaraguá do Sul Edson Junkes, que também é pré-candidato a prefeito do município.
Nina era filiada ao PP de Jaraguá do Sul, partido pelo qual se elegeu em 2020. Ao ser consultada pela Coluna, a vereadora destacou que após passar por um longo e valioso período no PP, agora inicia uma nova jornada com o convite do PL. “Este convite, que partiu do pré-candidato a prefeito de Jaraguá do Sul Edson Junkes e do governador, juntamente com a vice-governadora, representa uma oportunidade de crescimento e contribuição”, comentou.
A vereadora disse ainda que o PL apresentou à ela um projeto de governo que busca valorizar as pessoas e a cidade a longo prazo, por isso resolveu mudar de sigla. “Este projeto, que coloca a comunidade e o desenvolvimento sustentável no centro de suas políticas, é uma visão que ainda não está clara dentro do PP”, alfinetou Nina.
Nos bastidores o que se fala é que Nina poderia compor uma chapa pura com Edson Junkes para a Prefeitura jaraguaense, assim como ocorreu com Jorginho Mello e Marilisa Boehm ao governo do Estado em 2022.
Foto: Divulgação
Rotary Club Vale do Itapocu recebe homenagem na Câmara jaraguaense