Demora não significa retrocesso

Por: William Fritzke

27/08/2016 - 04:08

Nessa semana, escrevi sobre a agilidade da emissão de documentos veiculares e, do outro lado, da demora na emissão de carteiras de identidade. Algumas pessoas chegaram a achar que a espera de quatro para cerca de dez a 20 dias seria um retrocesso, porém, analisando a fundo, é uma medida que veio muito mais para beneficiar do que para atrapalhar a vida do cidadão. Já ouviram aquela máxima que diz que a pressa é inimiga da perfeição? Então, mesmo que o prazo para a confecção da identidade tenha aumentado, isso, por si só, não é um retrocesso, pois a medida adotada pelo Instituto Geral de Perícia (IGP) a nível estadual visa coibir fraudes e garantir a segurança durante o processo de identificação do cidadão. A identidade mudou e, em muitos aspectos, mudou para melhor! Principalmente na questão dos itens de segurança, pois a mesma vem em cédula única, facilitando a identificação das marcas de segurança do papel moeda, diferente de antigamente, onde o documento era facilmente adulterado e fraudado. Além disso, hoje o cidadão maior de oito anos e menor de 60 não precisa mais levar fotos e nem as cópias da certidão, gerando assim economia para o cidadão. Inclusive, falando em fotos, Jaraguá do Sul foi uma das primeiras a adotar esse sistema, bem como o de agendamento. Com relação a pegar a fila para senha ou agendar, agora ficou facultado ao cidadão. Para tentar dar ainda mais celeridade ao processo, no mês de agosto começaram a trabalhar no núcleo de Jaraguá do Sul três novos servidores de carreira, que após adquirirem experiência atuarão diretamente em setores do IGP, inclusive na identificação civil. O que faz a identidade passar a ter suas características biométricas inclusas em um programa utilizado pelas melhores polícias do mundo (FBI) e que auxilia e muito na solução de crimes, tipo aquele seriado o CSI, sabem? Com todas essas medidas o sistema vai se tornar cada vez melhor. Ainda mais diante da gradativa implantação de novas estações para o atendimento ao público, aumentando a celeridade da emissão, bem como a quantidade emitida. Nos meses de maior movimento – que são os meses das férias escolares e das empresas – a médica pode chegar a 2.400 identidades emitidas apenas em Jaraguá do Sul. Em resumo, a demora aumentou, mas o benefício também!

Um bom corretivo
Uma guria de 13 aos de idade, que vive à custa da mãe e do pai ,e que por sinal, ainda cheira a leite materno, não tem o direito de decidir sozinha o rumo de sua vida. Com 13 anos, ou seja, uma criança, a guria deveria pensar em estudar, em ajudar os pais, em planejar o futuro, mas não. O exemplo que trago vem de uma garota que teve outra ambição: o marido, ou melhor, marmanjo perfeito. A adolescente Caroline Pinho de 13 anos, que estava sumida há um mês após fugir com o namorado de 19 anos, em Itararé (SP), entrou em contato pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (25), para ficar 10 minutos no telefone e dizer que fugiu para ser feliz com o namorado marmanjão de 19 anos. Ela se nega a voltar para casa! O que? Ah, se fosse minha filha, procurava até nos confins do inferno! Relacionamento e sexo com 13 anos de idade? Não vem me dizer que eles fugiram e estão só nos amasso, isso é pedofilia e esse malandro é um criminoso. Cadeia nele! Crime, e crime grave. Se formos coniventes com isso, qualquer babaquinha bom de lábia, que consiga ludibriar uma garota mais nova, ainda inocente, vai se achar no direito de praticamente sequestra-la e viver feliz. Feliz? Fugindo de casa? Vão plantar batatas!

Desabafo do dia
Infelizmente, diariamente vejo muita gente em nossa região que come sardinha e arrota salmão. Que pena de vocês! Humildade faz bem, e essa mania de se acharem as melhores ou os melhores, não os levam a nada.